A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers (1883-1969)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers (1883-1969)"— Transcrição da apresentação:

1 O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers (1883-1969)

2 A Razão: –“A razão pretende conhecer racionalmente a realidade que não é racional”. É inadequada ao real quando pretende ser conhecimento objetivo e irrefutável; Indispensável, entretanto, quando é esforço para iluminar, esclarecer o que nós somos e o que é aquilo que nos cerca; Neste segundo sentido: –A existência só compreende a si mesma mediante a razão; –A razão só tem um conteúdo mediante a existência. É o que o idealismo alemão chama de intelecto

3 O Dasein: É o dado empírico, que pode ser dado exterior, mas pode ser também o homem quando é considerado simplesmente como alguém que existe, do modo como o consideram as ciências: a biologia, a psicologia.

4 Existência:  É o modo característico de ser do homem, que não é dado, como o Dasein, mas pode ser: A existência é a origem do meu ser; É o que posso e devo ser, é meu ser como possibilidade; “É aquilo que decide no tempo se é ou não eterno”. Citemos Jaspers: “Sou existência enquanto não me torno Objeto. Nela eu me sei independente sem poder intuir O que sou. Vivo de sua possibilidade; somente ao Realizá-la sou eu”.

5 A verdade e comunicação A existência pode ser esclarecida, mas não conhecida como um saber científico; –O esclarecimento da existência é um apelo a suas possibilidades; Uma das características da existência é a comunicação: –A verdade nada mais é senão a possibilidade de exprimir-se do ‘ser’ na comunicação; »Por isso não existe uma verdade fixa e imutável, mas diversas verdades.

6 Tomemos três planos da verdade: A Verdade do Dasein: –Visa à evidência irrefutável, à exatidão; A verdade do espírito: –É a convicção, que abarca todas as faculdade da alma, e adéqua seu objeto à totalidade. A verdade da Existência: –É a verdade mais elevada, como existência, experimento a verdade na fé.

7 A Fé: É orientação para a transcendência: –A existência é apelo à transcendência; –Na existência eu busco o ser; –Não tenho o “fundamento do ser nem no Dasein nem em mim como existência isolada nem na comunicação porque a comunicação jamais é total”. O limite por toda parte: –Por toda parte encontro limites, mas se eu deixasse de buscar seria como se deixasse de ser: O próprio não encontrar, o fracasso da razão e a necessidade de encontrar são (...) um indício de que a transcendência é real“O próprio não encontrar, o fracasso da razão e a necessidade de encontrar são (...) um indício de que a transcendência é real”.

8 Citemos novamente Jaspers: “A transcendência não se manifesta em si mesma, mas em certos fatos que é preciso decifrar (...). A objetividade metafísica denomina-se cifra porque não é em si mesma a transcendência, mas sua linguagem; enquanto linguagem, não está incluída e nem é apreendida pela consciência em geral; a natureza da linguagem e o modo como ela nos interpela são para a existência possível ”.


Carregar ppt "O conceito de Razão “O conceito de Razão” Karl Jaspers (1883-1969)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google