A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática."— Transcrição da apresentação:

1 Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.

2 CRITÉRIOS ESTRUTURANTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
“Ensino é aprendizagem são dois conceitos que têm ligações bastante profundas, fazer com que esses dois conceitos representem as duas faces de uma mesma moeda ou as duas vertentes de uma mesma aula é, e sempre foi, o principal objetivo da Didática.” (Carvalho, 2004)

3 Perguntas NECESSÁRIAS
Como se ensina? Por quê? Para quem? O Quê? ENSINO APRENDIZAGEM

4 O QUE E POR QUE ENSINAR – 0 problema do conteúdo a ser ensinado.
A DIMENSÃO CONCEPTUAL ENSINO DEVE CONJUGAR DIMENSÃO FORMATIVA DIMENSÃO CULTURAL ENSINAR CIÊNCIA A PARTIR DO ENSINO SOBRE CIÊNCIAS

5 Ciências/ Tecnologia e Sociedade - CTS
“ A dimensão conceitual sofre influência das mudanças culturais de nossa sociedade, assim assume particular importância a atual reconceptualização do ensino de Ciências.” Ciências/ Tecnologia e Sociedade - CTS Ciência pura

6 Aculturação científica X Acumulação de conteúdos científicos
Conceito: Aculturação científica X Acumulação de conteúdos científicos

7 COMO ENSINAR – O problema das metodologias de ensino
As obras de Piaget, quando identificaram o indivíduo como construtor do próprio conhecimento e descreveu o processo de construção – ajudou na Didática das Ciências (desequilibração, acomodação e tomada de consciência) A idéia de que os alunos trazem para as salas de aula noções estruturadas.

8 Etapas para acomodação : insatisfação, inteligibilidade, plausibilidade e utilidade.

9 COMO ENSINAR – o problema do papel do professor
“Qual o papel do professor de Ciências? e Quais os principais problemas de sua formação?” Não basta o professor saber que aprender é também apoderar-se de um novo gênero discursivo, o gênero científico escolar, ele também precisa saber fazer com que os alunos aprendam a argumentar. Eles precisam saber criar um ambiente propício para que os alunos passe a refletir sobre seus pensamentos, aprendendo a reformulá-los por meio da contribuição dos colegas, mediando conflitos pelo diálogo e tomando decisões coletivas.

10 AS TRÊS DIMENSÕES PAPEL DO PROFESSOR CONTEÚDO METODOLOGIA


Carregar ppt "Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google