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INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD

2 Evolução da Administração
Industrialização : 1900 – 1950 – burocrática e funcional. Industrialização Neoclássica: 1950 – 1990 – mista ou matricial – departamentalização . Informação: 1990 – atual – fluída, flexível e descentralizada.

3 BALANCED SCORECARD “Assim como não é possível realizar um vôo seguro baseando-se apenas no velocímetro de um avião, indicadores financeiros não são suficientes para garantir que a empresa está caminhando na direção correta.” Kaplan e Norton (1997) Indicadores utilizados para a Gestão Estratégica dos Negócios Criado por Kaplan e Norton – de Harvad no início da década de 90; Surgiram a partir da constatação que os indicadores financeiros eram insuficientes para mensurar habilidades, competências e motivação dos funcionários, processos, inovações em produtos e serviços, imagem da organização, relacionamento com o cliente, etc. ;

4 BALANCED SCORECARD

5 BALANCED SCORECARD PASSOS PARA IMPLANTAÇÃO:
1. Definir missão, visão e estratégias da Organização 2. Estabelecer metas financeiras e definir a abrangência do BSC – ele será aplicado a toda a organização (no caso de grandes corporações) ou a uma unidade de negócios; 3. Identificar o segmento em que está competindo; 4. Definir os participantes do processo – normalmente pessoas com cargos gerenciais;

6 BALANCED SCORECARD 5. Realizar a primeira série de entrevistas com os participantes, de modo a se obter suas impressões iniciais de como traduzir a estratégia em objetivos e ações tangíveis; 6. Sintetizar as respostas obtidas na etapa anterior, agrupando-as nas perspectivas do BSC; 7. Workshop executivo – tem o objetivo de apresentar aos participantes a síntese das respostas e realizar um consenso, de modo a selecionar de três a quatro objetivos estratégicos para cada perspectiva, uma descrição detalhada dos mesmos e uma lista de potenciais indicadores;

7 BALANCED SCORECARD 8. Formação de subgrupos de trabalho – dividir os participantes em subgrupos que, em várias reuniões, definirão: a redação dos objetivos estratégicos, o(s) indicador(es) que melhor expressam a intenção do objetivo, as fontes para coleta de informações para estes indicadores, e as relações causa-efeito entre os indicadores da perspectiva do seu grupo e, posteriormente, entre os indicadores de seu grupo e os das demais perspectivas; 9. Segundo workshop executivo – para apresentação dos resultados dos subgrupos e consenso final sobre os indicadores relacionados a cada objetivo estratégico e as relações causa-efeito entre eles. Também são estabelecidas as metas para os indicadores;

8 BALANCED SCORECARD 10. Desenvolver o plano de implementação do Scorecard – contemplando as providências para a implementação, que podem incluir, por exemplo: comunicação do BSC para toda a Organização, integração entre o BSC e os bancos de dados e sistemas de informação da Organização, desdobramento das metas globais (no caso de corporações) para metas de segundo nível para as unidades de negócio, dentre outras; 11. Reuniões de avaliação periódicas – devem ser estabelecidas, de modo que a direção avalie tanto se a implementação do BSC está acontecendo dentro do prazo previsto, quanto se as metas estão sendo atingidas, aplicando-se as devidas ações corretivas necessárias.


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