A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ano lectivo 2009/2010. No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ano lectivo 2009/2010. No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa."— Transcrição da apresentação:

1 Ano lectivo 2009/2010

2 No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras. Jacques ‐ Bénigne Bossuet Manifesto da Biblioteca Escolar (UNESCO/IFLA) Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação. Manifesto da Biblioteca Escolar (UNESCO/IFLA) Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação. Segundo Ross Todd, a marca de uma biblioteca do século XXI está nas acções e evidências que mostram que a biblioteca faz a verdadeira diferença e contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento da compreensão humana, logo, faz a construção de conhecimento. 11-02-2016 2

3 Evolução do conceito biblioteca A biblioteca ontem…A biblioteca hoje… Concepção centrada no espaço… Acesso à BE apenas para trabalhar e aceder a equipamentos e à informação; …e nos recursos : A informação apenas era tratada, organizada e disponibilizada; Concepção alargada BE, espaço de conhecimento Disseminação de espaços, de formas de aprendizagem e de produção de conhecimento; “espaço de conexões de links e multi- referências”; Múltiplos equipamentos; Democratizada e ao alcance de todos os utilizadores. 11-02-2016 3

4 Estudos internacionais concluem que… Biblioteca escolar com colecção adequada e recursos humanos qualificados Escola com envolvimento dos diferentes actores Sucesso educativo 11-02-2016 4

5 Ligação escola/biblioteca por, Katherine Mansfield 11-02-2016 5

6 Ligação escola/biblioteca 11-02-2016 6

7 AVALIAR PARA QUÊ? Avaliar para mudar Mudar para melhorar “Medir o sucesso não é um fim em si, é uma ferramenta para a melhoria.” Elspeth S Scott “Medir o sucesso não é um fim em si, é uma ferramenta para a melhoria.” Elspeth S Scott 11-02-2016 7

8 AVALIAR PORQUÊ? Porque queremos saber… O que fazemos Como sabemos Para onde vamos Como fazemos 11-02-2016 8

9 QUEM ESTÁ IMPLICADO NO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO? Conselhos de TurmaDepartamentosConselho Pedagógico Turmas Professores, alunos, pais Funcionários Direcção ESCOLA 11-02-2016 9

10 Análise SWOT AMEAÇAS PONTOS FORTES ACÇÕES A IMPLEMENTAR PONTOS FRACOS OPORTUNIDA DES 11-02-2016 10

11 COMO AVALIAMOS? MAABE 11-02-2016 11 Organiza-se em quatro domínios (cruciais ao desenvolvimento e qualidade das bibliotecas escolares) e num conjunto de indicadores sobre os quais assenta o trabalho da biblioteca escolar. Criado de forma a ser facilmente perceptível pela Direcção e por todos os elementos da escola. Pretende ser um instrumento de melhoria.

12 O QUE AVALIAMOS? 11-02-2016 12 DOMÍNIOS A. Apoio ao desenvolvimento curricular B. Leitura e literacias C. Projectos, parcerias e actividades livres e de abertura à comunidade D. Gestão da BE SUBDOMÍNIOS A.1. Articulação curricular da BE com as estruturas pedagógicas e os docentes C.1. Apoio a actividades livres, extra-curriculares e de enriquecimento curricular D.1 Articulação da BE com a Escola/Agrupamento. Acesso a serviços prestados pela BE A.2. Desenvolvimento da literacia da informação C.2. Projectos e parcerias D.2. Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços D.3. Gestão da colecção

13 EM QUE NOS BASEAMOS? ( Action and evidence- based, learning-centered practice - Ross Todd) 11-02-2016 13 Recolha de evidências Onde? PE PCT PAA PE PCT PAA ACTAS RELATOS DE ACTIVIDADES ACTAS RELATOS DE ACTIVIDADES MATERIAIS PRODUZIDOS PELA BE ESTATÍSTICAS TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS INQUÉRITOS ENTREVISTAS INQUÉRITOS ENTREVISTAS

14 Escala de classificação EXCELENTE BOM SATISFATÓRIO FRACO 11-02-2016 14 O trabalho desenvolvido é de grande qualidade tem grande impacto nas aprendizagens dos alunos e nas práticas dos docentes. A BE é um “recurso indutor de inovação”. O trabalho é de qualidade, tem algum impacto mas ainda há caminho a percorrer para melhorar alguns aspectos. A BE começou a desenvolver trabalho mas ainda não tem muito impacto pelo que é necessário melhorar o seu desempenho. Não há trabalho sistemático e não tem qualquer impacto. É preciso proceder a grandes mudanças das práticas.

