A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metabolismo de Proteínas Prof. Ms. Rodrigo Alves do Carmo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metabolismo de Proteínas Prof. Ms. Rodrigo Alves do Carmo."— Transcrição da apresentação:

1 Metabolismo de Proteínas Prof. Ms. Rodrigo Alves do Carmo

2 As proteínas dos alimentos ingeridos são enzimaticamente degradadas em aminoácidos Pepsina hidrolisa as ligações peptídicas do lado aminoterminal dos aa’s aromáticos. o pH ácido é neutralizado pela ação do HCO 3 - secretado pelo pâncreas pela ação da secretina. Colecistoquinina estimula a secreção de enzimas pancreáticas.

3 Enzimas pancreáticas A síntese dessas enzimas como zimogênio protege as células pancreáticas de ataques proteolíticos destrutivos. Pancreatite aguda  obstrução da via pela qual as secreções chegam ao intestino  ativação prematura dos zimogênios  destruição do tecido pancreático.

4 Catabolismo de Aminoácidos 1º) Destino dos grupamentos AMINO. 2º) Destino dos esqueletos de CARBONO. CC H R COO - H3N+H3N+ grupo carboxila grupo amina Cadeia lateral ou grupo R

5 Ação das Transaminases ou Aminotransferases (reação de transaminação): transferência do grupamento  -amino ao  -cetoglutarato. 1º Passo do Catabolismo: remoção do grupo  -amino Doador de grupos amino para as vias biossintéticas ou para vias de excreção. Piridoxal fosfato (derivado da vit. B 6 ) como grupo prostético  transportador intermediário de grupamentos amino.

6 Desaminação oxidativa: reação de formação de  -cetoácido e amônia. Ocorre nas mitocôndrias  ação da L-glutamato desidrogenase. Transdesaminação oxidativa  ação combinada de uma aminotransferase e da L-glutamato desidrogenase. L-GLUTAMATO  -cetoglutarato + NH 3 L- glutamato desidrogenase ATP GTP ADP GDP - + Substrato para o ciclo de Krebs ou síntese de glicose Ciclo da Uréia Glutamato Libera seu Grupo Amino como Amônia no Fígado

7 Ciclo da Uréia Principal forma de eliminação dos grupamentos amino derivados dos aa’s. Uréia possui dois grupamentos NH 3 : um foi liberado pelo glutamato e o outro vem do aspartato (AST). O CO 2 fornece o C e O para a molécula. É produzida no fígado e transportada no sangue até os rins para eliminação na urina. Distribuição dos compostos nitrogenados na urina

8 Mitocôndria Citosol arginase

9 Os Ciclos do Ácido Cítrico e Uréia Podem Ser Unidos

10 Regulação do Ciclo da Uréia Ativador do ciclo por ativar a Carbamoil fosfato sintetase I. Concentração intra-hepática de N-acetilglutamato aumenta após refeição rica em proteínas, aumentando a velocidade do ciclo. Arginina (+)

11 Mecanismo de Toxicidade da Amônia GLUTAMATO  -cetoglutarato + NH 3 glutamato desidrogenase Intermediário do ciclo de Krebs Resultado: Resultado: diminuição na velocidade do ciclo de Krebs e produção de ATP. Cérebro principalmente depende do ciclo de Krebs para manter a produção de ATP.


Carregar ppt "Metabolismo de Proteínas Prof. Ms. Rodrigo Alves do Carmo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google