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Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.

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1 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação de Software Márcia Falcão (marciafalcao@yahoo.com.br) 27/03/2007 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciências da Computação

2 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Tópicos Motivação Visão geral da qualidade Conceitos do MPS-BR Estudo de caso Processo proposto Conclusão Trabalhos futuros Referências 1

3 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Motivação “Promover a melhoria de processos de homologação de software nas micro, pequenas e médias empresas, a um custo acessível.” ; A aquisição é um processo complexo, que envolve riscos. 2

4 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Motivação Porte das empresas foco: pequeno e médio; Seguimento de atuação das empresas: usuárias de software; Empresas iniciantes nos processos de qualidade de software; Incentivo para aumentar a utilização de processos de qualidade de software; Possibilidade da aplicação do modelo de qualidade MPS-BR no processo de homologação de produto de software; MOTIVAÇÃO 3

5 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Visão Geral da Qualidade Conceitos: “Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”. [Falconi]; “Totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas do cliente” [ISO/IEC 8402]; “A qualidade de um sistema é fortemente influenciada pela qualidade do processo utilizado para adquiri-lo, desenvolvê-lo e mantê-lo” [SEI]. 4

6 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Conceitos do MPS-BR MPS.BR ou “Melhoria do Processo de Software Brasileiro”; Voltado para o mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil; Níveis de maturidade: A - Em Otimização; B - Gerenciado quantitativamente; C - Definido; D - Largamente Definido; E - Parcialmente Definido; F - Gerenciado; G - Parcialmente Gerenciado; 5

7 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Estrutura do Modelo Modelo de Referência (MR-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS) Guia Geral Guia de Aquisição Guia de Avaliação Documento do Projeto ISO/IEC 12207 ISO/IEC 15504 CMMI CONCEITOS DO MPS-BR Guia de Aquisição 6

8 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Guia de Aquisição CONCEITOS DO MPS-BR 7

9 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Subprocessos do Guia de Aquisição CONCEITOS DO MPS-BR 8

10 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 CONCEITOS DO MPS-BR Subprocessos do Guia de Aquisição 9

11 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Definir critérios de aceitação; Avaliar o produto entregue; Manter conformidade com o contrato; Aceitar o produto. Produtos requeridos: Contrato; Concordância quanto aos critérios de avaliação do produto, definidos no contrato; Plano de teste do produto; Plano de aquisição; O software; Proposta do fornecedor; Especificação dos requisitos; Critérios de aceitação do produto. Subprocesso Aceitação pelo Cliente CONCEITOS DO MPS-BR 10

12 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Produtos gerados: Relatório de aceitação do produto; Relatório de resultados de testes. Contratações com organizações avaliadas segundo MA-MPS: Avaliar o produto entregue. CONCEITOS DO MPS-BR Subprocesso Aceitação pelo Cliente 11

13 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Tópicos Motivação Visão geral da qualidade Conceitos do MPS-BR Estudo de caso Processo proposto Conclusão Trabalhos futuros Referências 12

14 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Estudo de Caso Sistema: aplicação de gestão da administração pública do estado de Pernambuco; Características: Porte: grande(Qtde classes java: 26.110 – Qtde JSP: 6.475) Desenvolvimento terceirizado; Equipe de desenvolvedores: 70; Equipe de homologação: 20 gestores de negócios; 20 analistas de sistemas; Período de desenvolvimento: 1999 à 2003; Período de homologação: 2004 até 2006; 13

15 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007  A “homologação” não tinha um processo formal pré-definido;  Não foi construído um plano de homologação para possibilitar a avaliação dos 30 sistemas;  A documentação entregue pelo fornecedor, para possibilitar a homologação dos subsistemas, era incompleta e desatualizada;  A burocracia das decisões impactou muito a tomada de decisão;  O gerenciamento do escopo do projeto;  Não foram definidos os indicadores de avaliação;  Ausência de padronização nos documentos de acompanhamento gerencial;  Ausência de um plano de comunicação para o projeto;  As lições aprendidas do projeto não foram documentadas. ESTUDO DE CASO Principais problemas 14

16 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atraso de dois anos na implantação dos sistemas; Tempo longo na homologação dos produtos; Insatisfação do cliente; Desgastes entre as equipes do fornecedor e cliente; Perdas financeiras altas para a organização; Dispersão das motivações das equipes de desenvolvimento e dos usuários. ESTUDO DE CASO Principais perdas 15

