A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fairtrade Comércio Justo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fairtrade Comércio Justo"— Transcrição da apresentação:

1

2 Fairtrade Comércio Justo

3 O QUE É O COMÉRCIO JUSTO? O movimento do Comércio Justo teve início na década de 40 quando organizações na Europa e na América do Norte interessadas em ajudar grupos em desvantagem comercial, criaram redes alternativas de comércio.

4 COMÉRCIO JUSTO NO SEBRAE MG É uma estratégia orientada para o mercado, voltada para o desenvolvimento sustentável, o respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social. comércio.

5 Princípios Chave do Comércio Justo

6 1) Pagamento de um preço mínimo + Prêmio para a comunidade + financiamento, se necessário

7 2) Relação de transparência e co- responsabilidade;

8 3) Relação estável de longo prazo
Fidelidade com fornecedor Garantia relativa de compra – exclusividade com limite de absorção do mercado Treinamento e apoio

9 4) Organização democrática e liberdade de expressão;
5) Não-discriminação de gêneros, etnias, religião, cultura;

10 6) Condições de trabalho dignas e seguras
7) Contra trabalho infantil e escravo

11 8) Respeito ao meio ambiente
9) Certificação dupla - orgânico

12 Comércio Justo no Brasil
Produtos Grupos Café 21 Sucos 9 Frutas in natura 5 Castanhas e nozes 3 Mel 2 Algodão 1 Soja Total 42

13 Comércio Justo no Mundo
Produtos Café Cacau Sucos Flores Frutas in natura Ouro Bananas Bolas de futebol Castanhas e nozes Arroz Mel Especiarias e ervas Algodão Chá Soja Vinho Produtos compostos – 20% itens

14 Dimensão do movimento

15 Dimensão do movimento 27.000 itens de produtos a venda Em 70 países
Crescimento de 15% em 2009, apesar da crise mundial Valor de varejo estimado de € 3.4 bilhões

16 Qualidade diferenciada
PERFIL DO CONSUMIDOR Qualidade diferenciada Produto sustentável Preço justo conveniência PRODUTO DIFERENCIADO São pessoas conscientes que querem contribuir com o bem-estar dos produtores. Que pagam um preço maior porque sabem que é destinado ao desenvolvimento social. E procuram produtos de qualidade.

17 Cidade de Comércio Justo
Poços de Caldas Primeira Cidade de Comércio Justo em um país produtor

18 Setting Poços de Caldas
 habitantes Capital regional para 23 pequenos municípios Principais atividades econômicas: Turismo: águas termais Indústria: ALCOA, Ferrero Rocher, Danone, Steal Mills Agronégócios: café Nível relativamente alto de desenvolvimento: 4 universidade Consumers potenciais para o Comércio Justo com alto nível cultural IDH 0,841 (MG: 1º) PIB per capita USD   Iniciativa local de sustentabilidade Grupo de produtores locais certificados Trader e torrefador local licenciado Ideal setting: buying power, educated population, producers right around the corner, strong historic ties to coffee production, local sustainalibity initiative already functcioning

19 Poços de Caldas This is the slide format used during the campaign for presentations and workshops.

20

21 Objetivo da campanha Envolver a comunidade local na promoção do consumo de produtos certificados Fairtrade

22 Contexto mundial 2002 Garstang 1.000+ Londres, Bruxelas, Kopenhagen
Universidades, igrejas, escolas

23 Benefícios Imagem da cidade Turismo Comércio População
Estudantes e entidades de ensino Produtores da região

24

25 6 objetivos Grupo de Coordenação
Prefeitura declara apoio e usa produtos Produtos são facilmente encontrados no varejo local Empresas usam e disponibilizam a funcionários Ações de mídia Produção local sustentável

26 Metas Produtos são facilmente encontrados
26 lojas de varejo 13 estabelecimentos de alimentos Empresas e entidades usam ou disponibilizam a funcionários 10 empresas 1 grande empresa 10 escolas 2 universidades ou faculdades 1 organização comunitária

27 Produtos Café Castanha de cajú Mel Sucos (de laranja) Frutas in natura
Chocolate – Gallete Desenvolvimento de produtos compostos

28 A empresa ganha uma ação de RSE !
Contrapartida Assinar e expor carta compromisso Exibir cartaz e panfletos informativos Tendas para bares e restaurantes Palestra de sensibilização Não há metas de vendas! A empresa ganha uma ação de RSE !

29 Material da campanha Cartaz Informativo Tendinhas Facebook –
poçoscomerciojusto

30 Como participar? Fazer contato com qualquer das entidades do Grupo de Coordenação Fazer contato na página do Facebook O grupo de coordenação enviará alguém para fazer uma visita.

31 Cabe a nós decidir que rumo tomaremos
Cabe a nós decidir que rumo tomaremos. Somos os pilotos e os navegadores de nosso planeta. Se levarmos a sério o nosso papel, o destino que nos aguarda será necessariamente o que previmos. Muhammad Yunus, Banco Grameen

32 Bem vindos a um mundo mais justo!

33 Raquel Brasil Unidade de Acesso a Mercados e Relações Internacionais SEBRAE MG


Carregar ppt "Fairtrade Comércio Justo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google