A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT Cap. 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT Cap. 1"— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT Cap. 1
AULA 1 PLT Cap. 1 PLT 392 Pagina 1 à 30

2 SUMÁRIO 1. Introdução à Logística Internacional
2. Definição de Gestão da Cadeia de Suprimentos Internacional

3 Definição A logística Internacional é o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de mercadorias, serviços e informações a elas relacionadas, do ponto de vista de origem ao ponto de consumo, localizado em outro país.

4 Logística Internacional
O ambiente internacional de negócios Globalização Acordos Comerciais e Blocos Econômicos A globalização das economias é uma realidade feita para durar. Os países se organizam em Blocos Econômicos para a competição em escala global. A globalização também se apresenta na disseminação de costumes, atitudes, na hegemonia da cultura norte-americana e na predominância do dólar como moeda de referências e do comércio internacional. Os avanços das tecnologias de comunicação e de informação são notáveis.

5 Logística Internacional
Acordos Comerciais e Blocos Econômicos União Europeia (EU); Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, conhecido por sua sigla em inglês: NAFTA (North American Free Trade Agreement); Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, em inglês APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation); Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). 

6 Logística Internacional
A diversidade dos povos: barreiras e desafios. Economias globalizadas requerem negociações complexas entre povos de cultura, idioma e costumes diferentes. Negociações têm de ser preparadas e partem do conhecimento dos negociadores e seus objetivos. O objetivo da negociação é a obtenção de acordos legais e aceitáveis pelas partes. Conheça o idioma de suas contrapartes.

7 Logística Internacional Estratégias competitivas internacionais
Estratégias logísticas dizem respeito à otimização resultados das cadeias produtivas e o melhor nível de serviço aos clientes. Estratégias da logística internacional buscam resultados no atendimento de clientes a longas distâncias, lead maiores e sistemas de informação sofisticados. Cadeias de suprimento internacionais têm as mesmas características das cadeias domésticas com a complexidade de transações comerciais entre países. tivas de transporte, sistemas de informações e requerimentos aduaneiros. O suprimento internacional é fundamental para a obtenção de resultados pelas organizações atuais.

8 Logística Internacional
Principais problemas Aumentar a atenção aos custos Concentração para obter economia de escala Grandes empresas com sua presença global Alta padronização e mudanças constantes Como administrar os parceiros na cadeia

9 Logística Internacional
A estratégia da LI Identificar e apurar os custos totais da cadeia Dimensionar corretamente os recursos e serviços Otimizar o fluxo dos produtos e serviços Criar o fluxo customizado Aperfeiçoar os diversos transportes, armazenagem na entrada e saída

10 Logística Internacional
2. Definição de Gestão da Cadeia de Suprimentos Internacional Definição A gestão da cadeia de suprimentos inclui planejamento e gestão de todas as atividades relativas à compra e aprovisionamento, conversão e gerenciamento logístico. Igualmente importante, também inclui a coordenação e colaboração com parceiros de distribuição, que podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviço terceirizados e clientes que estejam em outros países. Em essência, a gestão da cadeia de suprimentos integra o gerenciamento da oferta e da demanda nas empresas e entre elas.

11 Logística Internacional
2. Definição de Gestão da Cadeia de Suprimentos Internacional “A gestão das cadeias de suprimentos(GCS) é a logística levada ao nível mais alto de sofisticação e internacionalização”

12 Logística Internacional Quais áreas de decisões da LI?
Transporte, armazenagem e embalagens. Sistemas de informação e tecnologia. Geradores de serviços logísticos.

13 Logística Internacional
Áreas de transportes O modo correto dependerá do local, disponibilidade, custo e prazo Um gerenciamento eficaz da CS deve ajustar a escolha de transporte com a estratégia do negócio. Sempre que possível se usarão vários modos

14 Logística Internacional
Áreas de armazenagem A armazenagem deve ser parte integral da estratégia da logística Entrepostando Publico Privado Depositando em alfândega Depositando em Zona Franca Distribuindo em regime de Drawback

15 Logística Internacional
Embalagens Padronização tamanho e peso para o manuseio Avaliação de intempéries Rastreamento dos volumes Mesclando produtos em transito Substituindo informação do cliente em tempo real

16 Logística Internacional
Informação e tecnologias Sistema de transportes Planejamento Execução Gestão Sistema de armazenagem WMS (Warehouse Management System) Sistema de ERP(Enterprise Requirement Planning) Sistema de EDI, GPS, TMS

17 Interfaces com outros departamentos
Produção Programação Compras Contabilidade Recebimento Logística Internacional Fiscal Expedição Financeiro Informática Jurídico Engenharia Comercial

18 Integração com empresas e órgãos
Operadores Logísticos Receita Federal Despachante Aduaneiro Ministério Agricultura Cias. Aéreas ANVISA Logística Internacional Cias. Marítimas Consultoria Seguradora Agente de Carga Secex / Decex Transportadoras Infraero Fornecedores

19 Uma questão fundamental da Logística Internacional
Ciclos (transit-time) x Custos logísticos

20 Logística de Suprimento
Global Supply Chain Management Fluxo (Forward & Reverse) de Materiais Logística Interna (Intralogística) Logística de Distribuição (Logística Outbound) Logística de Suprimento (Logística Inbound) Fornece dores Clientes Aduana Aduana Fluxo de Informações

21 Atividades-Chave - Serviços ao cliente (Marketing)
- Identificar expectativas dos serviços logísticos - Estabelecer nível de serviço - Transporte Internacional - Seleção de Modal - Consolidação de fretes (Custos) - Gerência de Estoques - Política de programação de estoques (Custos) - Estratégia de armazenagem e Just in Time (Custos) - Processamento de Pedidos – Sistemas TI

22 - Reduzir custos logísticos
Porque a Logística é importante - Reduzir custos logísticos - Aumentar os lucros da empresa - Elevar nível de atendimento ao cliente - Agregar valor ao produto vendido Explicar clientes internos e externos Meios de aumentar os lucros das empresas: aumentar vendas e reduzir custos


Carregar ppt "LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT Cap. 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google