A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

15 anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "15 anos."— Transcrição da apresentação:

1 15 anos

2 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE - NR10
PS-015 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE - NR10

3 TREINAMENTO PS-015 OBJETIVO:
Este procedimento visa definir ações para atendimento às exigências da Norma Regulamentadora NR-10.

4 Atividade Função Gerente RD CAD COLAB.
RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES As responsabilidades e autoridades deste procedimento são conforme o quadro abaixo: Atividade Função Gerente RD CAD COLAB. Ficha Profissional – Anexo 8 – PS-010 – Gestão de Recursos e da Competência E-A - E Autorização para Executar Serviços com Eletricidade – Anexo 1 Legenda: E – Elabora A - Aprova

5 Metodologia Medidas de Controle
A Elbi possui carga instalada inferior a 75 kW, mantendo o diagrama unifilar atualizado das instalações elétricas do seu estabelecimento com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. No anexo 2 é apresentado este documento. Habilitação, Qualificação, Capacitação e Autorização dos Trabalhadores A Elbi considerada trabalhador qualificado aquele que comprova a conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. Esta informação é registrada na Ficha Profissional, destacando-se a entidade de ensino.

6 A Elbi considera profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. Esta informação é registrada na Ficha Profissional, destacando-se o nº de registro no conselho de classe. OBS: A Ficha Profissional a ser preenchida encontra-se no caminho: Z:\S G Q\ Controle da Qualidade ELBI –Outras Opções – Ficha Profissonal. Aqueles trabalhadores da área de elétrica que não se enquadram no disposto anteriormente são capacitados pela ELBI sob orientação e responsabilidade dos profissionais habilitados e autorizados que compõem o CAD, e trabalham sob a responsabilidade dos gerentes, que são profissionais habilitados e autorizados. Esta informação é registrada na Ficha Profissional, destacando-se a realização de curso específico ou experiência anterior comprovada.

7 Os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados são considerados autorizados, com anuência formal da Elbi, quando, além do exposto acima, tenham participado com avaliação e aproveitamento satisfatórios em treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II da NR 10 comprovado. Os registros de comprovação, contendo a informação da data e qual empresa ministrou os treinamentos, estão na Ficha Profissional e as autorizações contendo sua abrangência, ficam arquivadas na pasta de cada colaborador, e são elaboradas conforme modelos do Anexo 1.

8 A Elbi realizará um treinamento de reciclagem bienal (dois anos) e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir: a) troca de função ou mudança de empresa; b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses. Esta informação é registrada na Ficha Profissional, destacando-se a situação que motivou o treinamento e a data de sua realização. A carga horária e o conteúdo programático dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento do exposto acima atenderão as necessidades da situação que o motivou. Os trabalhos em áreas classificadas serão precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido no local de trabalho.

9 Segurança em instalações elétricas desenergizadas
Medidas de Controle Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo: a) Seccionamento e/ou neutralização da fonte geradora; b) Impedimento de reenergização; c) Constatação da ausência de tensão; ► Detector de Tensão d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada;

10 f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
Uso de Cadeados de Bloqueio Identificados, Cartão de Identificação, Algema de Bloqueio etc. FRENTE VERSO

11

12 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a seqüência de procedimentos abaixo: 1º Retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos; 2º Retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização; 3º Remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais; 4º Remoção da sinalização de impedimento de reenergização; 5º Destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento.

13 Anexo – 1: – Autorização para Executar Serviços com Eletricidade
Z:\S G Q\Procedimentos do Sistema\Formulários\Formulários Revisão atual Cargo/Função

14

15

16

17

18

19 Anexo – 2: - Diagrama Unifilar
Z:\S G Q\Procedimentos do Sistema\Formulários\Formulários Revisão atual

20

21

22

23 Agradece o empenho e a participação


Carregar ppt "15 anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google