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COMÉRCIO INTERNACIONAL

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Apresentação em tema: "COMÉRCIO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMÉRCIO INTERNACIONAL

2 FENÔMENO DO ICEBERG

3 COMÉRCIO INTERNACIONAL

4 COMÉRCIO EXTERIOR

5 NATUREZA MULTIDISCIPLINAR
COMÉRCIO EXTERIOR OPERAÇÃO DE COMPRA E VENDA RESPONSÁVEL PELA CIRCULAÇÃO CONDICIONADA DE BENS E SERVIÇOS ENTRE UM DETERMINADO PAÍS E OS DEMAIS PAÍSES INTEGRANTES DA COMUNIDADE INTERNACIONAL NATUREZA MULTIDISCIPLINAR Um contrato de compra e venda internacional está potencialmente sujeito à legislação de mais de um país e, por esse motivo, é necessário ter conhecimentos de direito internacional e/ou da lex mercatoria, além dos regulamentos de comércio exterior dos países envolvidos. Envolvendo mais de uma moeda e/ou sistemas econômicos, uma operação de compra e venda requer conhecimentos de economia, sobretudo porque ao lidar com diferentes taxas de câmbio o exportador ou importador podem obter ganhos ou prejuízos imprevistos;

6 DIREITO INTERNACIONAL RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Quando uma mercadoria é transportada entre fronteiras de diferentes países como resultado de um negócio, o operador está, na realidade, diante não só de um processo logístico, mas de um processo administrativo que se inicia com a produção do bem e termina no momento de sua utilização em outro país e, por esta razão, conhecimento de administração é fundamental para o sucesso da operação; Quando uma mercadoria é transportada além das fronteiras nacionais está invariavelmente sujeita a um meio ambiente político, cultural, social e econômico diferente, que deve ser analisado como fator de sucesso de um planejamento de marketing, na exportação ou na importação. DIREITO INTERNACIONAL ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

7 POR QUE OS PAÍSES COMERCIALIZAM ENTRE SI?
“...nenhum país é auto-suficiente o bastante para produzir todos os bens e serviços de que sua população necessita”(FOSCHETE,1999, p.15) Recursos naturais: produtos agrícolas Clima Disponibilidade de terras para criação Desenvolvimento tecnológico Fatores de produção: capital e trabalho Motivos políticos TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

8 QUAL A IMPORTÂNCIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL?
Melhoria da relação entre os países Determinar mudanças políticas: acordos que beneficiem os países Melhoria da qualidade dos produtos consumidos Alterações no nível de investimento dos países Atividade econômica complementar Equilíbrio no mercado interno (crises)

9 COMÉRCIO INTERNO E COMÉRCIO INTERNACIONAL
SEMELHANÇAS Desejos e necessidades humanas Oferta e demanda Impossibilidade de uma região produzir determinado bem Preferência de consumidores Faturamento Política de produção e de vendas

10 COMÉRCIO INTERNACIONAL: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
1. GRAU DE MOBILIDADE DOS FATORES DE PRODUÇÃO Trabalho Transferência de matéria-prima Capital Barreiras aduaneiras Existência de cotas Exigências de embalagem Regulamentos sanitários Pressões de produtores locais 2. NATUREZA DO MERCADO Idioma Costumes Gostos Hábitos de comércio Sistema de pesos e medidas Interno: fatores de coesão Internacional: fatores de dispersão

11 Na China deve ser evitado comercializar produtos em embalagens na cor branco, pois para eles o branco significa luto; Para alguns países africanos, o vermelho e o preto são as cores da feitiçaria ou morte; Nunca relacionar a figura do porco com nenhum produto a ser comercializado com países mulçumanos; Nunca relacionar a figura do cão com nenhum produto a ser comercializado com países árabes; Deve-se respeitar a imagem da vaca na Índia; O número 13 deve ser evitado para os norte-americanos; No Japão o número 4 lembra a morte; O aperto de mão deve ser evitado em negócio com japonês, a não ser que a iniciativa parta dele; Usar a mão esquerda para comer ou passar documentos não é bem visto pelos árabes, pois a mão esquerda é utilizada para a higiene corporal.

12 3. BARREIRAS ADUANEIRAS E OUTRAS RESTRIÇÕES
Tarifárias (cobrança de direitos aduaneiros) Cotas de importação Controle de preços Regulamentações sanitárias Normas e especificações técnica, etc. 4. VARIAÇÕES DE ORDEM MONETÁRIA Câmbio 5. LONGAS DISTÂNCIAS Despesas com fretes; Tempo de transporte; Embalagem e condições especiais de transporte 6. VARIAÇÕES DE ORDEM LEGAL Sistemas legais diferentes


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