A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO Relação existente entre a justiça e os direitos naturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO Relação existente entre a justiça e os direitos naturais"— Transcrição da apresentação:

1

2 ROTEIRO Relação existente entre a justiça e os direitos naturais
Conceituar caridade e amor do ponto de vista da Doutrina Espírita. Estabelecer relação entre caridade e amor ao próximo.

3 Por que a Lei de Justiça, Amor e Caridade é a mais importante das Leis Naturais?
O LE: Leis Naturais: 1) Lei de Adoração; 2) Lei do Trabalho; 3) Lei de Reprodução; 4) Lei de Conservação; 5) Lei de Destruição; 6) Lei de Sociedade; 7) Lei do Progresso; 8) Lei de Igualdade; 9) Lei de Liberdade; 10) Lei de Justiça, Amor e Caridade. A Lei de Justiça, Amor e Caridade é a mais importante, porque ela resume todas as outras.

4 Lei de justiça, amor e caridade
Não tem como falar de Lei de Justiça, de Amor e Caridade sem falar de : Jesus

5 A psicoterapia do Cristo foi seu exemplo e sua autoridade moral.

6 Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir.” Mateus, 5:17 Jesus tinha um propósito mais amplo. Sua revolução não era apenas político-social, mas, principalmente, psico-espiritual.

7 COMO SE PODE DEFINIR JUSTIÇA?

8 A justiça é um princípio moral que exige o respeito ao direito de si próprio e ao dos outros, segundo a equidade. Por equidade, entende-se o tratar todos com igualdade. Pode-se falar, também, de um sentimento de verdade, de igualdade, de humanidade, colocado acima das paixões humanas.

9 Justiça = respeito aos direitos de cada um
O homem não o segue devido suas paixões e a um falso ponto de vista da realidade.

10 COMO SE PODE DEFINIR DIREITOS NATURAIS?

11 LE 873 - O sentimento de justiça é natural ou é resultado de idéias adquiridas?
É tão natural que vos revoltais com o pensamento de uma injustiça. O progresso moral desenvolve, sem dúvida, esse sentimento, mas não o dá: Deus o colocou no coração do homem; por isso encontrareis, muitas vezes, nos homens simples e primitivos noções mais exatas de justiça do que naqueles que têm muito conhecimento. Modelo de homeless

12 São instituídos pela lei divina e igual para todos.
DIREITOS NATURAIS São instituídos pela lei divina e igual para todos. A lei de Deus esta escrita na nossa consciência, possuímos todos sentimentos que esta lei nos dá.

13 Qual é o primeiro de todos os direitos naturais do homem?
O de viver Ninguém tem o direito de atentar contra sua vida ou do seu semelhante, nem fazer o que possa comprometer sua existência física.

14 O que determina seus direitos?
-A lei humana -O homem faz leis apropriadas aos seus costumes e vão sendo reformuladas de acordo com o progresso. -A lei natural O homem tem nato as noções de justiça.

15 LE 877 - A necessidade para o homem de viver em sociedade lhe impõe obrigações particulares?
Sim, e a primeira de todas é a de respeitar os direitos dos semelhantes. Aquele que respeitar esses direitos sempre será justo. Em vosso mundo, onde tantos homens não praticam a lei da justiça, cada um usa de represálias, gera perturbação e confusão em vossa sociedade. A vida social dá direitos e impõe deveres recíprocos.

16 - Quanto a lei natural o Cristo disse:
☼O critério da verdadeira justiça e do limite é, de fato, desejar aos outros o que se deseja para si mesmo. Deus não poderia lhe dar um guia mais seguro do que a própria consciência.

17 O conceito de justiça varia nos individuos, segundo o seu desenvolvimento alcançado.

18 Deveres Não há como desenvolver e burilar nossas faculdades intelectuais e morais senão pelo convívio social. Sem a permuta constante de afeições, conhecimentos e experiências nosso Espírito se embruteceria. O objetivo supremo da sociedade é promover o bem-estar e a felicidade de todos que a compõem. À medida que nos esclarecemos tomamos consciências dos nossos deveres. Deveres para conosco: amor ao trabalho, senso de responsabilidade, temperança, controle emocional... Deveres para com os outros: cortesia, generosidade, lealdade, honradez, tolerância... Quanto maior o cumprimento dos deveres, menor serão os atritos e mais harmoniosa será a sociedade.

19 LEIS Vivemos sob o domínio de leis sociais, necessárias ao desenvolvimento espiritual, pois elas estabelecem os limites e disciplinam a conduta do ser humano e promovem o equilíbrio e a harmonia na convivência cotidiana.

20 Precisamos dessas normas externas até conseguirmos internalizar as leis espirituais, quando então, aquelas se tornarão desnecessárias.

21 Porém, quando a lei interna é moralmente inferior à lei externa, ocorre o embate, cujas consequências exigirão processos educativos, para o desenvolvimento espiritual.

22 AMOR E CARIDADE

23 O amor é fonte permanente de vida. É a força nutridora da natureza.
Qual o conceito de AMOR? O amor é fonte permanente de vida. É a força nutridora da natureza. O ato de amar alguém proporciona a cura de um e de outro quando não há posse. Quem ama liberta, permitindo sua propria felicidade e a dos outros.

24 Amor e caridade se completam quando juntos trazem felicidade a outrem.

25 Amor fraternal É um sentimento de carinho muito forte, de dedicação absoluta, de interesse pela figura do outro, gerando sentimentos positivos e construtivos, podendo até em certos momentos, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só seria capaz de fazer por ele mesmo.

26 Caridade e Amor ao Próximo
= -Benevolência com todos -Indulgência com as imperfeições dos outros -Perdão das ofensas

27 A caridade não se restringe a esmola, abrange todo tipo de relação com o outro. Trabalhando nosso egoísmo, rumo a consciência do coletivo.

28 JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE
Um Exercício Compra de pão Suponha que você vá à padaria comprar pão e seu vizinho pede-lhe para que traga alguns para ele. Em casa, ao abrir o pacote, vê alguns apetitosos e outros mirrados. Qual deles você daria para o vizinho?

29 Por que juntar numa única lei a justiça, o amor e a caridade?
LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE Por que juntar numa única lei a justiça, o amor e a caridade? Qual a sua relação? Questões Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec

30 O amor e a caridade são o complemento da lei da justiça, porque amar ao próximo ;e fazer todo o bem que está ao nosso alcance e que gostaríamos que nos fosse feito. Amai-vos uns aos outros como irmãos

31 Todas as leis estão norteadas na lei de Justiça, Amor e Caridade.

32 Jesus: Ame os seus inimigos Sem dúvida que não podemos ter por nossos inimigos um amor terno e apaixonado. Amar os inimigos é perdoar-lhe e pagar-lhes o mal com o bem. Le 887

33


Carregar ppt "ROTEIRO Relação existente entre a justiça e os direitos naturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google