A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y"— Transcrição da apresentação:

1 Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y

2 1964 – Douglas McGregor insatisfeito com o modelo de relações humanas, centrou seus estudos na relação entre o sucesso da organização e sua capacidade de prever e controlar o comportamento humano. Foi um dos mais importantes estudiosos do Behaviorismo, e formulou uma teoria onde compara dois estilos de administração: X e Y

3 Depois de ter observado a forma como os gestores lidam com os seus trabalhadores, McGregor concluiu que, a forma como os gestores vêem a natureza humana se baseia num conjunto de pressupostos e que o gestor tende a moldar o seu comportamento face aos subordinados com base nesses pressupostos.

4 Teoria X e Y Douglas McGregor propôs duas visões distintas relativamente à forma de pensar o Homem: Uma visão tradicional, basicamente negativa, designada pelo estilo X Outra contemporânea, basicamente positiva, designada pelo estilo Y

5 O estilo X – Tradicional, mecanicistas e pragmático
Enxergam os trabalhadores como preguiçosos e indolentes e onde a recompensa econômica (salário) era unicamente o que estimula o trabalho. Estilo de liderança onde havia o bitolamento da iniciativa individual, da criatividade e o pré estabelecimento do método e da rotina do trabalho, bem como a imposição arbitrária pela administração de cima para baixo.

6 Teoria X Os empregados não gostam de trabalhar, e evitam o trabalho sempre que podem. Os empregados são preguiçosos e indolentes. Os empregados devem ser controlados, dirigidos e ameaçados. Os empregados gostam de ser dirigidos e não gostam de aceitar responsabilidades, a fim de sentirem-se mais seguras. As pessoas são ingênuas e sem iniciativa

7 Estilo X – Linha tradicional de direção e controle
O ser humano tem aversão natural ao trabalho. A maioria das pessoas precisa ser controlada, dirigida, coagida e punida, para que finalmente trabalhe. O ser humano não consegue assumir responsabilidades. As pessoas por natureza, resiste às mudanças. A participação dos funcionários é um instrumento de manipulação dos mesmos. O líder adota um estilo autocrático.

8 Estilo X - “As pessoas são o que são”
CONCLUSÃO: “devem ser coagidas, controladas, dirigidas e ameaçadas com punições para que os objetivos sejam atingidos” PRESSUPOSTO DA TEORIA CIENTÍFICA

9 O estilo Y – Muito aberto e dinâmico, extremamente democrático.
Baseado em concepções modernas a respeito do comportamento humano, realça a iniciativa individual e administração por objetivos. Administrar é um processo de criar oportunidades, liberar potenciais rumo ao auto-desenvolvimento das pessoas, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos. Baseado na descentralização das decisões e delegação de responsabilidades, a ampliação do cargo para maior significação do trabalho, participação nas decisões mais altas e administração consultiva e alto avaliação do desempenho.

10 Estilo Y De acordo com o estilo Y, as pessoas não são passivas ou resistentes às necessidades da organização, por natureza. Elas se tornam assim por sua experiência negativa em outras organizações. A fuga á responsabilidade, a falta de ambição e a preocupação exagerada com a segurança pessoal não são características humanas inerentes a todas as pessoas, são geralmente conseqüência da experiência insatisfatória em alguma empresa. Este comportamento não é causa, é efeito .

11 Estilo Y - Integração entre objetivos individuais e organizacionais
O ser humano vê o esforço físico e mental no trabalho de forma tão natural quanto a descanso A maioria das pessoas busca naturalmente se auto-corrigir, para atingir os objetivos propostos. O compromisso com um objetivo depende das recompensas que se espera receber com sua consecução. O ser humano não só aprende a aceitar as responsabilidades, como passa a procurá-las. A participação dos funcionários é uma forma de valorizar suas potencialidades intelectuais. O líder adota um estilo participativo.

12 Estilo Y A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos, inclusive as pessoas As pessoas não são passivas ou resistentes por natureza; são assim pelas suas experiências em outras organizações São inerentes à pessoa humana: motivação, potencial de desenvolvimento, capacidade de assumir responsabilidades e dirigir o comportamento para objetivos Os empregados podem ter auto direção, auto controle e auto motivação Os empregados procuram desafios e responsabilidades. O potencial intelectual dos empregados é utilizado apenas parcialmente. As pessoas são criativas e competentes

13 Estilo Y- “A Organização é que faz a pessoa”
CONCLUSÃO: cabe à Organização criar as condições (estrutura, métodos e processos) para que ela própria e as pessoas atinjam seus objetivos

14 Aspectos Relevantes Existem diferentes tipos de pressupostos sobre a natureza humana, cujas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança Líderes autoritários conduzem a resistências, que acabam justificando o próprio estilo autoritário Administrar é um processo de criar oportunidades, de realizar potenciais, de remover obstáculos e de encorajar o crescimento Cabe ao líder criar condições para que os indivíduos realizem-se individualmente e contribuam para o alcance dos objetivos corporativos.

15 Teoria X e Teoria Y de Mc Gregor: 2 estilos de administrar
Teoria X (tradicional) Teoria Y (moderna) As pessoas são indolentes e Falta-lhes ambição e evitam o trabalho. 3. Resistem às mudanças 4. Sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina. As pessoas gostam de atividade. As pessoas não são passivas. Têm motivação e potencial de desenvolvimento. Aceitam responsabilidade. Têm imaginação e criatividade. A Administração é um processo de dirigir esforços das pessoas 2. As pessoas devem ser persuadidas e motivadas. 3. As pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa. A Administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais. 2. A tarefa da Administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais.

16 Exercício: Frase 1: Douglas McGregor na Teoria X eY propôs duas visões distintas relativamente à forma de pensar o Homem: uma visão tradicional, basicamente negativa, designada por Teoria X e outra contemporânea, basicamente positiva, designada por Teoria Y Frase 2: “Sou como você me vê, posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando, e como você me vê passar”. Clarisse Lispector Justifique a frase 2 tendo como referência a frase 1.


Carregar ppt "Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google