15 Para onde vamos? Elaboração de um relatório que dê uma “visão holística do funcionamento da BE”: 11-02-2016 15 Pontos fortes Pontos fracos Acções para a melhoria

16 Etapas de aplicação do modelo 11-02-2016 16 Escolher um domínio por ano Adaptar o modelo à escola e ao PE Divulgar o modelo à comunidade Definir a calendarização do processo Recolher evidências Aplicar inquéritos (20% de professores; 10% de alunos) Tratar a informação recolhida Estabelecer os perfis de desempenho (com envolvimento de todo o agrupamento) Elaborar o relatório Elaborar o plano de melhoria Discutir e aprovar o relatório e o plano de melhoria em CP Divulgar os documentos elaborados à comunidade

17 11-02-2016 17 Conselho Pedagógico Página da escola Blogue Jornal escolar Divulgação do relatório e do plano de melhoria

18 Impactos esperados BEComunidade Inclusão da prática de recolha de evidências para uma avaliação fundamentada e um planeamento orientado em função das necessidades dos utilizadores e objectivos do PE Gestão orientada para a construção de saberes e sucesso escolar Trabalho colaborativo professores/BE Tomada de consciência, por parte dos alunos e dos pais, da importância da BE para o desenvolvimento dos alunos e para o sucesso educativo 11-02-2016 18

19 Conclusão 11-02-2016 19 Auto- avaliação Inovação e melhoria de resultados Mudança: (objectivos e estratégias) Mudança: (objectivos e estratégias) Auto-Avaliação BE Avaliação externa da escola E amanhã não seremos o que fomos nem o que somos. Ovídio E amanhã não seremos o que fomos nem o que somos. Ovídio

20 BIBLIOGRAFIA Conde, Elsa, Martins, Rosa – “Modelo de auto-avaliação da Biblioteca Escolar: Princípios estrutura e metodologias de operacionalização”, Gabinete da RBE, Newsletter n.º 5 Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (2009) - Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Johnson, Doug (2005) - “Getting the Most from Your School Library Media Program” http://www.doug-johnson.com/dougwri/getting-the-most-from-your-school-library- media-program-1.html [consultado em 17/11/2009] http://www.doug-johnson.com/dougwri/getting-the-most-from-your-school-library- media-program-1.html Johnson, Doug (2007) - “A 13 Point Library Media Program Checklist for School Principals” http://www.doug-johnson.com/dougwri/13-point-checklist.html [consultado em 17/11/2009]http://www.doug-johnson.com/dougwri/13-point-checklist.html Scott, Elspeth S - (2002) “How good is your school library resource centre? An introduction to performance measurement”. 68th IFLA Council and General Conference Todd, Ross (2001) - “Transitions for preferred futures of school libraries: Knowledge space, not information place - Connections, not collections - Actions, not positions - Evidence, not advocacy “. The 2001 IASL Conference Todd, Ross (2008) - “The Evidence-Based Manifesto for School Librarians. If school librarians can’t prove they make a difference, they may cease to exist”. School Library Journal, 4/1/2008. http://www.schoollibraryjournal.com/article/CA6545434.html [consultado em 18/11/2009]http://www.schoollibraryjournal.com/article/CA6545434.html 11-02-2016 20

21 Agrupamento de Escolas de Arrifana, Santa Maria da Feira Novembro 2009 11-02-2016 21


Carregar ppt "Ano lectivo 2009/2010. No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google