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Estratégias de Marketing

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Apresentação em tema: "Estratégias de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Marketing
Aula 15 MKT Esportivo Estratégias de Marketing

2 Origem MKT Esportivo O marketing esportivo apareceu pela primeira vez na década de 1870 em cartões de tabaco que traziam jogadores de beisebol. Porém, o crescimento considerável do marketing esportivo foi observado efetivamente nos últimos 70 anos com o desenvolvimento da cobertura de televisão. Em 1939, pela primeira vez um jogo da Liga de Beisebol dos Estados Unidos foi transmitido pela televisão.

3 O Esporte, como negócio, hoje é encarado de forma séria, pois tem um prestigio incomparável advém da imagem e do prestígio que o mesmo proporciona tanto ao atleta como a indústria. A indústria esportiva mundial movimenta bilhões de dólares anualmente, e o segmento esportivo é amplo e complexo, tendo em vista que existem mais de 140 modalidades esportivas sendo praticada em todo o mundo.

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5 Audiência Televisiva - Esportes
Fonte :

6 Característica MKT Esportivo no Brasil
No Brasil, de acordo com Machado e Zem (2004) o Marketing Esportivo teve origem entre os anos 70 e 80, quando o esporte brasileiro começou a despertar interesse da juventude, fazendo com que a mídia intensificasse sua divulgação, aproveitando-se de novos talentos recém descobertos como Oscar, Paula e Hortência (basquete), Bernard (vôlei) e Zico (futebol), entre outros.   

7 Característica MKT Esportivo no Brasil
Nos anos 90 e 2000 o marketing esportivo se consolidou ainda no país, principalmente após a conquista da copa do mundo FIFA nos anos de 1994 e 2002 pela seleção brasileira; a consolidação do campeonato brasileiro e os campeonatos estaduais. Atualmente, esse segmento encontra-se em franca expansão, o que indica que cada vez mais as empresas estão investindo suas verbas em marketing esportivo no Brasil.

8 Patrocínios Marketing Esportivo é associado a ativação dos contratos de patrocínios. O patrocínio nos esportes confere força às marcas. Os principais propósitos, são criar uma conexão entre a marca e o símbolo do esporte e comunicar essa conexão aos consumidores.

9 Característica MKT Esportivo no Brasil
No Brasil, o marketing esportivo, o famoso patrocínio é a principal fonte de recursos para clubes de futebol e times de outras modalidades de esportes. Não obstante, a forma de exploração desse segmento ainda deixa muito a desejar, isto porque as ações concentram-se apenas na estampar de nomes e logomarcas nas camisas dos atletas. Na Europa e nos Estados Unidos esse segmento é amplamente explorado e abrangem todas as áreas esportivas. Segundo Fábio Wolff (2011) existe uma conscientização maior dos patrocinadores na utilização das ferramentas do marketing esportivo, mas aquém do que pode ser realizado (

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11 “P” Promoção = MKT Esportivo
O marketing esportivo é um tipo de mídia alternativa utilizada para a maximização da exposição de uma marca e/ou produto, sendo que a empresa que investe no marketing esportivo deverá, também ter uma ação de propaganda para explicar quais são os produtos que a marca vende.

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19 Fonte de Recursos Através de Licensing

20 1º Evento Esportivo – Patrocínio 100% Privado

21 Clubes de Futebol com Programas de Fidelização

22 Clubes Mundiais com maior número de sócios torcedores

23 MKT Esportivo - Links no youtube

24 Atividade Prática Equipes deverão escolher alguma modalidade esportiva, ou, clube / associação esportiva que tenha fonte de arrecadação através do MKT Esportivo.

25 Referências BECHARA, Marco. Marketing Esportivo: resultados com ética e compromisso social Disponível em: Acesso em: 26 de abr BERTOLDO, C. P. Marketing esportivo: o esporte nas estratégias empresariais. São Paulo: Umesp, 2004. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall MACHADO, J. Roberto; ZEM, Carlos Alberto. Marketing esportivo: um estudo sobre o crescimento das instituições de ensino na prática do patrocínio esportivo Disponível em: Acesso em: 26 de abr PAIVA, Eduardo Carvalho. Estudo do conceito de marketing e análise do composto de marketing para o pet – produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC, 2001. SHIMOYAMA, Claudio; ZELA, Douglas Ricardo. Administração de marketing Disponível em: Acesso em: 26 de abr


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