A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEPARAÇÃO DE MISTURAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEPARAÇÃO DE MISTURAS."— Transcrição da apresentação:

1 SEPARAÇÃO DE MISTURAS

2 Separação de Misturas Análise Imediata
Conjunto de processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura. Para se escolher o método mais adequado para se separar a mistura, é necessário conhecer algumas propriedades de seus componentes.

3 Catação Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido – sólido, onde é necessário que os componentes da mistura sejam aparentemente distintos. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compõem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plásticos, etc, para serem destinados à reciclagem.

4 Catação

5 Peneiração Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido – sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação. Utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólido pequenos passem e uma pequena quantidade de partículas grandes ficam retidas na peneira, que separa através do seu tamanho, ou melhor do tamanho da malha da peneira.

6 Peneiração

7 Levigação Usada para separar misturas do tipo sólido -sólido, quando um dos componentes (em forma de pó) é facilmente arrastado por um líquido enquanto o outro componente mais denso não. Ex: ouro e areia.

8 Ventilação Semelhante a levigação mas a separação ocorre por uma corrente de ar. Ex: Separação dos grãos de arroz das suas cascas, nas máquinas de beneficiamento.

9 Separação Magnética Um dos sólidos é atraído por um ímã. Esse processo é utilizado em larga escala para separar alguns minérios de ferro de suas impurezas.

10 Separação Magnética

11 Decantação Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido-líquido e líquido-líquido.

12 Sifonação Método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido.

13 Flotação Flotação ou flutuação é um processo de separação de misturas sólidas que funciona da seguinte maneira: coloque a mistura dentro de um recipiente e adiciona-se a ela um líquido de densidade intermediária e que não dissolve nenhum dos componentes, após este processo o menos denso irá flutuar e o mais denso ficará no fundo do recipiente. Ex: Separação de areia e serragem onde o líquido utilizado é a água.

14 Flotação

15 Filtração Método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e sólido-gasoso. Ex: Filtração de café e a utilização de aspirador de pó. O processo de filtração consiste em: um filtro reter as partículas maiores e deixar passar as menores que os “poros” do filtro.

16 Filtração

17 Filtração a Vácuo É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido não é muito grande e formam um pasta “entupindo” os poros do papel de filtro caso seja feita a filtração comum. Ex: água e carbonato de cálcio. A mistura é adicionada em um funil de Buchner (funil de porcelana), que esta fixo em um frasco de kitasato por uma rolha de borracha, a sucção que ocorre no frasco diminui a sua pressão interna, com isso o líquido se separa mais rápido.

18 Filtração a Vácuo

19 Centrifugação Método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido. Este acelera a decantação por meio de uma centrífuga. Neste aparelho, devido aos movimentos de rotação, as partículas com maior densidade são “atiradas” para o fundo do tubo.

20 Centrifugação

21 Dissolução Fracionada
Usada para separar misturas do tipo sólido-sólido. Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Ex: Sal e areia.

22 Fusão Fracionada Separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir. Ex: Mistura sólida entre estanho e chumbo (estanho funde-se a 231°C e o chumbo, a 327°C; aquece o sólido até uma temperatura de 231°C, então o estanho vai se fundir e se separar do chumbo).

23 Cristalização Fracionada
É utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-sólido que possuem diferentes solubilidades em um solvente particular (ou misturas de solventes). A medida que a mistura se resfria lentamente, os sólidos cristalizam-se separando-se um do outro. Ex: Formação de pedras preciosas e cristais no processo de resfriamento da terra.

24 Evaporação A mistura é deixada em repouso ou é aquecida até que o líquido (componente mais volátil) sofra evaporação. Esse processo apresenta um inconveniente: a perda do componente líquido.

25 Destilação Simples Método utilizado para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido. Um exemplo de mistura homogênea de sólido + líquido é uma mistura de sal + água. Na destilação simples, a mistura é aquecida e os vapores produzidos no balão de destilação passam pelo condensador, onde são resfriados pela passagem de água corrente.

26 Destilação Simples Os vapores então, condensam e são recolhidos no erlenmeyer. A parte sólida da mistura fica no balão, pois a temperatura que se atinge no sistema não é necessária nem para derreter o sólido, quem dirá vaporizá-lo. Simplificando, o sólido não é volátil e fica retido no balão e o líquido mais volátil é retirado no erlenmeyer.

27 Destilação Simples

28 Destilação Fracionada
Método utilizado para separar misturas homogêneas, do tipo líquido-líquido. Exemplo de mistura deste tipo é o petróleo, ou uma simples mistura de água e álcool. Na destilação fracionada os líquidos são separados através de seus pontos de ebulição, desde que eles não sejam muito próximos.

29 Destilação Fracionada
Durante o aquecimento da mistura, é separado, primeiramente o líquido de menor ponto de ebulição, depois o líquido de ponto de ebulição intermediário e sucessivamente até o líquido de temperatura de ebulição maior. Utiliza-se uma coluna de fracionamento acoplada na aparelhagem de destilação simples.

30 Destilação Fracionada

31 Destilação Fracionada

32 Cromatografia A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, mais especificamente, de sólidos em uma solução (mistura homogênea de duas ou mais substâncias). Esse processo fundamenta-se no fato das substâncias presentes na mistura terem diferentes propriedades e composições, assim, a interação delas com as duas fases imiscíveis (fase estacionária e fase móvel) será diferente também.

33 Cromatografia Fase estacionária: fase fixa onde a substância que está sendo separada ou identificada fixa-se na superfície de outro material. Por exemplo, um papel de filtro. Fase móvel: nesta fase as substâncias que queremos isolar são “arrastadas” por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso. Por exemplo, vapor do etanol.

34 Cromatografia em Papel


Carregar ppt "SEPARAÇÃO DE MISTURAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google