A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O conhecimento na Idade Média

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O conhecimento na Idade Média"— Transcrição da apresentação:

1 O conhecimento na Idade Média

2 Aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento. Santo Agostinho

3 O conhecimento na Idade Média
A Idade Média é dividida em dois períodos: Alta Idade Média (século V ao IX) Baixa Idade Média (século IX ao XIV) Decadência do Império Romano Expansão do cristianismo

4 O conhecimento na Idade Média
A partir do século II surge a filosofia dos Padres da Igreja, a Patrística. A razão é considerada auxiliar da fé e é a ela subordinada. Credo ut intelligam Creio para entender. Recorrem a filosofia platônica e a adaptam ao cristianismo.

5 Santo Agostinho (354-430) O principal representante da Patrística.
Converte-se ao cristianismo quando jovem. Bispo de Hipona. É considerado um dos mais importantes Pais da Igreja.

6 Santo Agostinho (354-430) Mal X Bem
Mal é o amor a si mesmo. Bem é o amor a Deus. Cidade celeste: conjunto dos homens que vivem para Deus, vivem segundo Deus. Cidade terrena: conjunto dos homens que vivem para si, desprezam Deus.

7 Santo Agostinho ( ) Ambas as cidades tem uma correspondência no céu. Nova visão histórica: o início é representado pela criação e termina com o juízo final. Retoma a teoria do mundo sensível e do mundo das idéias de Platão. O mundo das idéias passa a representar o divino.

8 Santo Agostinho ( ) O homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Essa idéia ficou conhecida como a Teoria da Iluminação.

9 O conhecimento na Idade Média
A partir do século IX surge uma nova escola filosófica, a Escolástica. Que se desenvolve do século IX ao XIV, quando a filosofia cristã entra em decadência. A razão continua sendo a “serva da teologia”.

10 O conhecimento na Idade Média
No século XI surgem ameaças de ruptura da unidade da Igreja. Heresias Autonomia da razão Surgimento das universidades O ensino divide-se em : Trivium – gramática retórica e dialética Quadrivium – aritmética, música, geometria e astronomia

11 O conhecimento na Idade Média
O principal representante foi Tomás de Aquino. Que no século XIII apresentou novas traduções de Aristóteles.

12 Santo Tomás de Aquino (1225-1274)
Filho do Conde de Aquino. Cursou Artes na Universidade de Nápoles ( ). Cursou Teologia na Universidade de Paris ( ).

13 Santo Tomás de Aquino (1225-1274)
Escreveu: Summa contra Gentiles (1260) Summa theologiae (1273) Essas obras apresentam forte influência de Aristóteles. Deus é o objeto primário de suas reflexões.

14 Santo Tomás de Aquino (1225-1274)
Deus é o primeiro ser e o ser em sentido absoluto. Filosofia x teologia A filosofia tem sua configuração e sua autonomia, mas não é capaz de conhecer tudo verdadeiramente. Para isso, é preciso integrar a filosofia a sacra doutrina.

15 Santo Tomás de Aquino (1225-1274)
A diferença entre filosofia e teologia A filosofia oferece um conhecimento imperfeito das mesmas coisas que a teologia está em condições de esclarecer em seus aspectos e conotações específicos relativos à salvação eterna. A teologia não substitui a filosofia, mas aperfeiçoa. A fé orienta a razão, não a elimina.


Carregar ppt "O conhecimento na Idade Média"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google