A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Renal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Renal."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Renal

2 Funções Renais Manutenção da homeostase geral
Sistema Renal Funções Renais Manutenção da homeostase geral Regulação da concentração de íons e água Excreção dos desperdícios metabólicos na urina Manutenção da osmolaridade dos fluidos internos Manutenção do equilíbrio ácido-base Secreção de renina e de eritropoetina Ativação da vitamina D

3 Sistema Renal Anatomia dos Rins

4 Localização dos Rins Contra os músculos da parede abdominal posterior
Em contato com o diafragma Acima da linha da cintura

5 Néfrons Unidade funcional do rim;
Sistema Renal Néfrons Unidade funcional do rim; Controlam a concentração e o volume do sangue removendo quantidades selecionadas de H2O e soluto; Remove impurezas tóxicas; O material eliminado pelo rim é chamado urina.

6

7 Formação da Urina Envolve três processos:
Sistema Renal Formação da Urina Envolve três processos: 1º Filtração - corresponde a passagem de pequenas moléculas, tais como água, glicose, aminoácidos, sais minerais, produtos azotado (ureia e acido urico) do Glomérulo de Malpighi para Capsula de Bowman. Formando-se o filtrado glomerular.

8 Sistema Renal Formação da Urina  2º Reabsorção - regresso de algumas substancias ( água,glicose,aminoácidos e sais minerais) do tubo urinífero ao sangue. Alguns sais minerais, alguma água e todos os produtos azotados permanecem no filtrado.

9 Sistema Renal Formação da Urina 3º Secreção - consiste na passagem de algumas substancias toxicas diretamente do sangue para o tubo urinífero, o que provoca um aumento da sua concentração.

10 Equilíbrio Ácido-base
Sistema Renal Equilíbrio Ácido-base O mecanismo renal de compensação do equilíbrio ácido-base é o mais lento e demorado, embora o definitivo. Quando o pH do sangue se altera, os rins eliminam urina ácida ou alcalina, conforme as necessidades, contribuindo para regular a concentração de íons hidrogênio do sangue e demais líquidos orgânicos.

11 Equilíbrio Hidro-Eletrolítico
Sistema Renal Equilíbrio Hidro-Eletrolítico Há um controle central através do núcleo do hipotálamo e do córtex cerebral que reconhecem situações de hipernatremia (desequilíbrio na concentração de sódio no sangue) através de neurônios especializados (osmorreceptores) e proporcionam, primariamente, a sensação de sede e a liberação de hormônios hipotalâmicos ACTH (hormônio corticotrófico, estimulador do cortisol da supra-renal) e de ADH (hormônio anti-diurético) que vão conduzir a resposta reflexa de controle de absorção-excreção de água e eletrólitos.

12 Equilíbrio Hidro-Eletrolítico
Sistema Renal Equilíbrio Hidro-Eletrolítico O sistema renina-angiotensina-aldosterona é o grande responsável pela regulação do equilíbrio hidro-eletrolítico por promover efeitos fisiológicos de fundamental importância para o metabolismo.

13 Sistema renina-angiotensina-aldosterona
Sistema Renal Sistema renina-angiotensina-aldosterona Dois estímulos desencadeiam este sistema: 1) aumento da osmolaridade plasmática (hipernatremia) 2) diminuição do volume intravascular (hipovolemia). Esses estímulos são oriundos de uma ingestão de água menor que sua excreção, ou uma perda maior que a ingestão, bem como por uma alimentação com excesso de sódio.

14 Sistema renina-angiotensina-aldosterona
Sistema Renal Sistema renina-angiotensina-aldosterona Os dois fatores já citados anteriormente proporcionam a queda da filtração renal (por tornar o sangue mais espesso), o que diminui a velocidade de passagem pelos nefrons. As células justaglomerulares da arteríola renal aferente detectam estas condições de baixa filtração renal e induzem a produção e liberação para o sangue da enzima renina que tem por função converter uma enzima plasmática inativa, sintetizada no fígado, o angiotensinogênio em angiotensina I .

15 Sistema renina-angiotensina-aldosterona
Sistema Renal Sistema renina-angiotensina-aldosterona A angiotensina I é convertida em angiotensina II pela ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), uma glicoproteína sintetizada nos pulmões e células endoteliais. A angiotensina II vai promover quatro efeitos fisiológicos básicos e fundamentais que ocorrem conjuntamente para o equilíbrio hidro-eletrolítico: Vasoconstrição; Estímulo do córtex cerebral; Estímulo da hipófise e Estímulo da córtex adrenal.

16 Sistema renina-angiotensina-aldosterona
Sistema Renal Sistema renina-angiotensina-aldosterona Essas ações revertem a hipernatremia e hipovolemia, induzindo o retorno das condições fisiológicas. Em algumas espécies, a angiotensina II é convertida em angiotensina III (por ação de enzimas aminopeptidases) que possui as mesmas ações fisiológicas que a angiotensina II. No homem, os níveis plasmáticos de angiotensina II é 4 vezes maior que os de angiotensina III. Ambas enzimas são degradadas, rapidamente, por angiotensinases e excretadas pelos rins.

17 Regulação de Líquidos Corporais
Sistema Renal Regulação de Líquidos Corporais Para-se atingir a homeostasia deve haver um equilíbrio entre a entrada e a produção de ions hidrogênio e a livre remoção desses ions do organismo.

18 Referencias Bibliográficas
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 9. ed., Rio de Janeiro Guanabara Koogan,1997. Sistema Urinário (Excretor, Aparelho, Anatomia, Função | Sistema Urinário) - Página 12." Portal São Francisco”. Abril Web. 20 de maio de < urinario/sistema-urinario-12.php>. “Sistema Urinário." Biologia - A Minha Home Page. Agosto Web. 18 de maio de


Carregar ppt "Sistema Renal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google