A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA Aplicada a Enfermagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA Aplicada a Enfermagem."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA Aplicada a Enfermagem

2 A Psicologia é derivada de palavras gregas que significam
"estudo da mente ou da alma" Hoje em dia é comumente definida como a ciência que estuda o comportamento humano. Psicologia é o estudo do comportamento e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento). O principal foco da psicologia se encontra no INDIVÍDUO, em geral humano.

3

4 Os psicólogos estudam os mais variados assuntos entre eles:
Estudo a psicologia Os psicólogos estudam os mais variados assuntos entre eles: o desenvolvimento, a aprendizagem, a percepção, a consciência, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, as bases fisiológicas do comportamento, a emoção, a inteligência, a personalidade, o ajustamento, o comportamento anormal, o tratamento do comportamento anormal, as influências sociais, o comportamento social, etc.

5

6 Aplicações da psicologia
A psicologia é frequentemente aplicada: na indústria, na educação, na engenharia, na saúde, e em muitas outras áreas. Você é um profissional da área da saúde e, portanto, lidará com pessoas e irá se interagir com o ser humano. O profissional de saúde deve sentir-se bem consigo mesmo se pretende fazer alguém sentir-se bem.

7 Ele não é um robô, o profissional, nem tampouco o são as pessoas com quem trabalham pacientes, médicos, supervisores, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e familiares dos pacientes, cada um é um ser humano, semelhante e ao mesmo tempo diferente dos demais seres humanos.

8 Interesse pela psicologia
Qualquer pessoa que queira ingressar na área da saúde precisa conhecer as pessoas e antes de tudo, a si próprio. Não está você ingressando nesta carreira porque se interessa pelas pessoas e deseja auxiliá-las quando estão doentes?

9 Psicologia do Senso Comum ou Psicologia como ciência
Todos nós usamos o que poderia ser chamado de : PSICOLOGIA DE SENSO COMUM em nosso cotidiano. Observamos e tentamos explicar o nosso comportamento e o dos outros. Tentamos predizer quem fará o que, quando e de que maneira. E muitas vezes sustentamos opiniões sobre como adquirir controle sobre a vida (Ex: o melhor método para criar filhos, fazer amigos, impressionar as pessoas e dominar a cólera).

10 Cont. Entretanto, uma psicologia construída a partir de observações casuais tem algumas fraquezas críticas.

11 Cont. O tipo de psicologia do senso comum que se adquire informalmente leva a um conhecimentos inexatos por diversas razões. O senso comum não proporciona diretrizes sadias para a avaliação de questões complexas. As pessoas geralmente confiam muito na intuição, na lembrança de experiências pessoais diversas ou nas palavras de alguma autoridade (como um professor, um amigo, uma celebridade da TV).

12 A ciência proporciona diretrizes lógicas para avaliar a evidência e técnicas bem raciocinadas para verificar seus princípios. Em consequência, os psicólogos geralmente confiam no método científico para as informações sobre o comportamento e os processos mentais. Perseguem objetivos científicos, tais como a descrição e a explicação.

13 Usam procedimentos científicos, inclui observação e experimentação sistemática, para reunir dados que podem ser observados publicamente. Tentam obedecer aos princípios científicos. Esforçam-se, por exemplo, por escudar seu trabalho contra suas distorções pessoais e conservar-se de espírito aberto.

14 Psicologia científica
Quando buscamos definir, descrever e prever comportamentos estamos fazendo ciência. São observações sistematizadas, conhecimento metodológico, experimentado, testado, comprovado.

15 Psicologia científica
Características que descrevem a Psicologia como ciência: Objeto específico de estudo = homem (no sentido mais amplo). Linguagem precisa e rigorosa = não utiliza termos do senso comum sem preocupação conceitual. Métodos e técnicas específicas = entrevistas estruturais, testes, técnicas de terapia. Processo cumulativo do conhecimento = Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido. Objetividade = possibilidade de verificação com o máximo de isenção de emoção possível.

16 Ainda assim, os cientistas do comportamento não estão de acordo quanto aos pressupostos fundamentais relacionados aos objetivos, ao objeto primeiro e aos métodos ideais. Como outras ciências, a psicologia está longe de ser completa. Existem muitos fenômenos importantes que não são ainda compreendidos. As pessoas não devem esperar uma abordagem única do objeto da psicologia ou respostas para todos os seus problemas.

17 PSICÓLOGO O psicólogo está voltado para trabalhar aspectos emocionais. Ele faz uma faculdade de Psicologia com duração média de 5 anos. o interesse do psicólogo, é observar e compreender o comportamento, que é um conjunto de atividades que podem ser observadas por outra pessoa, com ou sem ajuda de instrumentos. Como por exemplo: um movimento de mãos, a escolha de um determinado grupo de palavras, uma vermelhidão na pele, um desenho, o relato de um desenho,... A metodologia, para codificar os comportamentos, pode se dividida em: observação naturalista, testes, método experimental e método clínico.

18 PSIQUIATRA O psiquiatra é um médico que, após ter concluído sua formação em Medicina, opta por estudar os transtornos mentais e por isso pode receitar medicamentos.

19 PSICANALISTA O psicanalista é o profissional que utiliza um método de tratamento baseado na teoria psicanalítica desenvolvida por Sigmund Freud.

20 Psicologia Experimental; Psicologia Aplicada; Psicologia Clínica;
Áreas da psicologia Psicologia Geral; Psicologia Experimental; Psicologia Aplicada; Psicologia Clínica; Psicologia Educacional; Psicologia Forense; Psicologia Hospitalar; Psicologia Esportiva; Psicologia Animal Psicologia Comparada; Psicologia Diferencial; Parapsicologia Psicopatologia; Psicologia Social; Sexologia; Psicologia Industrial; Psicologia Organizacional; Psicologia Do Subconsciente

21

22 PROCESSOS psicológicos

23 Comportamento Comportamento: Conjunto de respostas do indivíduo em decorrências de estímulos do meio social em que vive.

24

25 Comportamento Inato (natural): Aquele apresentado por todos os seres da mesma espécie diante de uma estimulação. Ex: Reflexo Pupilar.

26 Comportamento Adquirido (aprendido): Ocorre através de aprendizado. Ex:

27 Ato ou processo de conhecer cognição Cognição: É o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

28 PERCEPÇÃO Percepção: Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

29 Existem 4 espécies de aprendizagem: Habituação,
Aprendizagem: Significa mudança relativamente permanente no comportamento, que resulta da prática. Existem 4 espécies de aprendizagem: Habituação, Condicionamento Clássico, Condicionamento Operante, Aprendizagem Complexa.

30 Capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações.
MEMÓRIA Capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações.

31 INTELIGÊNCIA capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender.

32 PENSAMENTO Atividades mentais variadas, tais como raciocinar, resolver problemas e formar conceitos.

33 Fazer juízo de algo pelo uso da razão.
RACIOCÍNIO Fazer juízo de algo pelo uso da razão.

34 MOTIVAÇÃO São fatores que energizam e direcionam o conhecimento lhe dando um rumo.

35 LINGUAGEM Sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos. São, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos.

36 EMOÇÃO A palavra emoção provém do Latim emotionem, que significa "movimento, comoção, ato de mover”. Emoção ainda se define como um estado afetivo, comportando sensações reforçadoras ou aversivas que tem um começo preciso, é ligada a um objeto específico, tem duração relativamente breve e inclui ativação fisiológica.

37 SENTIMENTO Sentimentos, de forma genérica, são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto.

38


Carregar ppt "PSICOLOGIA Aplicada a Enfermagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google