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A ORGANIZACÃO E AS CONDICÕES DE TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUACÃO Fernando Henrique Protetti (autor) Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza (orientadora)

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Apresentação em tema: "A ORGANIZACÃO E AS CONDICÕES DE TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUACÃO Fernando Henrique Protetti (autor) Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza (orientadora)"— Transcrição da apresentação:

1 A ORGANIZACÃO E AS CONDICÕES DE TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUACÃO Fernando Henrique Protetti (autor) Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza (orientadora) A seleção, os dados e as informações das produções acadêmicas existentes sobre a temática foram obtidos no Banco de Teses da CAPES (capesdw.capes.gov.br/caesdw). capesdw.capes.gov.br/caesdw Por sua vez, a problematização da literatura especializada possibilitou a (re)construção do contexto social de produção das teses e dissertações selecionadas. O objetivo deste TCC foi realizar um estado da arte de teses e dissertações que investigaram a organização e as condições de trabalho docente na pós-graduação, tendo em vista verificar o processo de intensificação do trabalho na pós-graduação. Para tornar viável este objetivo maior, estabeleceu-se como objetivos específicos: compreender o processo de intensificação do trabalho e do trabalho docente; compreender o processo de intensificação do trabalho e do trabalho docente; descrever, e compreender o contexto social de produção, das teses e dissertações que investigaram a temática “organização e condições do trabalho docente na pós-graduação”; e, descrever, e compreender o contexto social de produção, das teses e dissertações que investigaram a temática “organização e condições do trabalho docente na pós-graduação”; e, verificar, e analisar, nas produções acadêmicas selecionadas, o processo de intensificação do trabalho docente na pós- graduação. verificar, e analisar, nas produções acadêmicas selecionadas, o processo de intensificação do trabalho docente na pós- graduação. A análise das 11 produções acadêmicas localizadas no período de 2008-2011 permite afirmar que: 2011 é o ano com a maior quantidade de produções acadêmicas, 63,6% do total das pesquisas; 2011 é o ano com a maior quantidade de produções acadêmicas, 63,6% do total das pesquisas; a maioria das produções acadêmicas são provenientes de dissertações de mestrado; a maioria das produções acadêmicas são provenientes de dissertações de mestrado; a tese Silva (2008) é a primeira produção acadêmica do período, e o livro de Sguissardi e Silva Júnior (2009), Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico, legitimou o “trabalho docente na pós-graduação” como objeto de investigação; a tese Silva (2008) é a primeira produção acadêmica do período, e o livro de Sguissardi e Silva Júnior (2009), Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico, legitimou o “trabalho docente na pós-graduação” como objeto de investigação; a maioria das produções acadêmicas originam-se de IES públicas e universidades federais, respectivamente, 72,75% e 54,55% do total das pesquisas; a maioria das produções acadêmicas originam-se de IES públicas e universidades federais, respectivamente, 72,75% e 54,55% do total das pesquisas; a área de Educação concentra a maior quantidade de produções acadêmicas no período 2008-2011, 81,82% do total; a área de Educação concentra a maior quantidade de produções acadêmicas no período 2008-2011, 81,82% do total; os temas mais recorrentes das pesquisas são “Trabalho docente”, “Políticas de educação superior”, “Produtivismo acadêmico”, “Políticas de avaliação”, “Pós-graduação” e “Universidade”. os temas mais recorrentes das pesquisas são “Trabalho docente”, “Políticas de educação superior”, “Produtivismo acadêmico”, “Políticas de avaliação”, “Pós-graduação” e “Universidade”. O contexto social de produção das teses e dissertações selecionadas revela que a atual política de pós-graduação no país, com destaque para o “Modelo CAPES de Avaliação” (e financiamento) da pós-graduação, tem induzido alterações significativas na organização e nas condições de trabalho docente na pós-graduação (BIANCHETTI; SGUISSARDI, 2009). REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO OBJETIVOSOBJETIVOS INTRODUCÃOINTRODUCÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIASREFERÊNCIAS FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DAL ROSSO, S. Mais trabalho!: a intensidade do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008. BIANCHETTI, L.; SGUISSARDI, V. (Orgs.). Dilemas da Pós-Graduação. Gestão e avaliação. Campinas: Autores Associados, 2009. SILVA, M. das G. M. da. Trabalho Docente na Pós-Graduação: a lógica da produtividade em questão. 2008. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J. dos R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009. CONCLUSÕESCONCLUSÕES Adotou-se como referencial teórico a perspectiva marxista, a partir dos estudos de Dal Rosso (2008) sobre a “intensificação do labor” na sociedade contemporânea. Para a realização do estado da arte sobre a organização e as condições de trabalho docente na pós-graduação optou-se pelo emprego da pesquisa bibliográfica (FERREIRA, 2002, p. 258). Independentemente da natureza, dos objetivos, dos referenciais teórico-metodológicos e das conclusões das produções acadêmicas analisadas, nos depoimentos de professores universitários entrevistados verificou-se o processo de intensificação do trabalho docente na pós-graduação, tendo em vista a presença dos instrumentos de intensificação do trabalho: alongamento das jornadas, ritmo e velocidade, acúmulo de atividades, polivalência e gestão por resultados. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investigou o estado de arte sobre a organização e as condições de trabalho docente na pós-graduação. A leitura e análise da teses de doutorado e das dissertações de mestrado sobre a temática possibilitaram melhor compreender as recentes alterações no trabalho dos professores universitários na pós-graduação.


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