A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO."— Transcrição da apresentação:

1 DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO

2 DEFINIÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA DA PESQUISA (O que pesquisar?) Quando falamos que queremos fazer uma pesquisa sobre: Criança e Adolescente, Família, Programa Bolsa Família (PBF), Movimentos Sociais, etc., estamos falando de um tema, isto é, de um assunto ou de uma grande área de interesse que queremos aprofundar. Mas isso não é suficiente para começarmos a definir a pesquisa; precisamos fazer um recorte particular ou mais preciso do assunto ou do tema.

3 O que queremos investigar da família, do PBF, dos movimentos sociais? Família – As relações familiares?, As estratégias de sobrevivência das famílias diante de situações sociais graves?, Famílias chefiadas por mulheres?, etc. PBF – As condicionalidades do programa?, os impactos causados pelo programa?, etc. Movimentos Sociais – As conquistas reais dos movimentos sociais?

4 Assim, a primeira coisa que devemos fazer é colocar o problema que nos interessa pesquisar sob forma de uma pergunta de partida que exprima da melhor forma possível o que queremos, como, por exemplo: Que novas formas de estruturação existem entre as famílias? Que impacto econômico provoca o PBF para seus beneficiários? Quais dificuldades para o não cumprimento das condicionalidades do PBF?

5 A segunda pergunta a ser feita é: Terei condições para pesquisar esse problema? Terei acesso às famílias (ou sujeitos da pesquisa)? Terei acesso à instituição? O momento é adequado para a pesquisa? Terei tempo disponível para realizá-la? É viável? Esse recorte particular ou mais preciso do assunto/tema é necessário, porque pesquisar sobre todas as famílias, todos beneficiários do PBF seria muito amplo.

6 Obs.: Uma pesquisa só será realizada se for bem definido o problema que se quer conhecer.

7 QUADRO TEÓRICO É o capítulo do trabalho que tem por objetivo apresentar os estudos sobre o tema, ou sobre o problema, já enfocados por outros autores. Faz, portanto, uma revisão da literatura existente, no que concerne não só ao acervo de teorias e suas críticas, como também a trabalhos realizados que as tomam como referência.

8 É no referencial teórico que o autor aponta para o leitor as lacunas que percebe na bibliografia consultada, ou as discordâncias que com ela tem ou os pontos que considera necessário ser confirmados. É relevante ler os autores clássicos do campo no qual se insere o tema, ou problema, bem como a bibliografia recente.

9 Na construção do referencial teórico é interessante levantar o que já foi publicado a respeito do que está sendo objeto de investigação, apresentando várias posições teóricas. Tal apresentação não significa fazer o resumo de várias obras. As várias posições teóricas não devem apenas ser relatadas de forma resumida; antes, devem ser analisadas e confrontadas. Lacunas percebidas nestes trabalhos, isto é, os pontos frágeis ou não discutidos, bem como as conclusões com as quais você concorda ou discorda devem ser mencionadas e justificadas. É instigante dialogar com os autores apresentados, num diálogo que apresente profundidade, coerência, clareza e elegância.

10 Evite parágrafos jumbo; aqueles que, quando o leitor lê a última palavra, já se esqueceu do que se trata, tão grande ele é. Não abuse de transcrição de citações. Citação é a menção de uma informação colhida em outro autor. Pode ser parafraseada ou transcrita. Seja parcimonioso (econômico) com as transcrições para valorizá-las. Também não faça citação para apoiar uma idéia, se não tiver certeza da linha de raciocínio ou ideológica do autor. Também não cite fonte de segunda ao fazendo de conta que leu o original.


Carregar ppt "DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google