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Programa de Pós-graduação Disciplina: Pesquisa em saúde O PROJETO DE PESQUISA Prof. Lucimare Ferraz.

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1 Programa de Pós-graduação Disciplina: Pesquisa em saúde O PROJETO DE PESQUISA Prof. Lucimare Ferraz

2 [Do lat. projectu, ‘lançado para diante’.] 1.Ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio (Aurélio Segundo Minayo (2008), ao elaborar um projeto de pesquisa, o pesquisador estará lidando com, no mínimo, três dimensões: -Técnica: regras científicas para a construção do projeto; -Ideológica: relaciona-se às escolhas do pesquisador; --Científica: ultrapassa o senso comum através do método científico.

3 Elementos de um projeto de pesquisa What – O que será feito? (tema/assunto) Why – Por que será feito? (justificativa) Where – Onde será feito? (local) When – Quando será feito? (tempo) Who – Por quem será feito? (responsabilidade) How – Como será feito? (método) How much – Quanto custará fazer? (custo)

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9 Roteiro de projeto de pesquisa 1- Introdução 2- Objetivos 3- Justificativa 4- Revisão bibliográfica 5- Procedimentos metodológicos 6- Cronograma 7- Orçamento 8- Referências bibliográficas

10 Introdução Apresentar o tema Descrever o problema Delimitar a temática

11 2- Objetivos Objetivo geral É a finalidade da pesquisa. É a descrição das metas que se deseja atingir. Objetivos específicos Abertura do objetivo geral em outros menores. (Possíveis capítulos)

12 IMPORTANTE Os objetivos devem: Ter coerência com o tema / problema descrito Ser realista diante dos meios e métodos disponíveis Verbos no infinitivo Pode se ter mais de um objetivo geral

13 Taxionomia dos objetivos da pesquisa Exemplos: Avaliar: dar valores. Atribuições de grandezas. Medir: atribuir grandezas numérico (0 a n) ou nominal ou de qualidade (alto, baixo). Determinar: estabelece uma relação causal. Analisar: decompor, dissecar, aprofundar... Identificar: encontrar, relacionar, associar. Descrever: delinear, desenhar. Traçar um perfil. Explorar: descobrir. Fazer pela primeira vez essa busca, ao não conhecer quase nada sobre o tema.

14 3- Justificativa Nesta fase supõe, da parte do pesquisador, um trabalho de levantamento e análise crítica de pesquisas já efetuadas sobre a problemática, a fim de permitir identificar sua relevância e significação passível de verificação científica. Para elaborar uma justificativa convincente e consistente é necessário várias leituras sobre a temática da pesquisa. *importante: revisão da literatura

15 METODOLOGIA TIPO DE ESTUDO LOCAL DO ESTUDO POPULAÇÃO EM ESTUDO COLETA DOS DADOS ANALISE DOS DADOS ASPECTOS ÉTICOS CRONOGRAMA ORÇAMENTO

16 NATUREZA DA PESQUISA QUANTITATIVAQUALITATIVA Objetividade Dados matemáticos Subjetivismo Exploração

17 Quantitativos: possibilidade de geração de dados estatísticos. Qualitativos: compreensão profunda do aspecto subjetivo. QUANTITATIVO VERSUS QUALITATIVO Quantitativos: população de objetos de observação comparável entre si. Qualitativos: especificidade de um fenômeno em termos de suas origens e de sua razão de ser.

18 QUANTITATIVAQUALITATIVA Objeto de estudo Fatos descritosFenômenos humanos (significados) ProcessoAvalia a relação entre variáveis mensuráveis X desfecho Busca conhecer/compreender os significados PerguntaFechada – determinadaAberta (podendo mudar) ProjetoElementos definidos a priori Construído durante o processo Pesquisador Distanciado - ObjetividadeContato direto com o objeto O próprio instrumento

19 QUANTITATIVAQUALITATIVA AmostraAleatóriaIntencional DadosCodificados e quantificados Interpretados segundo as relações com o objetivo da pesquisa TempoDeterminadoIndeterminado ÉticaComitê de ética avalia os métodos de coleta Comitê de ética avalia a qualificação do pesquisador para a coleta Apresentação dos resultados Linguagem matemática (tabela e gráficos) Categorias demonstradas/ilustradas por citações

20 Pesquisas Descritivas Objetivo: descrever ou mapear um fato ou fenômeno. Características: Baseado em informações apresentadas no formato de narrativa, pode incluir estatística descritiva. Exemplos: Estudo de casos, Estudos Qualitativos, Estudos Históricos, Estudos Documentários, Estudo do perfil, Revisão Bibliográfica, Meta-análises... Tipos de Pesquisa (Segundo os objetivos)

21 Pesquisas Experimentais Objetivo: Explorar ou estabelecer causa ou efeito entre variáveis e gerar ou testar uma teoria. Características: Envolve a manipulação da variável independente e o uso de estatística para testar as hipóteses. Deve prevalecer a tentativa de controlar todos os fatores envolvidos no experimento com exceção da variável independente. Exemplos: laboratoriais, medicamentos, nutricionais...

