A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Aula 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Aula 3."— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Aula 3

2 Contabilidade Princípios Fundamentais de Contabilidade
3.1 Os princípios e sua observância; 3.2 Princípio da Entidade; 3.3 Princípio da Continuidade; 3.4 Princípio da Oportunidade; 3.5 Princípio do Registro pelo Valor Original; 3.6 Princípio da Atualização Monetária; 3.7 Princípio da Competência; 3.8 Princípio da Prudência;

3 Postulados Ambientais Da Contabilidade
Postulado da entidade contábil: “A contabilidade é mantida para as entidades; os sócios ou quotistas destas não se confundem, para efeito contábil, com aquelas ...” Postulado da continuidade das entidades Para a contabilidade, a entidade é um organismo vivo que irá viver (operar) por um longo período de tempo (indeterminado) até que surjam fortes evidências em contrário...”

4 Contabilidade Diferença entre Objetivos e Princípios Objetivos:
fornecer informação econômica relevante para cada usuário poder tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. Princípios: são a forma, o meio e a estrutura que a disciplina se utiliza para se chegar aos objetivos.

5 Contabilidade Princípios:
Utilizados como elementos disciplinadores do comportamento do profissional no exercício da Contabilidade. permitem aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade delimitam e qualificam o campo de atuação da Contabilidade. Não são eternos, em razão da dinamicidade e evolução da ciência contábil finalidade: servir de guias ou parâmetros para o registro de fato e elaboração de demonstrações dentro de regras uniformes que facilitem a função informativa da contabilidade.

6 Contabilidade Princípio da Entidade Princípio da Continuidade
Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial Necessidade de diferenciação de um patrimônio particular do universo de patrimônio existente patrimônio da empresa não se confunde com dos seus sócios Princípio da Continuidade entidade como algo capaz de produzir riquezas ativos da entidade (bens e direitos, exceto os estoques) são para desenvolver atividades para gerarem receitas superiores às despesas, em busca de lucro. Informações contábeis representando o patrimônio dentro da expectativa de operação por um período indefinidamente longo.

7 Contabilidade Princípio da Oportunidade
todo fato deve ser registrado mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência. Princípio do Registro pelo Valor Original Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações efetuadas (custo de aquisição ou custo histórico). Princípio da Competência do Exercício As receitas e despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorrem independentemente do seu pagamento ou recebimento. Princípio da Prudência Deve ser considerado para avaliar o provável efeito de um evento sobre o patrimônio, diante de duas ou mais alternativas que ele julgue igualmente possíveis de se materializar. Nesse caso, deve ser adotada a opção de que resulte menor valor para o ativo ou maior valor para o passivo exigível.

8 Princípio do Registro pelo Valor Original Observação
Uma vez integrado ao ativo, o valor do bem pode sofrer variações em razão destes fatores: Custo corrente: O ativo inicialmente registrado pelo custo histórico, terá seu valor corrente como sendo o desembolso necessário para adquiri-lo no mercado caso seja tomada como base a data das demonstrações, considerando o estado em que se encontra, e não o custo de um bem novo igual ou semelhante. O passivo registrado contabilmente pelo custo histórico terá valor corrente equivalente ao que seria desembolsado para quitá-lo na data das demonstrações, sem desconto a valor presente. Valor realizável: Consiste no valor que seria apurado na hipótese de o ativo ser vendido em condições normais. Já o valor realizável (ou exigível) de um passivo é o que seria desembolsado, sem desconto a valor presente, para quitá-lo.

9 Princípio do Registro pelo Valor Original Observação
Fatores responsáveis pela variação do custo histórico: Valor presente É o valor atual do fluxo futuro de caixa que o ativo vai gerar. É o que acontece, por exemplo, no caso do ajuste a valor presente de contas a receber realizáveis a longo prazo. No caso do passivo é o valor atual dos pagamentos que serão necessários para saldá-lo. Valor justo Trata-se do valor pelo qual o ativo poderia ser trocado ou o passivo quitado sem favorecimento entre as partes. Não pode ser um preço acima ou abaixo do mercado, em benefício ou prejuízo de uma das partes, como é possível acontecer nas transações entre pessoas ligadas.

10 Princípio do Registro pelo Valor Original Observação
Fatores responsáveis pela variação do custo histórico: Atualização monetária Extinto princípio da atualização monetária, agora como um dos critérios para registro das variações do custo histórico. A atualização monetária não representa aumento real de valor, e sim um mecanismo de manutenção do poder aquisitivo original dos valores registrados contabilmente. Com os efeitos da inflação, se não for adotada a atualização monetária, os valores registrados pela contabilidade deixam de representar o poder de compra original.

11 Convenções Convenção da Objetividade Convenção da Materialidade
Os registros contábeis devem ter suporte em documentos idôneos, normas escritas, consenso profissional e práticas geralmente aceitas. Convenção da Materialidade O contador deverá sempre avaliar a influência e a materialidade da informação evidenciada ou negada ao usuário, levando-se em conta a relação custo x benefício. Informações relevantes: o critério adotado diverge entre empresas, em segmentos de mercado, em determinadas momentos econômicos.

12 Convenções Convenção do Conservadorismo Convenção da Consistência
Entre conjuntos alternativos de avaliação para o patrimônio igualmente válido, a contabilidade escolherá o que representar o menor valor atual para o Ativo e o maior para as Obrigações. Hipótese: Menor valor para o patrimônio líquido, evitando-se assim excessos de valorização de alguns administradores/proprietários da empresa. Convenção da Consistência Manutenção de critérios, princípios e avaliações consistentes uma vez adotado determinado procedimento ele não deverá se alterado aleatoriamente, prejudicando a comparabilidade de exercícios anteriores. Caso a alteração do procedimento seja fundamental: evidenciar em notas explicativas tal ocorrência e os efeitos dela decorrentes, tanto sobre o patrimônio como um todo o resultado final.


Carregar ppt "Contabilidade Aula 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google