A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PETI Planejamento Estratégico de TI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PETI Planejamento Estratégico de TI"— Transcrição da apresentação:

1 PETI Planejamento Estratégico de TI

2 PETI Objetiva garantir que as metas e objetivos da TI estejam totalmente vinculados aos objetivos do negócio e as metas da organização. Deve estar alinhado com o planejamento estratégico da organização. É um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente os sistemas de informação e a infra-estrutura de TI necessários para o atendimento das decisões, ações e respectivos processos da organização. É um instrumento indispensável para a tomada de decisão na organização.

3 PETI – Fases: 1. Levantamento genérico de dados da organização e definição da Equipe do Projeto. 2. Situação atual da Área de Informática e dos Sistemas existentes. 3. Proposição de um novo modelo. 4. Recursos Orçamentários e Financeiro. 5. Benefícios. 6. Impactos da não execução do PETI. 7. Prazos. 8. Documentação do Plano. 9. Programação das ações e responsabilidades. 10. Implementação e Avaliação do Projeto. 11. Acompanhamento.

4 PETI – Modelos: A tecnologia da informação, por meio de metodologias de planejamento de informação, conhecimentos e informática, pode apoiar as organizações nas atividades mercadológicas competitivas, planejando, gerindo e flexibilizando sua infra- estrutura, para permitir gerar informações necessárias de forma oportuna para uso estratégico

5 PETI – Outras características:
O Planejamento Estratégico e o Planejamento Estratégico da Tecnologia de Informação (PETI) devem ser integrados e alinhados;

6 PETI – Outras características:
Dois fatores vitais de competitividade e globalização: - A definição de uma estratégia de posicionamento no mercado; - A utilização da TI como valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento estratégico;

7 PETI – Outras características:
A necessidade do Planejamento da TI: - Ajuda na formulação de estratégias transnacionais; - Atua na configuração das atividades da cadeia de valor, nas alianças estratégias e na integração do mercado;

8 PETI – Outras características:
O ambiente competitivo e a globalização influenciam o posicionamento dos negócios, sendo que: - A TI suporta as operações da organização, mas não está estratégicamente integrada a ela; - A TI suporta as estratégias, mas não participa da concepção e com seu potencial; - A TI faz parte integral de todas as estratégias organizacionais, inclusive as relacionadas a produtos, serviços, clientes, fornecedores, etc...

9 PETI – Outras características:
Planejamento de Sistemas de Informação e da TI - Processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução de seu plano de negócio e na realização de seus objetivos organizacionais;

10 PETI – Outras características:
Objetivos do Planejamento Estratégico da TI (PETI): Buscar vantagens competitivas a partir dos SI; Alinhar os SI com as necessidades do negócio; Aumentar o nível de satisfação dos usuários; - Etc.

11 PETI – Outras características:
Planejamento da TI Decide aonde a organização quer chegar, quais os recursos da TI que serão necessários, representando o movimento de passagem da estratégia presente para a estratégia futura...; Auxilia nas identificações das oportunidades de SI para apoiar os negócios organizacionais; Auxilia no desenvolvimento de arquiteturas de informação baseadas nas necessidades dos usuários; - Auxilia no desenvolvimento de planos de ação dos SI em longo prazo;

12 PETI – Outras características:
Plano Estratégico da Tecnologia de Informação (PETI) Conjunto de ferramentas e técnicas que possibilitam a definição de estratégias de ação ao longo de um período de um a três anos (com revisão de três a seis meses); Estabelece ferramentas de controle de quantidade, de produtividade, efetividade, prazos e custos; Planeja Recursos Humanos; - Planeja Recursos da TI;

13 PETI – Outras características:
Dificuldade do PETI Falta de gestão da organização; Falta de políticas de TI; Falta de Hierarquia; Noção que TI só apaga incêndio; Letargia dos RH; Desalinhamento.

14 PETI – Outras características:
Problemas na Implementação e Avaliação do PETI Desalinhamento do PETI com o planejamento estratégico organizacional; Integração das diversas bases de dados do projeto da arquitetura de informações da organização; - Finalização dos projetos no tempo correto e de acordo com o orçamento;


Carregar ppt "PETI Planejamento Estratégico de TI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google