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Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO ESPORTE E DO LAZER.

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Apresentação em tema: "Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO ESPORTE E DO LAZER."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo FUNDAMENTOS DA GESTÃO DO ESPORTE E DO LAZER

2 Organização Administrativa do Esporte no Brasil  Rezende (2000) apresenta, sob a ó tica da organiza ç ão como unidade social, dois grandes grupos:  Organiza ç ões que existem em fun ç ão da atividade f í sica, esportiva e de lazer (centros de treinamento e escolinhas; academias; clubes e associa ç ões exclusivamente esportivas; consultorias e assessorias; ligas, federa ç ões e confedera ç ões; funda ç ões, institui ç ões e comitês, entre outros);  Organiza ç ões que possuem setores voltados para a atividade f í sica, desportiva e de lazer (prefeituras, governos estaduais, governo federal, clubes sociais, entidades representativas (SESC, SESI, sindicatos), hot é is, academias, shoppings, entre outros).

3 Nessa perspectiva, as possibilidades de atuação do profissional de Educação Física e Esporte como administrador esportivo, de acordo com Bastos (2004) aponta para seis segmentos:  Negócios de Esporte, Lazer e Recreação - Organizações com finalidade econômica, de gestão privada;  Administração e Prática do Esporte -Organizações e prática da atividade esportiva, com finalidade não lucrativa  Terceiro Setor - Organizações sem fim lucrativos, com finalidade social, podendo ter a atividade esportiva tanto como suporte, quanto como atividade principal, conforme seus estatutos e missões.  Educação -Finalidade tanto econômica como social/ gestão pública ou privada/ como atividade de suporte ou principal.  Administração Pública -Finalidade administrativa e social, de gestão pública/ sem finalidade lucrativa/ atividade esportiva como característica principal ou de suporte  Saúde e Estética - Finalidade econômica e/ou social/ gestão pública ou privada/normalmente orientadas para atividades de suporte.

4  O termo profissional foi muito utilizado ao longo do século XX pelos mais variados agentes sociais como estratégia de composição de uma imagem pública favorável (Johnson, 1997).  Na Educação Física brasileira, freqüentemente procurou-se nomear os que nela atuam como profissionais, substituindo momentaneamente os termos instrutor e professor.

5  O termo Profissional de Educação Física só foi plenamente adotado como substituto de Professor de Educação Física durante a década de 80.  A nova nomenclatura profissional surgiu no final da década de 80 justamente como uma forma de dar ao professor de Educação Física um nome que “melhor exprima a sua formação científica e a sua atividade profissional”. (Marinho, 1984, p. 233).  É uma nomenclatura mais nobre e valorativa, que possibilita controlar o mercado emergente das atividades físicas mediante regulamentação profissional.

6 Elaboração de projetos  O que é um Projeto?  É a sistematiza ç ão de uma id é ia.  É feito para vender uma id é ia.

7 Anatomia de um Projeto  ◦ Folha de Rosto  ◦ Apresenta ç ão: Hist ó rico, justificativa,  ◦ Objetivo: dar ênfase aos resultados esperados  ◦ Local: Porque da escolha  ◦ P ú blico Alvo: Caracter í sticas e n ú mero previsto  ◦ Desenvolvimento: Como vai acontecer  ◦ Recursos: Humanos, Materiais, F í sicos e Financeiros  ◦ Cronograma  ◦ Anexos

8 Apresentação Definir quem, o que, para quem, porque; Hist ó ria de vida e de resultados do atleta ( em caso de patrocinadores); Sobre a modalidade e o evento. Justificativa (m í dia espontânea, caracter í sticas do esporte, benef í cios).

9 Objetivos  O motivo principal para apresenta ç ão daquele projeto.  Exemplo ◦ Desenvolver o ensino da hidrogin á stica à s crian ç as, jovens e adultos a fim de promover melhoras f í sicas e de qualidade de vida aos moradores dos pr é dios de Vit ó ria, conseq ü entemente gerar um h á bito saud á vel e de seguran ç a em meio l í quido a partir de aulas orientadas e sistematizadas.

10 Local  Identificar o espaço que será desenvolvido o projeto.  Justificar e dar detalhes do espaço, apontando elementos que valorizam a escolha.

11 Público Alvo  Para quem?  Segmenta ç ão, estimativa de p ú blico e de participantes;  Quantas pessoas serão atingidas;  Se for projeto esportivo de aulas, listar o p ú blico e como serão divididas as modalidades e hor á rios.

12 Desenvolvimento  Desenvolvimento: ou procedimentos, informa detalhes operacionais (inscri ç ões, premia ç ões e m é todos, estrat é gias, a ç ões e atividades);  Como as aulas acontecerão;  Qual a rotina de treinos e competi ç ões do atleta;

13 Recursos  Humanos, Materiais, F í sicos e Financeiros;  N ú mero de profissionais envolvidos;  Materiais utilizados;  Listar necessidades financeiras; Os: Evidenciar para os investidores qual o retorno, ou seja, quais as possibilidades de lucro com o investimento.

14 Outros  Cronograma  Anexos: torna o projeto vivo, cuidado para não colocar material desnecess á rio.  Avalia ç ão: da equipe, atendimento à s expectativas dos patrocinadores e participantes, problemas e atrasos;

15 Sugestões  Seja criativo, escolha um tema atual com identidade regional;  Datas festivas, c í vicas e Municipais;  Crie boa logomarca;  Ado ç ão de mascote;  Englobar mais de uma modalidade, se poss í vel, na proposta apresentada;  Agregue id é ias, valorizando a id é ia inicial;  Fa ç a o seu projeto um atrativo para o p ú blico e a m í dia;

16  Garantir retorno para patrocinadores e parcerias em geral;  Negocie antecipadamente com a m í dia;  Capriche no material impresso;  Parcerias que agreguem prest í gio ao projeto;  Trabalhe com equipes qualificadas;  Dê relevância social ao projeto.

17 Apresentação/ Negociação  Pessoalmente;   Uso de tecnologia;   Destacar informa ç ões relevantes;   Argumenta ç ão precisa- dom í nio;   Claro e objetivo;   Não pe ç a por favor, proponha uma parceria;   Saber perfil de quem decide;   Adequar a proposta a verba da empresa;   Acompanhe o trâmite do projeto;

18 Bibliografia Dicionário crítico de educação física/ Org. Fernando Jaime González, Paulo Evaldo Fensterseifer. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2005 – 424 p. – (Coleção educação física).


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