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Animação em Ambiente António Câmara 2015. Animação em Ambiente Introdução Animação baseada em keyframes Animação de entidades naturais e artificiais Sistemas.

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1 Animação em Ambiente António Câmara 2015

2 Animação em Ambiente Introdução Animação baseada em keyframes Animação de entidades naturais e artificiais Sistemas de partículas Animação por procedimentos Animação na rede Referências de base Links uteis

3 Introdução Animação permite estudar a dinâmica de: –dados numéricos –fenómenos espaciais representados por mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite –entidades naturais e artificiais como as utilizadas em modelos de simulação baseados em indivíduos

4 Introdução Animação –baseada em key frames –representações tri-dimensionais –sistemas de partículas –baseada em procedimentos

5 Animação baseada em key frames Key frames In-betweens, obtidos por interpolação e métodos de splines (ver Apêndice 3, António Camara, Environmental Systems, Oxford University Press, 2001)

6 Animação baseada em key frames Técnicas –anticipação: uma acção que faz anticipar um evento (a) –“squash and stretch”: objectos mudam de forma quando em movimento (b) –“slow in and slow out”: aceleração para uma velocidade constante seguida de uma desaceleração (c) –arcos. Os objectos movem-se seguindo arcos e não linhas rectas

7 Animação baseada em key frames Técnicas

8 Animação baseada em key frames Exemplos ambientais –Breathing Earth (visitar Pavilhão do Japão em http://park.org)

9 Animação de entidades naturais e artificiais Modelação tri-dimensional Rendering Animação 3D Studio Max- http://www.ktx.com Alias Maya- http://www.aw.sgi.com Softimage- http://www.softimage.com

10 Animação de entidades naturais e artificiais Modelação tri-dimensional –baseada em primitivas geométricas –utilização de métodos como a extrusão, operações boleanas, “beveling”, “twisting” e transformações (translações, rotações, scaling)

11 Animação de entidades naturais e artificiais Modelação tri-dimensional –representação de animais: vários elementos são ligados para representar a entidade cada elemento é um nó a estrutura é hierárquica

12 Animação de entidades naturais e artificiais Modelação tri-dimensional –geração de plantas utilizando o método de Lindemayer –geração de paisagens recorrendo a métodos de fractais Teddy (3D sketching in Java) –http://www.mtl.t.u- tokyo.ac.jp/~takeo/Welcome.html

13 Animação de entidades naturais e artificiais Rendering –geometria, ponto de vista, luz, características da superfície –scan-line rendering (definição da cor para cada pixel) –ray tracing

14 Animação de entidades naturais e artificiais Animação –key frames (nó a nó) –inverse kinematics nós das extremidades (effectors) fluxo de transformações para todos os outros nós (processo inverso ao fenómeno real) Exemplos ambientais (videos) Alias Research em http://www.aw.sgi.com

15 Sistemas de partículas Sistemas que requerem a determinação para cada partícula: –posição –velocidade –cor –dimensão –lifetime –taxa de emissão –turbulência –“flocking” –interacção com obstáculos

16 Sistemas de partículas Passos fundamentais: –geração de novas partículas na fonte –actualização das propriedades das partículas –remoção das partículas mortas –desenho das partículas

17 Sistemas de partículas Exemplos ambientais –fogos florestais –poluição do ar e água –Karl Sims em http://www. biota.org/conf97/ ksims.html Alias Research em http://www.aw.sgi.com

18 Animação por procedimentos Animação interactiva baseada na representação de agentes e interacção entre agentes –agentes: moléculas, animais –interacção entre agentes: reacções químicas, relações predador-presa

19 Animação por procedimentos Passos fundamentais: –desenho da interação com o utilizador acções que desencadeiam eventos mudança do ponto de vista –computação dos efeitos das acções utilização de modelos de simulação –computação da dinâmica de evolução crescimento, reprodução, mutação e morte fluxos de energia

20 Animação por procedimentos Passos fundamentais (cont.) –computação dos efeitos das interacções relações predador-presa –computação dos processos físicos gravidade detecção de colisões –rendering e display

21 Animação por procedimentos Exemplos ambientais –esforço pioneiro: Boids (Craig Reynolds)

22 Animação por procedimentos Exemplos ambientais Virtual Aquarium https://www.youtube.com/watch?v=nRVqsGCRJm4


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