A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAs

2 A situação das crianças e adolescentes III Parte

3 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS AS ATIVIDADES DAS CCAs Possuem sua própria estrutura de funcionamento como Conferência escola. É um lugar de aprendizado e de busca de maturidade na vivência da fé fundamentada no serviço aos mais necessitados. Além das instruções da Regra, possui um Manual de Orientação que todo coordenador e orientador deve ter, estudar e seguir.

4 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Segundo o Regulamento da SSVP, as diretorias das CCAs serão compostas observando o seguinte: a. Mandatos de um ano para presidente; b. O presidente não precisa ser proclamado; mas precisa ter no mínimo um ano ininterrupto de conferência; c. Os membros precisam ter no mínimo seis meses na conferência para ter direito a voto. - As CCAs não são contadas para efeito estatístico para criação,desdobramento, ativação, reativação ou desativação dos Conselhos.

5 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS As atividades desenvolvidas pelas CCAs devem estar em conformidade com o Manual de orientação do CNB. Orientações básicas importantes: a.Atender apenas uma família carente; b.Que esta família não tenha problemas com drogas, prostituição ou outro problema sério de saúde, pois os membros são menores de idade; c.É proposto que visitem creches, lares, abrigos para idosos, etc. d.Atividades de formação humana, religiosa e vicentina.

6 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Formação nas CCAs a.Formação Humana: Leva a pessoa a desenvolver e descobrir suas potencialidades físicas, intelectuais, éticas e espirituais; Despertar a importância de ser útil à vida. Aprender a viver em comunidade de forma Solidária; Ter espírito cooperativo; Saber partilhar com os outros; Saber amar o próximo;

7 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Fazer entender que o ser humano é uma realidade viva, mutável, pulsante, complexa, forte, capaz de criar novos significados para a vida e para as relações com seu meio. Despertar a importância da unidade consigo mesmo e com as demais pessoas. É a transformação amorosa consigo mesmo e com os ouros; É um processo intenso de autoconhecimento e de conhecimento do outro.

8 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Pode-se enumerar alguns princípios básicos da formação humana: -Possibilitar o resgate de uma percepção mais apurada e humana em relação ao aqui - agora; -Proporcionar uma vivência de crescimento com responsabilidade e autonomia, dando empoderamento ao indivíduo no seu caminho; -Despertar a inquietação do buscador no processo de resgate do olhar sobre si mesmo;

9 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Resgatar o sentimento de integridade (corpo-mente-espírito-natureza exterior) e possibilitar o entendimento desta unidade como motor principal de transformação dinâmica do mundo; -Resgatar a consciência da sabedoria orgânica; - A Formação humana engloba o ser por completo e a criança e o adolescente quando não se tem esta formação, desvia sua história por caminhos obscuros, superficiais, de medos e inseguranças. Caminhos estes, muitas vezes sem volta.

10 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS b)Formação Religiosa - Tem o objetivo de formar na criança e no adolescente os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. É preciso tocar-lhes o coração, levar a Boa Nova aos seus sentimentos. -Um aspecto importante: a valorização da vida. Nosso Deus é o Deus da Vida! - Entusiasmo pela construção do Reino; - Tomar atitudes de fraternidade e solidariedade, em lugares e situações onde a vida está sendo ameaçada.

11 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS -Promover a pessoa em plenitude; - Os cristão devem cuidar da vida e crescerem como pessoas humanas que tenham consciência, amor, responsabilidade e senso de fé; - A vida humana é um estado de permanente e profunda atividade; - Vida em latim = vita significa: ação de existir, situação de estar vivo; - Assim a vida é um conjunto de propriedades, afazeres e qualidades que precisam estar à disposição de outras vidas para ajudar a construir um mundo mais digno e justo, onde prevaleça o amor.

12 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Há barbaridades cruéis cometidas contra a vida dos Pobres; - A formação religiosa deve despertar que a vida deve ser promovida; - A promoção da vida dever ser a primeira vocação do vicentino; - A vida é o valor primeiro da pessoa; - A vida humana tem raiz na vida espiritual de Deus; - Valorizar a vida é valorizar os valores espirituais, é valorizar e preservar a ação do Espírito Santo no coração da humanidade e no mundo.

13 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS c. Formação Vicentina: 1. São Vicente de Paulo: - Apóstolo do amor aos Pobres; - Pai dos Pobres, patrono de toda Obra de Caridade mundial; - Seu carisma: “tornar Deus conhecido aos Pobres, anunciar-lhes Jesus Cristo, dizer-lhes que o Reino de Deus está próximo e que esse Reino é dos Pobres. - P.S. Carisma significa dom, ou seja, graça e força divina conferida a uma pessoa, qualidades especiais de liderança.

