A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Materiais manipuláveis: Ábaco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Materiais manipuláveis: Ábaco"— Transcrição da apresentação:

1 Materiais manipuláveis: Ábaco
O ábaco é a mais antiga máquina de calcular construída pelo ser humano. Conhecido desde a Antiguidade pelos egípcios, chineses e etruscos, era formado por estacas fixas verticalmente no solo ou em uma base de madeira. Em cada estaca eram colocados pedaços de ossos ou de metal, pedras, conchas para representar quantidades. O valor de cada peça dependia da estaca onde era colocada.

2 O ábaco, além de ser um recurso para representar quantidades em um modelo que enfatiza as ordens na escrita de números no Sistema de Numeração Decimal, permite representar cálculos de adição e de subtração. O ábaco reproduz com facilidade os agrupamentos presentes na adição e os recursos necessários em uma subtração, permitindo ao aluno perceber as relações presentes nos cálculos convencionais dessas operações.

3 Objetivos Compreender o valor posicional de cada algarismo na escrita de um número. Comparar quantidades pela escrita numérica. Perceber regularidades do Sistema de Numeração Decimal: aditivo e decimal. Compreender a estrutura dos algoritmos convencionais para a adição e subtração.

4 Diferentes tipos de ábaco

5

6

7

8

9 Explorando o ábaco O ábaco de pinos favorece a compreensão da estrutura de agrupamentos e trocas. A sua utilização se dá de acordo com o valor posicional. Ao colocar uma argola no primeiro pino da direita, ela vale uma unidade. Cada bolinha colocada no segundo pino vale uma dezena; no terceiro pino vale uma centena, etc. O máximo de argolas em cada pinos é nove; quando há mais de nove é necessário fazer a troca.

10 Descrição das etapas Entregue um ábaco para cada aluno.
Deixe-os explorar o material livremente. Fale aos alunos que esse é um material para representar números. Pergunte como eles acham que o número pode ser representado nesse material. Deixe-os falarem suas ideias. Se possível, registre no mural as hipóteses.

11 Etapa 2 Peça que as crianças coloquem uma argola no pino da direita do ábaco. Pergunte que número está sendo representado. Peça a eles que adicionem argolas no mesmo pino até o nove, perguntando de uma em uma qual número está sendo representado. Quando chegar no dez, explique que nesse material não colocamos dez argolas em um pino.

12 Continue contando com eles até o 19 e pergunte o que podem fazer para representar o 20.
Problematize colocando o número 99 e perguntando ao grupo o que aconteceria ao colocar mais uma argola no pinos das unidades. Deixe-os discutir inicialmente em duplas ou trios antes de conversar com todo o grupo. Ao final desta etapa, volte à lista do mural de como utilizar esse material, e faça uma nova lista.

13 Explorando números no ábaco
Entregue um ábaco a cada aluno e peça que se sentem em duplas, lado a lado. Peça para representar o número 132. Peça que justifiquem suas respostas. Observem se ninguém colou as argolas invertida, por exemplo 231 em vez de 132. Peça para representar outros números.

14 Peça para representar o número 333.
Questione quantas argolas eles usaram, quantas argolas em cada pino, quanto vale cada argola de cada um dos pinos, quanto valem as três argolas do primeiro pino, e do segundo e do terceiro. Ao terminar de montar um número, problematize: Se eu tirar as argolas deste pino, que número estará representado? Se eu colocar essas três argolas neste pino, que número teremos?

15 Montando números no ábaco
Coloque as argolas dos ábacos no meio da mesa, em um pote ou caixa. Com os olhos fechados, pegue, sem contar, algumas argolas da caixa. Com as argolas que pegar, monte um número em seu ábaco. Cada um da dupla deve adivinhar qual é o número que o colega representou. Registre no caderno os dois números.

16 Ábaco mudando algarismos
Entregue um ábaco a cada dupla e peça que se sentem um ao lado do outro. Escreva no quadro três algarismos diferentes, EX: 2,3 e 7. Peça que cada dupla represente no ábaco um número que se escreve com esses três algarismos, sem repetir os algarismos em um mesmo número. Peça a eles que falem quais números formaram com esses algarismos e registre no caderno.

17 O ábaco e as adições Resolva com o ábaco as operações: 12 + 16 =
= 5 + 7 = = Observe se o aluno teve dificuldade em perceber as trocas.

18 Adicionando no ábaco Entregue um ábaco para cada dupla. Peça aos alunos que formem o número 278 e questione-os: “Quantas argolas é preciso adicionar para fazer uma troca: No pino das unidades? Quanto valem essas argolas? No pino das dezenas? Quanto valem essas argolas?

19 Subtraindo no ábaco Entregue um ábaco a cada aluno e peça que se sentem em duplas, lado a lado. Peça aos alunos que representem o número 245 e questione-os: “ O que acontece quando se tiram: 1 argola do pino das unidades? Qual o resultado dessa subtração? 2 argolas do pino das dezenas? Qual o resultado dessa subtração?

20 Resolva utilizando o ábaco:
476 – 232 = 238 – 127 =

21 Ábaco subtraindo com trocas
Peça os alunos para representar o número 43. Pergunte como podemos fazer para subtrair 5 desse número usando o ábaco. Converse com eles sobre a troca a ser feita e peça que sigam a orientação: Retire uma argola da casa das dezenas e troque por 10 unidades. Os alunos visualizam que a casa das unidades ficou co 13 argolas. Deixe-os perceber que agora é possível retirar 5 argolas da casa das unidades.


Carregar ppt "Materiais manipuláveis: Ábaco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google