A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
OPERAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS

2 PROCESSO DE COMPRAS O processo de compras abrange desde o recebimento da solicitação de compras (requisição) de material e/ou serviço até o momento da efetiva entrega ou execução dos mesmos.

3 PROCESSO DE COMPRAS Principais eventos: Solicitação de Compras.
Consulta a Fornecedores. Análise das Propostas. Emissão de Documento Contratual. Recebimento Efetivo dos Materiais.

4 Solicitação de Compras (requisição)
A solicitação de compras de material e/ou serviço, normalmente é um documento que dá autorização para o comprador executar uma aquisição. É um documento que deve informar: - descrição do material; - quantidade do material; - prazo de entrega; - indicação de fornecedores (casos especiais); - local de entrega. 

5 Solicitação de Compras (requisição)
Antes de iniciar o processo de compras, deve-se analisar: - preenchimento correto de todas as informações; - disponibilidade financeira; - competência de aprovação.

6 Consulta a Fornecedores (coleta de preços)
a) Indicação dos fornecedores para participar - Pesquisa no cadastro de fornecedores habilitados. b) Consulta a fornecedores - Verbal: com resposta verbal com resposta por escrito - Escrito: com formulário padronizado telex, telegrama, fax

7 - Descrição / Especificação; - Quantidade; - Prazo de entregas;
Consulta a Fornecedores (coleta de preços) O formulário padronizado deve conter: - Descrição / Especificação; - Quantidade; - Prazo de entregas; - Local de entrega; - Data e hora de abertura das propostas.

8 Consulta a Fornecedores (coleta de preços)
O formulário padronizado deve solicitar informações de: - Quantidade; - Prazo de entrega; - Local de entrega; - Preço (firme, reajustável, fórmula reajuste); - Condições de pagamento; - Validade da proposta; - CIF / FOB; - Impostos.

9 Consulta a Fornecedores (coleta de preços)

10 Análise das Propostas A análise das propostas deve levar em consideração os seguintes aspectos: . Preço. . Qualidade. . Condições de entrega. . Assistência Técnica.

11 Emissão de Documento Contratual
O Pedido de Compra é o documento formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições em que foi feita a negociação. Ele tem força de contrato e seu acatamento pelo fornecedor implica no atendimento de todas as condições nele estipuladas, tais como, quantidade, qualidade, freqüência de entregas, prazos, preços e locais de entrega.

12 Recebimento Efetivo dos Materiais
O recebimento efetivo dos materiais prevê o recebimento, checagem da qualidade e quantidade solicitadas e quando for o caso, a utilização do material adquirido, para se comprovar sua eficiência.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google