22 Pesquisas Relacionais ou Analíticas Objetivo: Estabelecer uma relação ou associação entre duas ou mais variáveis. Características: Envolve o uso de estatística correlacional para a obtenção de um índice numérico que represente a associação/correlação. Exemplos: Estudos Correlacionais, Estudos Comparativos Causais, Coorte, Caso-controle...

23 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Fontes de dados Campo Laboratório Pesquisa Bibliográfica Procedimentos de coleta de dados Pesquisa Experimental Ex-post-facto Levantamento Estudo de Caso Pesquisa-ação Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Documental (SANTOS, 2002) Os dados Primários Secundários

24 INSTRUMENTOS DE COLETA Dados Secundários Formulário Variáveis Variável é a característica de interesse da pesquisa.

25 O FORMULÁRIO Entre as vantagens do formulário, pode-se destacar a garantia da uniformidade na interpretação dos dados. Quando os dados tiverem sido recolhidos, passa-se ao tabulamento dos mesmos (gráficos, tabelas etc).

26 Exemplo formulário....

27 Dados primários Técnicas de coleta Observação Entrevista Grupo focal Questionário

28 Observação não estrutura: é a que se realiza sem planejamento e sem controle anteriormente elaborados, como decorrência de fenômenos que surgem de imprevisto. Observação estruturada: é a que se realiza em condições controladas para se responder a propósitos, que foram anteriormente definidos. Requer planejamento e necessita de operações específicas para o seu desenvolvimento. MEIOS/FORMAS DE OBSERVAÇÃO

29 Não participante: o observador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estudada, mas sem integrar-se a ela - permanece de fora. Participante: consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo. Em geral são apontados duas formas: Natural - o observador pertence à mesma comunidade ou grupo que investiga. Artificial - o observador integra-se ao grupo com a finalidade de obter informações. O observador:

30 Observação Participante PASSIVO: Interage o mínimo possível ATIVO: Maximiza sua participação Obs: interferência inevitável – alguém de fora e introdução de mudanças sociais no meio ambiente. Constata-se que se o observador trabalha por longo período tende a ser ATIVO.

31 Como na investigação policial, para observar as redes criminais e encontrar provas contra seus membros, o agente infiltrado age com cautela e sua prioridade inicial é ganhar confiança dos criminosos. O observador qualitativo também age assim.

32 OBSERVAÇÃO ESTRUTURADA Para que observar Como observar O que observar Quem observar Não se acredita que o real possa ser captado – assume-se o ideal relativista de que fazemos “leitura do real”.

33 ENTREVISTA É um processo de interação social entre duas pessoas, na qual uma delas, o entrevistador, tem por objetivo a obtenção de informações por parte do outro ( entrevistado ), a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional.

34 1.As entrevistas podem levar os entrevistados a um estado de nervosismo e ansiedade. 2. Postura autoritária do relacionamento- subjugados. 3. Entrevistadores são percebidos como indivíduos sofisticados e de alta educação. 4. Mecanismos de defesa = colaboração aparente, desvios no direcionamento da entrevista, esquecimento protetor. 5.Preparando-se antemão para entrevista através de informações colhidas anteriormente. Fatores a ser considerados na entrevista

35 Fatos Relevantes na Entrevista Quebra de espontaneidade – presença de outras pessoas; inibições ocasionadas por sexo, raça, educação, classe social do entrevistador (fatores reativos). Desejo de agradar o pesquisador. Conhecimento sobre o assunto da entrevista, habilidade em falar, memória, facilidade de expressão.

36 As entrevistas dividem-se em estruturadas, semi estruturadas ou não-estruturadas ou abertas (Grinnell, 1997). Nas primeiras, o entrevistador realiza seu trabalho baseando-se em um guia de questões específicas.

37 As entrevistas semiestruturadas, por sua vez, se baseiam em um guia de assuntos ou questões e pesquisador tem a liberdade de introduzir mais questões para a precisão de conceitos ou obter maior informação sobre os temas desejados

38 As entrevistas abertas são fundamentais em um guia geral com assuntos não-especificos e o pesquisador tem toda a flexibilidade para dirigi-las.

39 São utilizados diversos tipos de questões: Questões gerais. Qual a sua opinião sobre a violência entre casais no casamento? Questões para exemplificar. O senhor comentou que o atendimento médico nesse hospital é péssimo, poderia dar um exemplo? Questões de estrutura ou estruturais. Que tipos de drogas são mais vendidos no bairro de Tepito (México)? Questões de contraste. Como o senhor é tratado pelas enfermeiras do turno matutino, em comparação, em comparação com o tratamento das enfermeiras do turno vespertino ou noturno?

