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PublicouIan Van Der Vinne Azeredo Alterado mais de 8 anos atrás
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Curso de Ciências Biológicas Biologia de Plantas Vasculares Licenciatura 4º Período Professor: Danilo Camargo 07 de Março de 2013 Apresentação da Disciplina “Biologia de Plantas Vasculares”
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O início... - Quem é o tal do Danilo? - Horário de chegada / Faltas. - Saídas de sala: n.1, n.2, n.3 e n.4 - Tratamento que a turma merece. - E se der sono? - Perguntas, insatisfações, tristezas, vontade de suicidar, protestos, etc... - Enfim, Biologia das Plantas Vasculares... Hein? Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... - Telefones celulares, Iphones, Ipads, Ipods, Tablets e cia. Seminários
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Introdução Plantas Vasculares?? Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Ementa Noções de sistemática, sistema de classificação biológica e regras de nomenclatura???; Características morfológicas, ciclos de vida, correlações morfo-fisiológicas e morfo-ecológicas, e importância econômica das plantas vasculares sem sementes, Gymnospermae e Anthophyta; Métodos de Coleta, herborização, utilização de chaves para identificação das principais famílias botânicas. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Objetivos O aluno, ao final do semestre letivo, deverá: - Conhecer a diversidade morfo-fisiológica de plantas sem sementes, gimnospermas e angiospermas; - Identificar as interações ecológicas e importância econômica desses seres vivos; - Compreender o papel desses organismos na estrutura dos ecossistemas em que ocorrem; - Entender a importância da presença do biólogo no campo, em qualquer tipo de trabalho desenvolvido com seres vivos. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Conteúdo Noções de sistemática e taxonomia? Revisão de Biologia de Plantas Avasculares; Sistemas de condução de seiva; Plantas Vasculares sem Sementes: Divisões Licophyta, Sphenophyta, Pterophyta; Plantas Vasculares com sementes: Divisões Coniferophyta, Gingkophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Anthophyta; Morfologia das flores, frutos e sementes de Anthophyta. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Sistema de Avaliação - Teste 1: 30 pontos (05/04/2013) - Prova Teórica 1: 70 pontos (10/05/2013) - Teste 2 (Interdisciplinar): 30 pontos (05/04/2013) - Prova Teórica 2: 70 pontos (28/06/2013) - Aula de campo (Pedra da Cebola): 40 pontos (25/05/2013) - Seminários – Famílias Botânicas: 40 pontos - Projeto Integrador (PEPCV): 80 pontos (23/03/2013) - Prova Prática: 20 pontos (04/07/2013) - Roteiros de Aula Prática: 20 pontos (ICA 1) ICA 1 ICA 2 Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Prova Prática Roteiros de Aula Prática: 20 pontos. Prova Prática – 04/07/2013 (Valor: 20 pontos): Será realizada no laboratório de aulas práticas Matéria: Material analisado em aulas práticas Dinâmica: 10 materiais – 1 questão em cada. Tempo: 1 minuto para cada resposta. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Projeto Integrador Local: Parque Estadual Paulo César Vinha Horário: 8h da manhã Data: 23/03/2013 (SÁBADO!!!) Ponto de encontro: Entrada do Parque Roupa e acessórios necessários Tolerância: 20 minutos Apresentação do ecossistema visitado Dinâmica para todas as disciplinas: - Biologia das Plantas Vasculares - Zoologia dos Invertebrados II - Ecologia de Ecossistemas Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Projeto Integrador Divisão de grupos de alunos. Etapa 1: Fichamento dos artigos. Entrega até o dia 19/03/2013. Valor: 20 pontos. Etapa 2: Aula de Campo PEPCV dia 23/03/2013. Etapa 3: Relatório Final da aula de campo (Capa, folha de rosto, resumo, introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas). Entrega até o dia 29/05/2013. Valor: 40 pontos. Etapa 4: Apresentação Banner na SEPEX, no dia 02/07/2013. Valor: 40 pontos. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Projeto Integrador Visita a pontos específicos da trilha de PEPCV; Abordagem de tópicos importantes pelos professores; Biologia de Plantas Vasculares: Variedade de formas foliares. Abundância relativa de cada grupo de planta. Material deve ser fotografado e anotado. Tópico específico no relatório. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Aula de Campo Horário: 8h da manhã Data: 25/05/2013 Ponto de encontro: Entrada do Parque Roupa e acessórios necessários Tolerância: 20 minutos Turma dividida nos grupos dos seminários Apresentação do ecossistema visitado Caminhada pelo parque. Fotografia de flores de acordo com o roteiro. Entrega do “Relatório”: Dia 20/06/2013. Valor: 40 Pontos. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Seminários Datas: 23/05/2013 ou 24/05/2013 ou 06/06/2013. Turma dividida em grupos (idem Pedra da Cebola) Tempo: entre 40 e 50 minutos. Notas para o grupo e individuais. Sorteio dos temas NOW! Temas (Famílias Botânicas): - Malvaceae - Lauraceae - Rubiaceae - Leguminosae - Poaceae - Asteraceae Valor: 40 pontos. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Seminários O que deve ser abordado para cada família? Número estimado de espécies e gêneros; Características das raízes; Características das folhas; Características das flores; Características dos frutos; Espécie-tipo e principais espécies; Espécies em extinção? Distribuição geográfica; Tipos de Habitat; Potenciais polinizadores; Importância econômica: alimentação, medicina, industrial, ornamental, etc. Introdução Ementa Sistema de Avaliação Objetivos Conteúdo Prova Prática Projeto Integrador Aula de Campo O Inicio... Seminários
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Obrigado! Mãos a obra!
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