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Professora Roberta Peracio

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Apresentação em tema: "Professora Roberta Peracio"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Roberta Peracio roberta.peracio.77@gmail.com

2 Modelo TMN Áreas Funcionais e Níveis de Gerência

3 Modelo de gerência Órgão responsável Tipo de gerenciamento Utilização FCAPSISO Falhas, configurações, desempenho, contabilidade, segurança. Estrutura conceitual popular para gerência de redes. TMNITU-T Negócios, serviços, redes e elementos. Estrutura conceitual popular para gerência de redes, voltada para provedores de serviços de telecomunicações.

4 O TMN (Telecommunications Management Network) é o padrão de gerenciamento mais utilizado pelas ferramentas disponíveis no mercado para redes de telecomunicações. Os protocolos de gerenciamento mais usados para gerenciar uma rede são o SNMP (criado pela IETF) e o OSI (criado pela ISO). SNMP - protocolo simples e eficaz de gerenciamento e é amplamente utilizado no gerenciamento de sistema da Internet. CMIP - protocolo mais complexo para realizar o gerenciamento de redes mais robustas.

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6 Atenção: Estes dois protocolos não podem ser utilizados diretamente em redes de Telecomunicações, por um motivo bem simples: as redes de Telecomunicações não estão preparadas para tráfego de gerenciamento. Exemplo: Uma central telefônica não está preparada para tráfego IP e consequentemente, não está preparada para tráfego de gerenciamento (a não ser as centrais telefônicas VOIP, mais recentes).

7 Uma rede de telecomunicação pode ser apresentada sendo constituída de rede principal, redes de acesso e de equipamentos terminais.

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9 A função das áreas funcionais é definir o que deve ser monitorado em uma rede e qual a profundidade do gerenciamento a ser executado em cada área

10 Gerenciamento de Falhas Monitora os estados dos recursos verificando em qual ponto da rede e quando uma falha ou um erro pode ocorrer. Falha é uma condição anormal persistente que requer uma ação de reparação. Exemplo: interrupção em um link de comunicação. Erro é uma condição anormal ocasional que pode ser corrigida ou compensada. Exemplo: erro de bits ou falha de sincronismo em um link de comunicação.

11 Gerenciamento de Contabilidade Tem a função de contabilização e verificação de limites de utilização dos recursos da rede, com a divisão de contas ou grupos de usuários ou divisão das redes, podendo inclusive permitir a cobrança diferenciada por tráfego e utilização dos recursos da rede. Exemplos: 1. Escalonamento por períodos de tempo; 2. Ações de controle do próprio sistema de gerenciamento; 3. Estímulos provenientes da mudança de valores dos atributos.

12 Gerenciamento de Configuração Permite manter atualizadas as informações de hardware e software de uma rede, incluindo as informações de configurações de todos os equipamentos. Exemplos: 1. Roteador; 2. Computador; 3. Rack; 4. Sistema operacional.

13 Gerenciamento de Desempenho A meta do gerenciamento de desempenho é quantificar, medir, informar, analisar e controlar o desempenho de diferentes componentes da rede. Exemplos: 1. Planejar as atividades futuras da rede; 2. Cobrar soluções para problemas recorrentes de fornecedores e garantir o cumprimento do SLA; 3. Emitir relatórios sobre o desempenho da rede.

14 Gerenciamento de Segurança A meta do gerenciamento de segurança é controlar o acesso aos recursos da rede. Exemplos: 1. Proteger os elementos de rede; 2. Monitorar e detectar violações da política de segurança da rede.

15 Níveis de Gerência de Rede

16 Elemento de Rede – corresponde aos componentes de rede. Ex.: Roteadores, Mux SDH, etc; Gerência de Elemento de Rede – corresponde ao gerenciamento dos elementos da rede. Ex.: configuração de dispositivos, verificação de falhas individuais, etc; Gerência de Rede - as ferramentas de gerenciamento realizam o monitoramento dos elementos de rede e as interligações entre estes elementos. Ex: Languard, Nagios etc; Gerência de Serviços - composta por sistemas destinados à operação, administração e manutenção de serviços. Ex.: assegurar que um SLA está sendo cumprido; Gerência de Negócios - trata da visão estratégica da empresa e o relacionamento com a área de TI. Ex.: trata das questões relativas às finanças, aos interesses dos acionistas, dos clientes, dos empregados e da sociedade.


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