40 A seguir apresentamos um exemplo de uma guia de entrevista semiestruturada, utilizado nos estudos sobre o clima de trabalho nas médias empresas de Celaya, México: Qual é a sua opinião sobre esta empresa? Como se sente trabalhando nessa empresa? Como é a relação que tem com seu superior imediato? Quão satisfeito está nessa empresa (por quê)? O que gosta e o que não gosta do seu trabalho nesta empresa? Como vê seu futuro nesta empresa? Se estivesse diante dos donos desta empresa: o que lhes diria? O que não funciona bem? O que se pode melhorar?

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42 O entrevistador, conforme a direção da interação, tem liberdade de aprofundar as respostas (adicionando os “porquês”)

43 Aspectos Gerais ENTREVISTA Trinta – cinquenta minutos Gravadas Imediatamente transcrita e analisadas

44 São utilizadas diferentes ferramentas para coletar a informação, entre elas temos: a)gravação de áudio ou vídeo; b)anotações e notas em cadernetas, e computadores; c)ditado digital (que transfere as entrevistas para um processador de textos e programas de análise; d)fotografias.

45 As questões preliminares da entrevista O horário e registro da entrevista Transcrever Analisar Aprovação do informante. Local Horário Planejamento do tempo.

46 GRUPO FOCAL

47 GRUPOS FOCAIS: DEFINIÇÃO GERAL Grupo focal é uma técnica de investigação qualitativa, ou seja, uma abordagem com o objetivo científico de compreensão de algum fato social (fenômeno).

48 Grupo focal Buscar o que é essencial – Valores – Princípios – Motivações Julgamentos e percepções das pessoas

49 Grupo focal Usos – Grande potencial para complementar pesquisas Antes ou depois – Aplicação: extremamente vasta – Cuidados na aplicação e interpretação

50 Grupo focal Vantagens – Sinergia do grupo – Interação entre entrevistados (enriquece respostas) – Flexibilidade na condução do roteiro – Profundidade e qualidade das verbalizações e expressões

51 Grupo focal Desvantagens – Controle reduzido do moderador sobre dados gerados – Pode não refletir comportamento natural (laboratório) – Influência de opiniões Recomendações: ouvir, explorar temas, buscando impressões, aprofundar conhecimento – NÃO ATENDEM A DADOS ESTATÍSTICOS

52 Grupo focal Como planejar? – Elaboração do roteiro de entrevistas Objetivo da pesquisa, foco Obter tipos específicos de informação – Evitar: Questões com resposta “sim” ou “não” Questões longas, complexas, com partes difíceis de se compreender oralmente ROTEIRO NÃO É CAMISA DE FORÇA!

53 QUESTIONÁRIO É um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. CUIDADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO Conhecer o assunto Cuidado na seleção das questões Limitado em extensão e em finalidade Codificadas para facilitar a tabulação Indicação da entidade organizadora Acompanhado por instruções Boa apresentação estética

54 As perguntas abertas destinam-se a obter uma resposta livre. Ex.: O que você mais gosta de estudar? As perguntas fechadas destinam-se a obter respostas mais precisas. Ex.: Qual e a disciplina que você mais gosta: – ( ) Matemática – ( ) Geografia – ( ) História – ( ) Português As perguntas fechadas são fáceis de codificar e analisar. As perguntas abertas, destinadas à obtenção de respostas livres, embora possibilitem recolher dados ou informações mais ricas e variadas, são codificadas e analisadas com maiores dificuldades. O QUESTIONÁRIO PODE TER PERGUNTAS ABERTAS OU PERGUNTAS FECHADAS.

55 1) Evitar perguntas que induzam à resposta determinada. 2) Evitar perguntas embaraçosas. 3) Facilitar a memória do informante. 5) Ter cuidado com o fator emocional. 6) Facilitar a tabulação. 7) Cuidado com a ordem em que são apresentadas as opções, estas devem ser mudadas a cada pergunta. Isto porque há uma tendência em escolher a primeira ou a última da lista. Ex.: ( ) bom ( ) ruim / ( ) ruim ( ) bom Como elaborar um questionário:

56 PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO Inconsistência ou complexidade das questões. Ambigüidades ou linguagem inacessível. Perguntas supérfluas ou que causem embaraço ao informante. Questões que obedeçam a uma determinada ordem. Se são muito numerosas. Elaborar novas questões.

57 METODOLOGIA POPULAÇÃO EM ESTUDO ( PROCESSO DE AMOSTRAGEM População: é um conjunto de pessoas, objetos, acontecimentos ou fenômenos com pelo menos uma característica comum.

