A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força."— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força e caráter”. Prof. José Pereira de Oliveira James C. Hunter

2 CULTURA ORGANIZACIONAL “A cultura representa a linguagem, as atitudes, as convicções e os costumes de uma organização”. Torres (1997) “É o conjunto de valores, crenças., ideologias, normas, regras, representações, rituais, símbolos, hábitos, rotinas, mitos, cerimônias, formas de interação, formas de comunicação e até mesmo as práticas dos atores localizados em determinada organização”. Muchinsky (2004)

3 ORIGEM NOS FUNDADORES INFLUÊNCIA DO AMBIENTE EXTERNO RELAÇÕES INTERPESSOAIS CARACTERÍSTICAS DE CULTURA ORGANIZACIONAL IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.

4 CARACTERÍSTICAS DE CULTURA ORGANIZACIONAL PROCESSOS HUMANOS IMPORTANTES. COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. INTEGRAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE. DELEGAÇÃO E EMPOWERMENT. MOTIVAÇÃO E RECONHECIMENTO. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO. CAPACIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. TOMADA DE DECISÃO. LIDERANÇA.

5 “Compreender a cultura de uma organização é vital para compreender o comportamento observado na organização”. CULTURA ORGANIZACIONAL (SCHEIN, 1996)

6 O LÍDER NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL CONSTRUCTOS DAS ORGANIZAÇÕES CULTURA – NORMAS - PAPÉIS As organizações diferem em cultura, assim como os indivíduos diferem em competências. Da mesma forma como certos tipos de pessoas se adaptam melhor a alguns trabalhos, certas culturas promovem determinados comportamentos.

7 O LÍDER NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL LÍDER “O novo líder em todos os níveis e em todos os campos do trabalho humano é, na realidade, um construtor da cultura organizacional”. Soto, 2002 LIDERANÇA NÃO É GERÊNCIA “Gerência é o que fazemos, liderança é o que somos”. James C. Hunter

8 O LÍDER COMO CONSTRUTOR TAREFAS DO LÍDER CRIAR E COMPARTILHAR UMA VISÃO DE FUTURO. DEFINIR A MISSÃO E O CÓDIGO DE VALORES. COMUNICAR A MISSÃO E SER CONGRUENTE. PATROCINAR AS MUDANÇAS. PRIORIZAR DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS. CRIAR E MANTER UM PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA. SER TRANSPARENTE NOS OBJETIVOS E ORIENTADO AOS RESULTADOS. FORTALECER O TRABALHO EM EQUIPE. MANTER DIÁLOGO PESSOAL. PROMOVER O CAPITAL INTELECTUAL DE SUA ORGANIZAÇÃO.

9 O LÍDER COMO PROMOTOR DO CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL INTELECTUAL “CAPITAL INTELECTUAL É O ACÚMULO, O INVENTÁRIO OU A SOMA DE CONHECIMENTOS EXPRESSOS. AS DIMENSÕES DO CAPITAL INTELECTUAL TECNOLOGIA. INFORMAÇÃO. HABILIDADES HUMANO-ADMINISTRATIVAS. Soto, 2002

10 O LÍDER COMO PROMOTOR DO CAPITAL INTELECTUAL “TODO ESSE CONHECIMENTO REUNIDO É SEU CAPITAL INTELECTUAL, EM OUTRAS PALAVRAS, É A SOMA DO QUE TODOS SABEM NA EMPRESA, O QUE DÁ A ELA UMA VANTAGEM COMPETITIVA.” “AS EMPRESAS VISIONÁRIAS, EXCELENTES E DE NÍVEL MUNDIAL TÊM COMO PRIORIDADE ESTRATÉGICA SUA PRÓPRIA CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO INTERNO E A OTIMIZAÇÃO DO SEU CAPITAL INTELECTUAL. SOMENTE DESSA MANEIRA PODEM RESPONDER ÀS NECESSIDADES DO MERCADO E DO CLIENTE E, POR ESSA RAZÃO SEREM EMPRESAS ALTAMENTE RENTÁVEIS.” (SOTO, 2002)

11 Exercício da Influência e do Poder Soto, 2002 Os líderes precisam ter habilidades para influenciar o comportamento de outras pessoas; Disposição para absorver o estresse impessoal; Capacidade para estruturar as interações sociais necessárias às suas tarefas; Confiança em si mesmo; Energia para tomar iniciativas em situações sociais.

12 Algumas características comuns aos líderes Soto, 2002  Senso de responsabilidade  Tendência a completar tarefas  Energia e persistência para atingir objetivos  Disposição para tolerar frustrações e atrasos  Propensão a correr riscos  Originalidade na tomada de decisão  Disposição para aceitar as conseqüências da tomada de decisão e ação

13 Algumas práticas e atitudes de liderança  Principais atributos de liderança QI (poder mental) QE (inteligência emocional) Sabedoria (perspicácia para negócios e técnica) Crescimento (desenvolvimento pessoal) Ego (forte senso do eu)  Principais práticas de liderança Dizer (orientar) Vender (Influenciar os outros) Iniciar (fazer as coisas acontecerem) Relacionar-se (estabelecer relações)

14 Liderança como influência  Liderança é um processo em que as partes envolvidas se influenciam mutuamente de forma específica  Influência é qualquer ato ou ato potencial que afeta o comportamento de outra(s) pessoa(s)  São necessário pelo menos dois para existir influência,  Liderança é a influência líquida no rumo desejado pela pessoa que a exerce.

15 Influência  Influência especializada é alicerçada em conhecimentos específicos.  Influência decorrente do charme pessoal é o carisma.  Tipos de influência: Legítima - influência aceita, pelos submetidos a ela, como um direito de quem a exerce Ilegítima – influência não aceita pelos submetidos a ela, como um direito de quem a exerce Formal – determinada pela função ou cargo Informal – alicerçada na experiência ou carisma

16 Pessoas são influenciadas por meio de:  Submissão Medo de quem exerce a influencia.  Identificação Atração por quem influencia.  Internalização Crença nas crenças de quem influencia.  PODER é a capacidade de exercer influência, de fazer as coisas acontecerem.

17 Poder x Autoridade  Poder – é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.  Autoridade – é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. (James C. Hunter)

18 O QUE OS LÍDERES FAZEM?  Os líderes são incansáveis em melhorar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar, treinar e reforçar a autoconfiança;  Os líderes se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão, mas também para que a vivenciem e a respirem;  Os líderes se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo;  Os líderes angariam confiança com fraqueza, transparência e reconhecendo os méritos alheios;

19 O QUE OS LÍDERES FAZEM?  Os líderes são incansáveis em melhorar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar, treinar e reforçar a autoconfiança;  Os líderes se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão, mas também para que a vivenciem e a respirem;  Os líderes se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo;  Os líderes angariam confiança com fraqueza, transparência e reconhecendo os méritos alheios;

20 O QUE OS LÍDERES FAZEM?  Os líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e agir com base no instinto;  Os líderes questionam e instigam, por meio de uma curiosidade constante que se aproxima do ceticismo, esforçando-se para que suas perguntas sejam respondidas com ação;  Os líderes inspiram a assunção de riscos e o aprendizado constante, dando o exemplo;  Os líderes comemoram. Jack Welch, 2005.

21 COMO LÍDER VOCÊ PRECISA:  Avaliar – certificando-se de que as pessoas certas estão nas funções certas, apoiando e promovendo as que estão e afastando as que não estão.  Treinar – orientando, criticando e ajudando cada um a melhorar seu desempenho sob todos os aspectos.  Construir a autoconfiança – derramando encorajamento, solicitude e reconhecimento.


Carregar ppt "LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google