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CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

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Apresentação em tema: "CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ADMINISTRAÇÃO Aula 08 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2 BSC PROCESSO ESTRATÉGICO E BALANCED SCORECARD Intenção estratégica
Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle Missâo Visâo Valores Diagnóstico estratégico Escolha da estratégia BSC

3 O balanced scorecard é um planejamento estratégico e de gestão que
BALANCED SCORECARD: CONCEITO E DEFINIÇÃO O balanced scorecard é um planejamento estratégico e de gestão que é amplamente utilizado pelas instituições para alinhar as atividades de negócios para a visão e a estratégia da organização, melhorar a comunicação interna e externa e monitorar o desempenho estratégico da empresa contra os objetivos.

4 Segundo Padoveze (2003), balanced scorecard é um sistema de
BALANCED SCORECARD: CONCEITO E DEFINIÇÃO Segundo Padoveze (2003), balanced scorecard é um sistema de informação para o gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiras e não-financeiras que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

5 Tradução literal: “Equilibrado cartão de marcação”
BALANCED SCORECARD: CONCEITO E DEFINIÇÃO Tradução literal: “Equilibrado cartão de marcação” ou “Cartão de marcação balanceado”

6 BALANCED SCORECARD: ORIGEM E FUNDADORES

7 Em 1992 o BSC foi apresentado ao mundo organizacional.
BALANCED SCORECARD: ORIGEM E FUNDADORES Em 1992 o BSC foi apresentado ao mundo organizacional.

8 Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado
BALANCED SCORECARD: ORIGEM E FUNDADORES Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado desenvolvida pelos professores Doutores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.

9 Medição de desempenho do negócio para o controle e o alinhamento
OBJETIVOS DO BALANCED SCORECARD Medição de desempenho do negócio para o controle e o alinhamento estratégico da organização visando: 1) – Obter clareza e consenso sobre a estratégia do negócio; 2) – Proporcionar foco no negócio; 3) – Desenvolver a liderança da alta direção; 4) – Educar a organização;

10 5) – Alinhar programas e investimentos;
OBJETIVOS DO BALANCED SCORECARD 5) – Alinhar programas e investimentos; 6) – Tornar a estratégia clara para toda a organização; 7) – Direcionar o processo de alocação de recursos e capital; 8) – Promover o aperfeiçoamento.

11 De acordo com Kaplan e Norton (1996), permite aos gestores visualizar
OBJETIVOS DO BALANCED SCORECARD De acordo com Kaplan e Norton (1996), permite aos gestores visualizar e desdobrar as estratégias em quatro perspectivas equilibradas: - Financeira; - Dos clientes; - Dos processos internos; - Do aprendizado e crescimento.

12 PERSPECTIVA FINANCEIRA:
A perspectiva financeira permite à empresa: - Entender que a estratégia financeira é o carro chefe de todo negócio. - Apontar se a execução da estratégia empresarial está realmente contribuindo para os resultados financeiros esperados. - Gerar retornos superiores a partir do capital investido. - Tornar os objetivos financeiros explícitos e ajustá-los nas diferentes fases do ciclo de crescimento do negócio.

13 PERSPECTIVA FINANCEIRA:
Medidas essenciais: I. Retorno sobre o investimento; II. Lucratividade; III. Aumento de receita; IV. Produtividade da redução de custo.

14 PERSPECTIVA DO CLIENTE:
A perspectiva dos clientes possibilita à empresa: - Alinhar suas medidas de resultado à sua satisfação; - Conquistar sua fidelidade; - Promover a retenção da marca no segmento e, com isso, aumentar a captação e lucratividade.

15 PERSPECTIVA DO CLIENTE:
Medidas essenciais: I. Participação de mercado; II. Captação de Clientes: mede, a intensidade com que uma unidade de negócios atrai ou conquista novos clientes; III. Retenção de Clientes: controla, a intensidade com que uma unidade de negócios retém ou mantém relacionamentos contínuos com seus clientes; IV. Satisfação dos Clientes: mede o nível de satisfação dos clientes V. Lucratividade dos Clientes: mede o lucro líquido gerado por cliente ou segmentos, depois de deduzidas as despesas específicas necessárias para sustentá-los.

16 PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS:
Tendo por base os objetivos e medidas das Perspectivas Financeiras e de Clientes, as empresas formulam os processos internos que conduzirão aos objetivos dos acionistas e clientes a partir: Processo de Inovação: Capacidade da empresa de criar e se “reinventar”; Operação: Inicia com o recebimento do pedido do cliente e termina com a entrega do produto ou serviço; Serviço Pós-venda: Trata da cadeia na qual se inclui garantia, correção de defeitos, devoluções etc.

17 PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO:
Segundo Campos (1998), o aprendizado e crescimento são as forças que vão mover a empresa para criar a infra-estrutura que a organização precisa para alcançar os ambiciosos objetivos definidos nas perspectivas financeiras, dos clientes e dos processos internos.

18 O BSC propõe que os funcionários sejam percebidos sob três aspectos:
1 – Capacidade do funcionário: satisfação, retenção e produtividade; 2 – Capacidade de atendimento das necessidades dos usuários internos e externos - clientes; 3 - Motivação: liberdade para decidir e agir, trazendo resultados positivos.

19 PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO:
Medidas essenciais: I. Satisfação dos funcionários; II. Retenção de funcionários; III. Lucratividade por funcionário; IV. Produtividade por funcionário.

20 PERSPECTIVAS EM RESUMO:


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