58 METODOLOGIA Toda questão de pesquisa define um universo de objetos aos quais os resultados do estudo deverão ser aplicados. A população alvo, também chamada população estudada, é composta de elementos distintos possuindo um certo número de características comuns. Estes elementos, chamados de unidades populacionais, são as unidades de análise sobre as quais serão recolhidas informações.

59 METODOLOGIA Amostra: é um subconjunto de indivíduos da população alvo. A amostra, como o nome indica, é a menor representação de um todo maior. Conclusões ou generalizações serão feitas a respeito do todo tomando estudos feitos sobre uma parcela representativa, ou seja a amostra. Para que as generalizações sejam válidas, as características da amostra devem ser as mesmas da população.

60 METODOLOGIA Deve haver critério para a seleção da amostra; cada elemento da população deve ter a mesma chance de ser escolhido para garantir o caráter de representatividade da população em estudo.

61 METODOLOGIA As técnicas para a determinação da amostragem são: Amostragem probabilística a) Amostragem aleatória simples: é a seleção por meio de sorteio. Inicialmente, devemos listar ou numerar a população a ser analisada, e posteriormente selecionar uma amostra, estatisticamente calculada. Para o sorteio podemos fazer uso da tabela de números aleatórios.

62 METODOLOGIA Amostragem aleatória simples: é um sorteio casual ou aleatório dos elementos que irão compor a amostra. Exemplo população: 60 professores proporção da amostra: 20% amostra: 12 professores

63 METODOLOGIA b) Amostragem sistemática: esse método é um procedimento para a amostragem aleatória utilizado quando os elementos da população já se acham ordenados. Exemplo: Uma escola mantém um arquivo contendo os registros de alunos. Entre um total de 5000 alunos, desejamos entrevistar 1000, então podemos tirar de forma sistemática um aluno a cada 5 registros, até totalizarmos o número de alunos previstos na amostra amostra.

64 METODOLOGIA Para garantir a mesma probabilidade para cada ficha da amostra, deverá ser feito um sorteio da primeira ficha entre as 50 primeiras. Exemplo: a primeira ficha sorteada foi a de número 7, os registros de alunos farão parte da amostra são: 7,13,18,23...

65 METODOLOGIA c) Amostragem estratificada: considera a população dividida em subconjuntos, em que cada subconjunto recebe o nome de estrato e pois apresentam características comuns entre seus elementos.

66 METODOLOGIA Exemplo: suponha uma empresa com 84 funcionários, em que 25 pessoas são do sexo feminino e as 59 restantes são do sexo masculino. A população é constituída pelos 84 funcionários: N = 84 Um dos estratos é constituído pelos funcionários do sexo masculino e outro pelos funcionários do sexo feminino. A composição da amostra deve manter a mesma proporção dos estratos. Suponhamos que a amostra será 30% desta população, o número de participantes seria: homens - n18 mulheres - n 8

67 METODOLOGIA Amostragem não probabilística: a) Amostragem de voluntários b) Amostragem intencional

68 METODOLOGIA POPULAÇÃO EM ESTUDO / PROCESSO DE AMOSTRAGEM Exemplos: A população estudada foi composta por... Participarão da pesquisa....(nº ou %) A seleção dos usuários levou em conta que... Ou (quanto for qualitativa, falar do pq da intencionalidade da escolha dos participantes do estudo)

69 METODOLOGIA TRATAMENTO / ANÁLISE DOS DADOS Neste item do projeto é descrito como vai ser analisado os resultados da pesquisa. Se a pesquisa for qualitativa, as respostas podem ser interpretadas global ou individualmente (análise de conteúdo). Se a pesquisa for quantitativa, provavelmente será irá utilizado a estatística descritiva (média, mediana, moda, desvio padrão, tendência central) ou estatística inferencial (regressão linear bivariada, multivariada, etc).

70 6-ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA Descrever como os aspectos éticos da pesquisa serão aplicados/respeitados. Elaborar e mencionar os termos de consentimentos (ver site da Unochapeco). http://www.unochapeco.edu.br/?cod_orgao=1&cod_modulo= 13&cod_dado=106437 Downloads: - Consentimento instituições envolvidas - Consentimento para fotografias, vídeos e gravações - Documentos necessários - Folha rosto - Modelo termo de consentimento - Roteiro de checagem - Termo de compromisso para uso de dados em arquivosConsentimento instituições envolvidasConsentimento para fotografias, vídeos e gravaçõesDocumentos necessáriosFolha rostoModelo termo de consentimentoRoteiro de checagemTermo de compromisso para uso de dados em arquivos

71 CRONOGRAMA

72 METODOLOGIA ORÇAMENTO Plano dos custos da pesquisa Prever os recursos e respectivos custos, que serão destinados para a realização da pesquisa, especificando cada um deles.

73 “A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa, e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa” (BELLO, 2004).


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