A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
fundamenta-se no comportamento humano nas organizações.

2 Teoria Comportamental
Um dos temas fundamentais é a Motivação Humana, pois para explicar o comportamento das pessoas é necessário o estudo da motivação humana. Preocupados com o indivíduo, reconhecendo a importância de seu impacto na organização, mas não aceitando as conclusões simplistas e preconcebidas “Trabalhador feliz e bom trabalhador” - O ser humano é muito mais complexo.

3 Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) dá uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional.

4 Teoria Comportamental
Uma organização não é apenas um espaço de realização das atividades desejadas pela organização formal, mas também um lugar onde grupos e indivíduos podem satisfazer suas necessidades particulares. A abordagem Comportamental percebeu que a motivação estava ligada a satisfação das necessidades individuais e dos grupos informais e que portanto, os objetivos individuais podem ser diferentes dos objetivos organizacionais

5 Teoria Comportamental
As organizações tem fins específicos e determinados; porém, as pessoas que ela emprega têm seus objetivos As pessoas precisam da organização formal para realizarem seus objetivos individuais, então, cabe à organização desenvolver valores comuns e uma ética que levem ao comprometimento dos indivíduos, num sentimento de cooperação mútua “É função da liderança criar formas de incentivos e de recompensa para os indivíduos cooperarem.”       Chester Barnard

6 Teoria Comportamental
Ponto Comum – Motivação É necessário que a administração conheça as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. Portanto, um dos temas fundamentais da teoria comportamental é a motivação humana.

7 O que é Motivação? Um motivo é uma necessidade que põe o intelecto em ação e causa o movimento ou a ação de uma pessoa. Motivo é o impulso que leva a pessoa a agir de determinada maneira, dando origem a um comportamento específico.

8 Motivação Humana Os atos do indivíduo, o seu comportamento, será guiado pelo que sente, pensa e acredita. A motivação do indivíduo vai variar de pessoa para pessoa e está relacionada com seu sistema cognitivo – com o seu conhecimento.

9 A Motivacão Humana no Trabalho
Motivação é a disposição individual para exercer esforços de forma a tingir metas ou objetivos organizacionais, condivionada pela capacidade desses esforços satisfazerem, simultaneamente, as necessidades pessoais.

10 Porque pessoas diferentes podem ver a mesma situação de maneira diferente?
Porque as pessoas tem percepções e diferenças individuais e suas atitudes também são diferentes.

11 Percepção PERCEBER é o fenômeno de associar, comparar, apreciar e interpretar as sensações. PERCEPÇÃO: interpretação da realidade A maneira como uma pessoa se comporta depende, em grande parte, da maneira pela qual PERCEBE o mundo.

12 Percepção Não há dúvida de que podemos conhecer o mundo tal como ele é. Ao mesmo tempo, porém, esa realidade é sempre influenciada pela nossa consciência. Face a um mesmo objetivo, indivíduos tem percepções diferentes…

13 “Motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação
“Motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação.” (ROBBINS, 1999)

14 MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker, 1954) Intensidade Esforço despendido Direção Qualidade do esforço Persistência Tempo do esforço

15 “O que uma pessoa deseja e aprecia influencia o que se vê, e o que se vê influencia o que deseja e aprecia” Fernando Motta

16 O Comportamento Humano é orientado para objetivos
Os objetivos individuais são complexos e mutáveis. Daí a importancia de se conhecer os objetivos humanos, a fim de compreender o comportamento das pessoas.

17 Motivação Pessoas diferentes se motivam de maneira diferente. É importante que você identifique os fatores que motivam seus colaboradores para que você possa satisfazê-los – algumas pessoas preferem, muito mais, receber publicamente um elogio do Presidente da empresa do que um bônus financeiro.

18 Motivação Pessoas motivadas por: Buscam: ORGULHO
Realização e reconhecimento PODER Controle, domínio e comando PARTICIPAÇÃO Aprovação do grupo e afiliação CONHECIMENTO Crescimento intelectual RENDIMENTOS Satisfação financeira PAZ Segurança e estabilidade

19 Sociedade Indivíduo Organização Comportamento Individual
História Própria Formação Profissional Experiência de Vida Experiência Profissional Interação com outros indivíduos Cultura… Estrutura Organizacional Cultura, valores, missão organizacional Condições de trabalho Cultura gerencial… Organização Comportamento Individual

20 Motivação e Ciclo Motivacional
A necessidade quando surge rompe com o equilíbrio do organismo, gerando um estado de tensão, insatisfação, desequilíbrio. Este estado leva o indivíduo a um comportamento ou ação na busca da satisfação, de retirá-lo do estado de desequilíbrio. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade e o organismo volta ao estado de equilíbrio. A compensação ocorre quando a satisfação de uma outra necessidade serve para reduzir, minimizar a intensidade de uma necessidade frustrada (que não pode ser satisfeita)

21 Ciclo Motivacional – Etapas do Ciclo Motivacional
Satisfação Frustação ou Compensação Equilíbrio Interno Estímulo ou Incentivo Necessidade Tensão Compor- tamento ou ação

22 Motivação X Satisfação
Satisfação é o atendimento de uma necessidade, sua eliminação. Satisfação é a antítese de motivação. Uma necessidade satisfeita não é motivadora de comportamento, já que não causa tensão, desconforto u desequilíbrio. Ex: Um pessoa sem fome não é motivada a comer

23 O Mito da Motivação Algo que satisfaz uma necessidade humana é freqüentemente visto com a necessidade em si.

24 Teoria Comportamental
A Organização vista como um sistema cooperativo racional. Um sistema planejado de esforço cooperativo, onde cada participante tem o seu papel definido; Sistema de força ou atividade conscientemente coordenadas, de dois ou mais indivíduos. Então é preciso saber quais as razões que levam os indivíduos à cooperar.

25 Teoria Comportamental
Se a organização não é apenas um espaço de realização das atividades desejadas pela organização formal, mas também um lugar onde grupos e indivíduos podem satisfazer suas necessidades particulares, então tem-se a possibilidade de conflito – Indivíduo X Organização Behaviorismo – é uma abordagem explicativa com predomínio da ênfase nas pessoas, em buscar soluções mais flexíveis e democráticas.

26 TEORIA X e TEORIA Y (McGregor)
Premissa de que os funcionários não gostam de trabalhar (evitam o trabalho), são preguiçosos, evitam responsabilidade, precisam ser coagidos e controlados para mostrar desempenho e colocam a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho. Teoria Y: Premissa de que os funcionários gostam de trabalhar, são criativos (têm a capacidade de tomar decisões inovadoras), buscam responsabilidades e podem demonstrar auto-orientação.

27 TEORIA DE DOIS FATORES (Herzberg)
Fatores higiênicos Afetam a insatisfação com o trabalho Fatores motivacionais Afetam a satisfação com o trabalho Qualidade da supervisão Remuneração Políticas da organização Condições físicas do trabalho Relacionamento com os colegas Segurança no emprego Oportunidade de promoção Oportunidade de crescimento pessoal Reconhecimento Responsabilidade Realização Alta Alta Insatisfação com o trabalho I Satisfação com o trabalho


Carregar ppt "TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google