A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNGOS Scheilla Bastos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNGOS Scheilla Bastos."— Transcrição da apresentação:

1 FUNGOS Scheilla Bastos

2 FUNGOS 2 Champignon Orelha de pau Amanita (alucinógeno)
Queijo gorgonzola Tuber (trufas) Levedura Aspergilus 2

3 Características gerais
Seres heterotróficos  incorporam seus alimentos por absorção Em sua maioria são multicelulares, mas existem unicelulares, como as leveduras Ex: Bolores, cogumelos, orelhas-de-pau e as leveduras

4 São eucariontes Aclorofilados São heterótrofos com digestão extra- corpórea; Podem ser decompositores, parasitas ou mutualistas Sua reserva energética é formada pelo glicogênio (a mesma reserva de carboidrato encontrada nos animais).

5 Nutrição Heterotrófica
A maioria vivem no solo  alimenta-se de cadáver de animais, plantas e de outros materiais de origem orgânica,como esterco. Liberam enzimas que digerem o substrato orgânico e absorvem, em seguida, as substâncias proveniente da digestão. Causam o apodrecimento dos materiais e por isso são chamados de saprófagos (do grego sapros, podre e phagein, comer) Os fungos saprófagos são decompositores  equilíbrio ecológico  repõe ao ambiente alguns materiais necessários à sobrevivência das plantas e dos animais.

6 Há os fungos parasitas  vivem a custa de animais e plantas vivos
FERRUGE DO CAFEEIRO MICOSE

7 Ainda existe fungos que vivem em associações mutualísticas, como a maioria dos linquens (fungos + algas) Bioindicadores de locais não poluídos

8

9 UEFS

10 ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS FUNGOS
Os fungos multicelulares são compostos por hifas  filamentos microscópicos de células que formam uma rede, chamada de micélio.

11 Hifas e micélios Uma fungo filamentoso se origina de um esporo  que se alonga enquanto o núcleo se multiplica por meiose  surge a 1ª hifa  cresce, ramifica-se  dando origem ao micélio.

12 A hifa é um tubo microscópico que pode ou não apresentar paredes transversais – septos  delimita a célula. HIFAS CENOCÍTICAS (do grego koinos, comum, e kitos, células) Fungos com hifas não septadas  preenchidas por uma massa citoplasmática cheia de núcleos.

13 HIFAS SEPTADAS As hifas septadas podem apresentar um ou dois núcleos por célula.

14 2. PAREDE CELULAR DOS FUNGOS
A parede das hifas é constituída pela quitina (polissacarídeo)  presente em animais artrópodos (insetos, crustáceos, aranhas, etc) Alguns além da quitina, também apresentam celulose na parede das hifas  fungos aquáticos O crescimento das hifas ocorre apenas nas extremidades.

15 04) PUCMG-1999)Leia a descrição a seguir: "As células destes seres vivos são revestidas por uma parede quitinosa, não realizam fotossíntese e têm, como substância de reserva, o glicogênio. O núcleo possui uma carioteca, constituída por unidade de membrana dupla e podem ser uni ou pluricelulares, mas não formam tecidos verdadeiros." O ser vivo que corresponde à descrição anterior é: a) Vírus. b) Bactérias. c) Algas. d) Fungos. e) Protozoários.

16 3. CORPOS DE FRUTIFICAÇÃO
Muitas espécies de fungos formam, em determinadas condições, estruturas denominadas corpos de frutificação  tamanho e forma variada Ex: cogumelos e orelhas-de-pau Se formam somente durante a ocorrência de fenômeno sexuais. Dois micélios de sexos opostos se encontram e suas hifas se organizam para formar o corpo de frutificação.

17

18

19 COMO OS FUNGOS SÃO CLASSIFICADOS
São dividios em: Phycomycetes (ficomicetos) Ascomycetes (ascomicetos) Basidiomycetes (basidiomicetos) Deuteromycetes (deuteromicetos) O principal critério para separar os fungos é o tipo de processo sexual e de estrutura reprodutiva.

20 Phycomycetes São os fungos mais simples, e a maioria não formam corpo de frutificação O nome sugere essa simplicidade, pois “ficomiceto” (do grego phykos, algas, e myketos, fungos)  fungo semelhante a uma alga. Muitos ficomicetos aquáticos formam esporos dotados de flagelos, os zoósporos, como também ocorre em certas algas.

21 Ascomycetes Os ascomicetos (do grego askos, saco de couro)  formam estruturas reprodutivas em forma de saco  ascos. Dentros dos ascos formam-se esporos  ascóporos. Em certos ascomicetos, os ascos ficam abrigados em um corpo de frutificação carnoso  ascocarpo.

22

23 Basidiomycetes Basiodiomicetos (do grego basis, base) Formam estruturas reprodutivas denominadas basídios O nome deriva do fato de os basídios terem a base presa ao corpo de frutificação e a extremidade livre  onde se alojam quatro esporos  basidiósporos. A maioria formam corpos de frutificação  basidiocarpos  popularmente  cogumelos

24

25

26 03) A figura a seguir exemplifica um fungo do grupo basidiomiceto
03) A figura a seguir exemplifica um fungo do grupo basidiomiceto. Alguns representantes desse grupo são comestíveis, enquanto outros produzem substâncias alucinógenas, além daqueles que podem ser letais se ingeridos. Embora a classificação dos fungos ainda mereça mais estudos, os basidiomicetos, ascomicetos, deuteromicetos e ficomicetos apresentam algumas características em comum. Assinale a alternativa em que se fez INCORRETAMENTE a caracterização destes fungos: a) são organismos heterótrofos. b) incorporam alimentos por absorção. c) reproduzem-se com a formação de esporos. d) armazenam substâncias de reserva na forma de glicogênio. e) são produtores na cadeia alimentar.

27 Deuteromycetes Deuteromicetos (do grego deuteros, inferior, secundário)  fungos imperfeitos Não se observa fenômenos sexuais de reprodução Diversos fungos desse grupo são parasitas e causam doenças em plantas e animais.

28 Como os fungos são classificados?
Não formam o corpo de frutificação sexuado. Formam o corpo de frutificação, o ascocarpo que produz os ascósporos (esporos). basidiocarpo que produz os basidióporos (esporos). Não formam fase sexuada em seu ciclo de vida. Ficomicetos Ascomicetos Basidiomicetos Deuteromicetos


Carregar ppt "FUNGOS Scheilla Bastos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google