Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRafaela Andrade Igrejas Alterado mais de 8 anos atrás
1
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
2000 – 6º edição Teoria das decisões
2
Teoria das Decisões de Herbert Simon (O Comportamento Administrativo, 1950)
A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Simon, um emblemático da Escola Comportamental da Administração Convencional e da Escola Cognitiva do Pensamento Estratégico - Prêmio Nobel de Economia em 1978 – influenciando os seguidores com a visão que o mundo é grande e complexo, ao passo que o cérebro humano e sua capacidade de processamento de informações são altamente limitados.
3
Teoria das Decisões de Herbert Simon (O Comportamento Administrativo, 1950)
A organização é um sistema de decisões. Todas as pessoas, em todos os níveis organizacionais estão continuamente tomando decisões relacionadas ou não com o seu trabalho. Toda decisão envolve seis elementos: tomador de decisão, objetivos, preferências (critérios), estratégia (curso de ação), situação (aspectos do ambiente), resultado.
4
Teoria das Decisões de Herbert Simon (O Comportamento Administrativo, 1950)
Etapas do processo decisório: percepção da situação que envolve o problema; análise e definição do problema; definição dos objetivos; procura de alternativas de solução ou de cursos de ação; escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos; avaliação e comparação das alternativas; Implementação da alternativa escolhida.
5
Teoria das Decisões de Herbert Simon (O Comportamento Administrativo, 1950)
Conseqüências da Teoria das Decisões: Racionalidade limitada; Imperfeição das decisões; Relatividades das decisões; Hierarquização das decisões; Racionalidade administrativa; Influência organizacional
6
Teoria das Decisões de Herbert Simon (O Comportamento Administrativo, 1950)
Homem Administrativo O tomador de decisões evita a incerteza e segue as regras padronizadas. Mantém as regras e as redefine somente quando sob pressão ou crise. Quando o ambiente passa por situações que afloram o processo decisorial, a organização é lenta. O tomador de decisões tenta utilizar seu modelo atual para lidar com as condições modificadas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.