Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Ética
3
A ética A ética era concebida como a educação do caráter do sujeito moral para dominar racionalmente impulsos, apetites e desejos, para orientar a vontade rumo ao bem e a felicidade. Ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: conduta ou relativo aos costumes. Ética são normas ou padrões de comportamento que guiam as escolhas morais referentes ao nosso comportamento e a nossa relação com as outras pessoas.
4
Conceitos importantes
Senso moral: nossos sentimentos e ações. Consciência moral: decide a ação. Juízo de fato: são o que as coisas são, como são e por que são (naturais). Juízo de valor: são as avaliações sobre as coisas, pessoas, situações e são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião (cultural). Juízo ético de valor: são normativos, enunciam normas que determinam o dever ser de novos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos.
5
A existência ética Para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade, as sociedades tendem a naturalizá-los. A naturalização da existência moral esconde o fato de ela ser criação histórico-cultural.
6
Código de ética O Código de Ética do Profissional tem a finalidade fundamental de regulamentar o exercício da profissão, pois dará consciência da visão do certo e do errado e um bom desempenho de suas funções por parte dos profissionais, evitando, muitas vezes, que estes venham a incorrer na prática de atos ilícitos, que se tenta evitar com a utilização do Código de Ética, atos que poderiam ser considerados normais, dependendo do ambiente onde se convive.
7
Código de ética Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 353, de 9 de abril de 2008. PREÂMBULO CAPÍTULO I - DOS DEVERES CAPÍTULO II - DAS PROIBIÇÕES CAPÍTULO III - DOS DIREITOS CAPÍTULO IV - DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS CAPÍTULO V - DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO AOS COLEGAS
8
Código de ética CAPÍTULO VI - DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO À CLASSE CAPÍTULO VII - DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES CAPÍTULO VIII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.