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Conceitos básicos; Sistemas de informação; Partes de um sistema de computação. I.P.D.: Departamento de Ciência da Computação Professora - Rosane.

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1 Conceitos básicos; Sistemas de informação; Partes de um sistema de computação. I.P.D.: Departamento de Ciência da Computação Professora - Rosane

2 INFORmação INTRODUÇÃO autoMÁTICA INFORMÁTICA Computar  fazer cálculos; Digital e Dígito  utilização dos dedos para calcular (sistema decimal).

3 PROCESSAMENTO DE DADOS DadosResultado Processamento InputsOutputs Conversão O homem começou a construir máquinas e buscar meios que facilitassem seu trabalho de processar informações. A descoberta do computador eletrônico permitiu a automatização da tarefa de processar dados.

4 HISTÓRICO 1642 – Blaise Pascal: - calculadora baseada em rodas dentadas; - realizava soma e subtração; 1834 – Charles Babbage (“Pai do computador”): - calculadora analítica baseada em cartões perfurados; - 4 operações básicas; - os furos indicavam os comandos matemáticos para máquina; 5000 a C – Relógio Egípcio: 500 a C – Ábaco:

5 EVOLUÇÃO Geração Zero: - computadores mecânicos; 1ª Geração: - computadores utilizando válvulas; 5ª Geração: - processamento paralelo (redes) e tarefas de inteligência artificial; 2ª Geração: - 1948: utilização de transistores; 3ª Geração: - circuitos integrados (vários transistores na mesma pastilha); 4ª Geração: - integração em altíssima escala (milhares de transistores na mesma pastilha);

6 HISTÓRICO 1945 – ENIAC - 1º computador digital eletrônico; - 18.000 válvulas ; - programação demorada, cansativa e propensa a erros; - Pesava 36 toneladas - Ocupava um prédio de dois andares - Sua função: calcular trajetos dos mísseis na 2ª Guerra Mundial 1ª Geração:

7 Eniac

8 2ª Geração -1950:

9 3ª Geração - 1960:

10 Conhecidos dos anos setenta, eram computadores de grandes empresas, realizando grandes tarefas e ocupando espaços formidáveis, como salas inteiras.

11 A grande evolução nos micros PC se deu na introdução do processador 80386, com ele os fabricantes de processadores, como a Intel tiveram base para seus projetos futuros. No entanto, hoje todos os processadores disponíveis no mercado possuem o funcionamento compatível com o processador 386 [TOR98]. 4ª Geração - 1980:

12 São computadores capazes de servir diversas máquinas ao mesmo tempo. Possibilitaram empresas difundirem a utilização do computador entre seus funcionários e setores 5ª Geração - 1990: Computadores em Redes

13 5ª Geração - 1990: Inteligência Artificial

14 COMPUTAÇÃO HOJE E NO FUTURO Impacto social comparável à “Revolução Industrial” Aplicação em todas as áreas do conhecimento; Automação de escritórios: edição de textos e agenda. Entretenimento: jogos e brinquedos; Aplicações domésticas: videocassete e microondas; Aplicações comerciais: cadastro de clientes;

15 COMPONENTES Hardware (parte palpável)  componentes físicos e periféricos; HardwareSoftware Humanware/Peopleware Ex.: circuitos integrados, cabos, placas, teclado, monitores, impressoras, scanners, etc.

16 COMPONENTES HardwareSoftware Humanware/Peopleware Software (parte lógica)  conjunto de instruções (programas), que a máquina (hardware) pode executar; Ex.: editores de texto, editores gráficos, planilhas de cálculo, jogos, etc. Humanware/Peopleware  conjunto de pessoas dedicadas a todo sistema computacional; Ex.: Analistas de Sistema, Programadores, etc.

17 ORGANIZAÇÃO DO COMPUTADOR

18 Dispositivos de entrada  meios de comunicação do computador com o usuário ou outros sistemas; Ex.: teclado, mouse, leitores ópticos, leitores a laser (código de barras), scanners, etc. Sistema central CPU (Unidade Central de Processamento ou Microprocessador) - executar e interpretar instruções (cálculos e tomadas de decisão); - UC e ULA;

19 ORGANIZAÇÃO DO COMPUTADOR UC (Unidade de Controle)  verificação e controle das instruções realizadas pela CPU; - Busca a instrução na memória; - Interpreta e executa tarefas; - Gerencia o tráfego de dados; ULA (Unidade Lógica e Aritmética)  realização de operações lógicas e aritméticas; Memória  guarda informações (dados + cálculos) usadas pelo processador;

20 ORGANIZAÇÃO DO COMPUTADOR Memória Auxiliar (secundária ou externa):  Disco Flexível (disquete): - muito utilizado; - superfície magneticamente sensível; Ex.: disquete 5,25’’(1,2 MB), disquete 3,5’’ (1,44 MB), discos rígidos externos portáteis (zip drive – 100 MB, jaz drive – 1 GB);  HD (Disco Rígido,Winchester): - alta velocidade (informação gravadas e localizadas rapidamente); - vários discos não-flexíveis; - armazenamento magnético;

21 ORGANIZAÇÃO DO COMPUTADOR  Discos Óticos - leitura baseada na reflexão de um feixe de luz na superfície; Ex.: CD-ROM (650 MB); CD-WORM; CD-RW; DVD

22 ORGANIZAÇÃO DO COMPUTADOR Dispositivos de saída  mostram o resultado do processamento; Ex.: monitor de vídeo, impressoras, auto-falantes, etc. Periféricos de entrada/saída; Ex.: MODEM (MOdulador e DEModulador), etc. Memória Cache  memória volátil de grande velocidade (mais que a RAM) associada a CPU; - guarda e recupera dados usados mais freqüentemente pela CPU; - memória rápida e localizada entre o processador e a memória principal; - parte do sistema;

23 VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO CLOCK  relógio do computador; Ex.: AT – 286; 386 e 486; Pentium 200 MHz; Pentium III 500 MHz; gera pulsos para sincronizar as operações do microprocessador; medida – Megahertz (MHz); 1 MHz – 1 milhão de instruções por segundo. Os computadores geralmente são identificados pela velocidade do microprocessador;

24 SOFTWARE Software  possibilita a comunicação das pessoas com a CPU; - Evolução: 1ª Geração: linguagem de máquina; 2ª Geração: assembler, linguagem montada; 3ª Geração: alto nível, linguagem simbólica; 4ª Geração: altíssimo nível, orientada para problemas; Algoritmo  seqüência finita de passos que levam à execução de uma tarefa;

25 SOFTWARE Softwares Aplicativos  planejado para auxiliar o usuário em determinadas tarefas; Ex.: PACOTES: editores de texto, planilhas de cálculo, programas gerais de aplicação na indústria e comércio, navegadores WEB, etc; PERSONALIZADOS: necessidades específicas; Softwares Básicos  “elo” de ligação entre usuário e máquina; Comunicação entre hardware e software; Ex.: MS-DOS, WINDOWS 95,98,2000, UNIX, LINUX, NETWARE (NOVELL);


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