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TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO
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COMUNICAÇÃO VERBAL Uma Ferramenta Poderosa
Oratória é uma habilidade própria que exige treinamento e desafio; Reúne elementos como: gestos, postura, emoções e outros. Uma boa comunicação eleva o poder de negociação, gestão de pessoas, cativa os fornecedores e clientes, aumentando lucros. Quando falamos revelamos um pouco de nossa imagem.
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INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO:
Oratória e técnicas de comunicação em público; Normas de Conduta e Apresentação; Utilização de Recursos Visuais.
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PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
Uma das pressuposições da programação neurolingüística (P.N.L) a ciência que estuda o comportamento humano – diz que estamos sempre nos comunicando, além disso, estamos o tempo inteiro recebendo “estímulos” do mundo. E é interessante saber que cada pessoa possui uma forma muito subjetiva de “perceber” o mundo em que vive. Todas as pessoas codificam as informações externas por meio dos sentidos e reapresentam essas informações através dos canais representacionais. Os mais comuns são visão, audição e as sensações – de gosto, cheiro ou tato.
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10 DICAS PARA APRESENTAR MELHOR
SEJA VOCÊ MESMO: aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural. PRONUNCIAR BEM AS PALAVRAS: Ex.: primeiro, janeiro, terceiro, trazer, ontem (e não primero, janero, trazê, onti). FALAR COM BOA INTENSIDADE: altura adequada para o ambiente, com entusiasmo e vibração. FALAR COM BOA VELOCIDADE FALAR COM BOM RITMO TER UM VOCABULÁRIO ADEQUADO: isento de termos pobres, diminuição do tecnicismo e usando palavras comum a todos
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POSTURA 7. TER POSTURA CORRETA:
Não colocar as mãos nos bolsos, nas costas. Deixar os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. Distribuir o peso do corpo sobre as duas pernas. Não ficar se movimentando de um lado para o outro. Deixar o semblante descontraído e sorridente. Deve existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.
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INICIO O início: conquiste os ouvintes: No início você DEVERÁ EVITAR:
8. TER INÍCIO, MEIO E FIM: O início: conquiste os ouvintes: No início você DEVERÁ EVITAR: Contar uma pequena história que tenha estreita relação com o conteúdo da mensagem; Elogiar sinceramente os ouvintes; Pedir desculpas por estar com problemas físicos. Contar piadas (dispersa a atenção) Fazer perguntas quando não deseja a resposta. Dizer que não irá consumir muito tempo. Etc. Tomar partido de assuntos polêmicos.
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MEIO E FIM O meio: preparação do tema a ser abordado
Matéria que irá abordar em uma única frase; Relato histórico do tema ou problema no qual dará a solução; Dividir o assunto em etapas; O fim: Breve recapitulação. Resumo da apresentação; Pode-se usar os mesmos recursos do início: elogio e outros etc. 9. CUIDAR DA GRAMÁTICA: toda gramática precisa ser correta. 10. PRATICAR: ler e sempre se atualizar
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TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Para comunicar-se bem, aprimorar: Respiração: pela respiração controlamos a emoção. Voz: fazer exercícios de leitura em voz alta, de emissão corretas da voz. Olhar: “olhe e cative”. Riso: quem sorri é considerado simpático. Gestos: mostram os hábitos de cada um. Conversação: lembrar do diálogo e não do monólogo. Controle emocional: conseguir passar para o exterior o que há no interior. Explanação de idéias: começar pelo inicio e depois atingir o ponto principal, por fim tirar uma conclusão.
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ORATÓRIA ESTOU PRONTO PARA FALAR EM PÚBLICO ???
Quais recursos deverei usar ???
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QUAL O OBJETIVO ??? Recursos Audiovisuais
Ampliar a compreensão dos ouvintes; Ajudando a reter informações por tempo prolongado;
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COMO SABER SE É NECESSÁRIO USÁ-LOS ?
Verificando Serve como reforço da mensagem ? Ressalta as informações mais importantes ? Esclarece e complementa as partes mais importantes de uma apresentação ?
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COMO É TER UM BOM VISUAL? Título simples, esclarecedor e de poucas palavras. Produção Atualizada Recomendável Produção nacional de Veículos atualizada nos últimos 5 anos Desaconselhável
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COMO É TER UM BOM VISUAL? ... Legendas concisas e legíveis,
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COMO É TER UM BOM VISUAL ? CORES sem excesso
...letras GRANDES para que todos possam ler e compreender os assuntos. ...frases curtas e com poucas linhas 6 palavras por linha, 6 a 9 linhas por visual CORES sem excesso ... Limitadas a 3 ou 4 e olhe lá. Apenas uma idéia Um desenho em cada um
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GRÁFICOS Formas mais comuns : Barras Setorial – pizza ou pie
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FLUXOGRAMA I
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FLUXOGRAMA II
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USO DE IMAGENS Charges, desenhos, fotos e outros com moderação
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ORDENAÇÃO DIDÁTICA DA FALA :
RELACIONAR ITENS ORDENAÇÃO DIDÁTICA DA FALA : INTRODUÇÃO PREPARAÇÃO ASSUNTO CENTRAL CONCLUSÃO
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RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES
QUADRO BRANCO CARTAZ FOLHETO LOUSA PARA GIZ
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RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES
FLIP CHART RETRO PROJETOR
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RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES
DVD + Televisor ou DVD + Data Show
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RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES
PROJETOR MULTIMIDIA (data show)
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FIQUE ATENTO! PODEMOS USAR VÁRIOS RECURSOS SIMULTANEAMENTE. Quanto mais recursos forem utilizados, maior será os custos e possibilidades de erros ! PORÉM... Analise cada circunstância e decida pelo aparelho mais conveniente. Cuidado antes de usar as “novidades” que aparecem no mercado ! Chegue com antecedência e teste todo material para evitar “surpresas técnicas”.
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A RESPONSABILIDADE DO RESULTADO SERÁ SEMPRE SUA!
NÃO SE ESQUEÇA A RESPONSABILIDADE DO RESULTADO SERÁ SEMPRE SUA!
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ENCERRAMENTO Apresentação utilizada para orientar como apresentar, elaborar apresentação, materiais para uso e criar apresentações em PowerPoint para diversos objetivos. BASEADO NA APRESENTAÇÃO “Técnicas de Apresentação” do Profº Claudio Neris ADAPTAÇÃO E MODIFICAÇÃO Instrutor de informática: Danilo Valério da Silva
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