A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Max Weber.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Max Weber."— Transcrição da apresentação:

1 Max Weber

2 Max Weber (1864-1920) Nasceu na Alemanha, filho de burgueses liberais.
Desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e sociologia. Foi professor em Berlim e catedrático na universidade de Heidelberg em 1895.

3 A sociedade sob uma perspectiva histórica
Positivismo: a história é o processo universal de evolução da humanidade. Faz desaparecer as particularidades históricas e individuais. Idealismo: a história é essencial para a compreensão das sociedades. A pesquisa baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam de gênese e formação, não de estágios de evolução.

4 A sociedade sob uma perspectiva histórica
Weber respeita o caráter particular e específico de cada formação social e histórica contemporânea. Assim, consegue combinar 2 perspectivas: Histórica: respeita as particularidades de cada sociedade. Sociológica: ressalta os elementos mais gerais do processo histórico.

5 A sociedade sob uma perspectiva histórica
Todo historiador trabalha com dados esparsos e fragmentados. Por isso, propôs o método compreensivo. Esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas.

6 A sociedade sob uma perspectiva histórica
Essa atitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histórico.

7 A ação social: uma ação com sentido
Seu objeto de investigação é a ação social. A conduta humana dotada de sentido, isto é, uma justificativa subjetivamente elaborada. O homem, enquanto indivíduo, passou a ter significado e especificidade. É ele que dá sentido à sua ação social, estabelece conexão entre o motivo da ação e seus efeitos.

8 A ação social: uma ação com sentido
Não existe oposição entre indivíduo e sociedade. As normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.

9 A ação social: uma ação com sentido
O motivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos. A tarefa do cientista é: Descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interessa estudar. Captar o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas consequências.

10 A ação social: uma ação com sentido
Weber distingue a ação da relação social, na relação social o sentido deve ser compartilhado. Exemplo: um sujeito que pede uma informação a outro estabelece uma ação social. Numa sala de aula, onde o objetivo da ação social dos vários sujeitos é compartilhado, existe uma relação social.

11 A tarefa do cientista O cientista, como todo indivíduo em ação, também age guiado por seus: Motivos. Cultura. Tradição. Acredita ser impossível descartar suas prenoções, como queria Durkheim.

12 A tarefa do cientista Mas deve-se conduzir o estudo com a maior objetividade na análise dos acontecimentos. Para Weber os acontecimentos que integram o social tem origem nos indivíduos. O cientista parte de uma preocupação com significado subjetivo, tanto para ele como para os demais indivíduos que compõem a sociedade.

13 A tarefa do cientista Sua meta é compreender, buscar os nexos causais que dêem o sentido da ação social. O que garante a cientificidade de uma explicação é o método de reflexão, não a objetividade pura dos fatos.

14 O tipo ideal Para explicar os fatos sociais Weber propôs um instrumento de análise que chamou de tipo ideal. É um instrumento de análise científica que permite: A construção do pensamento. Conceituar fenômenos e formações sociais. Identificar na realidade observada suas manifestações. Comparar tais manifestações.

15 A ética protestante Relaciona o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Os três tipos de dominação: A dominação tradicional: legitimidade baseada na tradição. A dominação carismática: legitimidade baseada no carisma do líder. A dominação racional-legal: legitimidade baseada na lei e na racionalidade (adequação entre os meios e fins) que está por trás da lei.

16 Para lembrar! Weber desenvolveu suas análises de forma mais independente das ciências exatas e naturais. Foi capaz de compreender a especificidade das ciências humanas como aquelas que estudam o homem como um ser diferente dos demais e, portanto, sujeito a leis de ação e comportamento próprios.


Carregar ppt "Max Weber."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google