14 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - O carisma de Vicente de Paulo era fundamentado na seguinte afirmativa: “Os Pobres são nossos mestres e senhores, porque Nosso Senhor Jesus Cristo está Neles e Eles em Nosso Senhor.” - Foi para os Pobres que Vicente de Paulo dedicou toda a sua vida, tornando- se um dos santos mais populares junto à devoção do povo e patrono de todos aqueles que procuram viver a virtude da Caridade para testemunharem o compromisso de sua fé.

15 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS 2. Frederico Ozanam - As conferências vicentinas estão espalhadas por quase todo o mundo. Elas foram fundadas por Frederico Ozanam e seus amigos. - Ozanam é modelo de santidade porque soube fazer de sua vida uma entrega total ao serviço dos Pobres e em defesa da vida. - Diz João Paulo II: “Frederico Ozanam, apóstolo da caridade, esposo e pai de família exemplar, grande figura do laicato católico do século XIX, foi universitário que assumiu uma parte importante no movimento das ideias do eu tempo.”

16 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Jovem estudante e temente a Deus; - Professor na Sorbone e em Lyon; - Marido e pai exemplar e apaixonado; - Prezava a verdade; - Acreditava na Providência Divina; - Amava os Pobres e lutava em favor deles; - Seguia os exemplos de Vicente de Paulo; - Amava seus amigos, a reunião da conferência era motivo de muita alegria porque amava estar com os amigos;

17 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Homem de discernimento, ação e de oração; - Defendia a verdade e a dignidade; - Não tinha medo de defender a Igreja e o Evangelho e Jesus Cristo; - Amava todos os necessitados; - Desde sua juventude preocupava e ajudava os Pobres ; - Criou as conferências com 20 anos, com o intuito de ajudar os Pobres num espírito de serviço e partilha; - Foi inspirado pelo Espírito Santo e logo as conferências difundiram pela França e pela Europa, e depois pelo mundo.

18 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - O amor pelos miseráveis, por aqueles que ninguém ligava, estava no centro das preocupações de Ozanam; - Para ele a caridade e a justiça caminham juntas; - Partilhava dos bens espirituais e materiais com aqueles que estavam na miséria; - Homem laico, que viveu para a família, que amava a família e os amigos, que trabalhava, e que encontrava tempo para cuidar dos Pobres, para colocar o Evangelho em prática. E viveu amando Jesus na pessoa dos Pobres.

19 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Vislumbrando o Futuro: As CCAs tem o objetivo de vislumbrar o futuro, ou seja capacitar crianças e jovens para no futuro estarem comprometidas com o serviço e a evangelização dos Pobres, buscando mudar as estruturas que os oprimem. Capacitá-los para que tenham um olhar diferente, mais aguçado e atento aos gritos dos Pobres. Um novo olhar de caridade, um novo olhar de piedade e servidão para aqueles que não têm nem vez e nem voz na sociedade.

20 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Um olhar de misericórdia e de compaixão; - A aproximação da pobreza e dos Pobres é a aproximação da cruz de Jesus Cristo; - A paixão de Cristo na cruz é atualizada no sofrimento daqueles que padecem a mesma dor, humilhação e do desprezo configurada na vida dos Pobres; - A aproximação dos Pobres nos leva aos pés da cruz de Cristo; - Os mesmos sofrimentos num olhar diferente, que passa do Cristo na Cruz e nos Pobres pregados na miséria humana.

21 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS - Dizia Bailly, um dos fundadores da SSVP: “ Sentemo-nos na cadeira despedaçada que nos for oferecida, conversemos com os Pobres, ouvimos o que eles têm para nos dizer. (...) nós lhe daremos conselhos com conhecimento de causa. Conseguiremos que seus filhos vão à escola, que se evite a vadiagem, procurando-lhes ensino profissional”. - Já se preocupavam com a Mudança de Estruturas.

22 CAPACITAÇÃOPARA COORDENADORES E ORIENTADORES DE CCAS Concluindo É preciso que a CCA seja essa escola que ensine os princípios fundamentais da SSVP, de acordo com seus fundadores; É preciso cativar as crianças e os adolescentes a exemplo de Ozanam e Vicente Paulo em relação as causas dos Pobres. É preciso fundar mais CCAs, as crianças e os adolescentes são o futuro da SSVP. E a SSVP pode ser a salvação do futuro de muitas crianças e adolescentes.

23 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail- secretaria@ssvpbrasil.org.br www.ssvpbrasil.org.br Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB


Carregar ppt "SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google