17 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Processo de Homologação de Produto de Software Processo Proposto 16

18 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Foco: para organizações que usam o “software” como atividade meio, de pequeno e médio porte; Utilizado uma instância do subprocesso “Aceitação pelo Cliente” do MPS-BR, e o aprendizado obtido no estudo de caso; Esperado que na homologação: Verificar se o software atende aos requisitos especificados; Identificar oportunidades de correção das melhorias possíveis; Registrar as melhorias para as próximas versões da aplicação; Obter o aceite do produto de software pelo cliente, no tempo planejado. PROCESSO PROPOSTO Visão Geral 17

19 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Visão Geral PLANEJAREXECUTAR EMITIR O RELATÓRIO DE HOMOLOGAÇÃO PROCESSO PROPOSTO 18

20 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 1. Planejar a homologação – realizar o planejamento da homologação do produto. 2.Executar a homologação – realizar a homologação do produto. Este subprocesso pode ser realizado com uma ou várias iterações. 3.Emitir relatório da homologação do produto – finalizar a homologação do produto com a emissão do relatório, e disponibilizá-lo para os patrocinadores. Visão Geral PROCESSO PROPOSTO 19

21 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 1.Coordenador do Processo; 2.Representante Técnico do Cliente; 3.Especialista de Negócio do Cliente. Atores Envolvidos PROCESSO PROPOSTO 20

22 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Desenvolver o “Plano de Homologação”; Montar a equipe de homologação; Definir critérios de aceitação; Registrar a não conformidade com o contrato; Produtos requeridos: Solicitação do usuário / área usuária; Contrato; Procedimento de segurança da organização; Plataforma tecnológica autorizada. Processo “Planejar a Homologação de Software” PROCESSO PROPOSTO Produtos gerados: Plano de Homologação do Produto de Software; 21

23 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 PROCESSO PROPOSTO Subprocesso “Planejar a Homologação de Software” O documento “Plano para Homologação” deve ser um guia que orienta a execução da homologação. 22

24 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Instalar o software; Revisar o documento plano de homologação; Definir plano de testes; Definir unidade de avaliação; Avaliar o produto entregue; Atualizar o relatório de homologação parcial; Produtos requeridos: Plano de homologação; Projeto detalhado do produto; Critérios de avaliação acordados. Subprocesso “Executar a Homologação de Software” PROCESSO PROPOSTO Produtos gerados: Relatório de resultado de testes; Matriz de atendimento dos requisitos; Plano de homologação revisado; 23

25 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Fazer relatório final de homologação; Fazer o encerramento do projeto junto aos patrocinadores; Elaborar o documento “Lições aprendidas”. Produtos requeridos: Relatórios parciais de cada unidade homologada; Plano de homologação revisado. Subprocesso “Emitir Relatório de Homologação” PROCESSO PROPOSTO Produtos gerados: Relatório de Homologação do Produto de Software; Plano de homologação revisado; Documento “Lições aprendidas”. 24

26 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Conclusão

27 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Conclusão CONCLUSÃO Estima-se que as organizações de pequeno e médio porte, mesmo aquelas que estão no estágio inicial de qualidade de software podem aderir a um “processo de homologação de produtos de software“, podendo ter como resultado uma melhor aquisição. A adoção de um bom modelo ajuda na redução do tempo de realização da atividade, e minimiza os recursos envolvidos. 26

28 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Trabalhos Futuros CONCLUSÃO Definir detalhadamente os documentos citados na proposta; Definir um documento contendo as métricas mais usuais por tipo de produtos de software; Analisar a norma ISO/IEC 14598 - Guias de Aquisição de Produto de Software, para identificar pontos de integração com o processo proposto; Inserir no processo proposto instâncias da disciplina de Gerenciamento de Projeto, como “gerenciamento da comunicação” e “gerenciamento do escopo”. 27

29 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Referências [1] Sommerville, Ian - tradução André Maurício de Andrade, 2003; [2] MPS-BR - Guia de Aquisição – V1.1-Maio/2006; [3] Campos, Vicente Falconi – TQC Controle da Qualidade Total; [4] ISO/IEC 14598 – Guia de aquisição; [5] ISO/IEC 9126; [6] PMBOK 2000 – A Guide to Project Management Body of Knowledge. 28

30 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação de Software Márcia Falcão (marciafalcao@yahoo.com.br) 27/03/2007 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciências da Computação


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