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Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Elaboração de Análise Estratégica Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico

2 Histórico Quem é? Ricardo Nunes é fundador da Ricardo Eletro e principal acionista da Máquina de Vendas. Como começou? Aos 12 anos, vendendo mexerica na porta de uma faculdade em Divinópolis (Minas Gerais). Aos 18, abriu uma empresa que vendia ursos de pelúcia e eletrônicos portáteis. Com a vida, aprendeu os fundamentos do varejo. “A dificuldade faz a gente aprender mais rápido”. A frase é de Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro. Fonte de inspiração: o veterano Samuel Klein, dono da Casas Bahia.

3 Histórico Início das atividades em 1989;
A primeira expansão, para fora de Minas Gerais, foi em 2002; Aquisição, em julho de 2007, da rede de lojas MIG, Aquisição de 86 novas lojas. Vendas online em SP, a partir de 2009; Consolidou seu nome após parceria com programa da Rede Globo. Deu origem à máquina de Vendas em 2010. Hoje a Máquina de Vendas possui mais de lojas presentes em 442 cidades e cerca de funcionários diretos. 

4 Missão Conceder os melhores produtos e serviços;
Atender o cliente de forma competente; Oferecer diversidade, qualidade e preços acessíveis.

5 Visão Observar as tendências, as forças e o comportamento do mercado;
Vislumbrar oportunidades de negócios, estudando produtos e serviços que atendam às novas demandas e necessidades dos clientes ; Obter maior força, agilidade e sinergia para aumentar a competitividade em preços e assim se tornar a maior empresa da rede varejista do país; Ter maior alcance geográfico.

6 Características Lojas físicas e lojas virtuais; Ousadia e Pioneirismo;
Cobre qualquer oferta do Brasil; Empresa familiar; Variedade de escolha; Produtos com qualidade e garantia.

7 Análise SWOT Pontos Fracos: Pontos Fortes: Limitação de praça;
Atendimento rápido e de qualidade; Preços baixos e variedade de produtos; Logística reversa; Investimento elevado em Publicidade e Marketing; Programa de treinamento para os funcionários; Facilidade de pagamento. Limitação de praça; Divulgação da empresa em outros estados; Dificuldades de divulgação das expansões.

8 Análise SWOT Oportunidades: Ameaças:
Aquisições e fusões com empresas de porte menor; Fusão com a Rede Insinuante; Parceria com a Citylar; Possibilidade de abertura de uma Financeira; Apagão de 2001. Racionamento de energia de 2001; Intempéries da natureza.

9 Modelo Porter Barreiras à Entrada: Poder de Barganha dos Fornecedores:
Alta Necessidade de Investimento; Dificuldade de acesso a canais de distribuição; Economia de Escala; Economia de Escopo; Desvantagens de Custo Independentes de Escala (Know-How). Entrantes Potenciais: novas empresas que poderão vir a concorrer com as atuais. Relevância: FORÇA FORTE  Mercado concentrado; Produto é insumo importante para o comprador. Fornecedores: Walita, Philips, Sony, Mondial, Samsung, Brastemp, Cônsul, dentre outros. Relevância: FORÇA FRACA

10 Poder de Barganha dos Compradores:
Modelo Porter Poder de Barganha dos Compradores: Ameaças de Substitutos: Fusões e Aquisições; Aquisição de grandes volumes; Produtos padronizados (commodities); Domínio da Informação; Existência de substitutos. Compradores: qualquer pessoa jurídica. Relevância: FORÇA FORTE O nome Ricardo Eletro é muito forte em Minas Gerais, de onde se originou, e no Rio de Janeiro, estado onde migrou pela primeira vez, nesses Estados a Ricardo Eletro é vista por clientes como uma das grandes opções de compra e pelos concorrentes como ameaça. Relevância: FORÇA FRACA

11 Modelo Porter Concorrentes:
Concorrentes diretos: Magazine Luiza e a Via Varejo (que envolve as redes Casas Bahia, Ponto Frio). Concorrentes numerosos, mas poucos bem equilibrados; Grandes Interesses Estratégicos/ Interesses Corporativos; Custos Fixos de Armazenagem Altos; Ausência de Custo de Mudança. Relevância: FORÇA FORTE

12 “Preço é tudo, e preço só o Ricardo tem.’’
Estratégia Genérica A Ricardo Eletro segue suas atividades com foco na redução de custos, que exige: Novas instalações; Funcionários qualificados; Controle rígido; Riscos desta estratégia: Mudança tecnológica; Desprezo por P&D; Inflação; “Preço é tudo, e preço só o Ricardo tem.’’

13 Críticas Ênfase somente no preço baixo;
Barreiras à saída e à entrada elevadas: rentabilidade elevada e arriscada, retorno a longo prazo;

14 Bibliografia

15 Elaboração de Análise Estratégica Por:
Carlos Eduardo Daniel Machado Rodrigo Bomfim Vinícius Ornellas Wagner Candido


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