A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS PARCEIRAS Lya Luft.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS PARCEIRAS Lya Luft."— Transcrição da apresentação:

1 AS PARCEIRAS Lya Luft

2 Lya Luft (1938) Professora – Pedagogia e Letras;
23 livros publicados (romances, crônicas, poemas e lit. infantil). Obras Principais As Parceiras (1980) A Asa Esquerda do Anjo (1981) Reunião de Família (1982) O Quaro Fechado (1984) O Exílio (1987) O Rio do Meio (1996) O Ponto Cego (1999)

3 Estilo / Temas Literatura intimista; Universo feminino;
Contestação aos valores patriarcais; Ambiente familiar moralista e castrador, simbolizando a sociedade opressora; Linguagem simbólica (árvore, noite, verme, anão, etc.), duplicidade de sentidos; ➥ luta entre Eros e Tanatos; Circularidade, finais em aberto.

4 As Parceiras Narrador: 1ª pessoa ➩ Anelise
Estrutura: 7 capítulos (de Domingo a Sábado); Tempo: Psicológico, flashbacks Espaço: Chalé da família próxima ao mar / Antigo Casarão da avó Catariana

5 Enredo / Tema Enredo: retrospecções e indagações existenciais de Anelise que acabam revelando a sua personalidade como consequência do conjunto de acontecimentos do passado e do próprio caráter de cada uma das mulheres que compõe a sua família. Tema: relações de gênero, mulheres abatidas dentro do espaço familiar moralista e falido, usado como simbologia para a sociedade repressora. Casamento, sexualidade, solidão, loucura, morte. Tentativa de descobrir o sentido da existência no retorno ao universo familiar.

6 Família de mulheres malsinadas:
Catarina Von Sassen – loucura e suicídio. 4 filhas: Beatriz – viúva-virgem, beata, amarga, rígida e fria. Dora – pintora, vários casamentos, filho adotado. Norma – frágil, etérea, mãe de Vânia e Anelise. Sibila – anã e portadora de trissonomia 21. Anelise – vive crise existencial alimentada pela memória da infância e pelos recentes laços desfeitos (morte do filho e fim do casamento). Vânia – irmã mais velha da protagonista, alegre, procura fugir do trágico da família, mas vive um casamento fracassado, solitária e sem filhos.

7 Outros Personagens Fraulein – governanta rígida, cria as filhas de Catarina. Nazaré – caseira, mulher simples, vários filhos. Mariana – mulher de Otávio, ruiva, bonita, trai o marido. Avô – virilhas de fogo. Tio – suicida-se por não poder cumprir deveres conjugais. Pai – médico, complacente, dedicado a Norma. Cunhado – bonitão, rico e farrista. Otávio – primo, criatura andrógina, traído pela esposa, pianista. Tiago – ex-marido, saudável, seguro e amoroso. Zico – filho de Nazaré, menino estuprado.

8 Resumo - I Anelise e o cão Bernardo no chalé da família;
Nazaré fala sobre a veranista misteriosa que fica no morro olhando a paisagem. Único encontro com a avó no sótão; Catarina Von Sassen Catarina casou-se aos 14 anos com um trintão experiente (virilhas de fogo); O terror pelo sexo, vários abortos e 4 filhas: Beatriz, Dora, Norma e, 25 anos depois, Sibila; Refúgio no sótão, roupas brancas, alfazema, solidão e medo.

9 “Pouco antes de morrer ela começara com uma nova mania: escrever
“Pouco antes de morrer ela começara com uma nova mania: escrever. Compunha longas cartas desconexas... Cartas em alemão” “Uma doida bonita, asseada,mansa, escrevendo e murmurando entre rendas e alfazema. Não fazia mal a ninguém.” “ Um dia o escândalo: Catarina Von Sassen, quarenta e seis anos, louca e linda, foi encontrada na cama em atitudes suspeitas com a enfermeira...” Um dia, porém, sem sinal ou aviso, ... Jogara-se por cima da balaustrada para o jardim,...”

10 Resumo - II O Jogo da vida; Amizade com Adélia;
Cemitério no topo do morro e as brincadeiras de crianças; Fraulein – governanta rígida que ajudou a criar as filhas de Catarina; No verão, quando Anelise tinha 12 anos, a morte trágica de Adélia;

11 Jogo da Vida/ Jogo de Azar
“E eu nunca me aproximara muito de Deus: medo de descobrir que em lugar dele nada havia senão duas velhas caspentas jogando no tabuleiro em que as sombras feito uns bonequinhos corriam, saltavam, devoravam-se” “É como se a vida fosse um jogo em que as peças mudam, mas as jogadoras são as mesmas. Incógnitas.” “Se dou com a ponta errada do fio, se descubro o lance perverso da jogada, a peça de azar, quem sabe consigo sobrevier.”

12 Resumo - III Família de Anelise:
➥ mãe frágil e distante, tocava doces cantigas alemãs ao piano; pai médico, completamente dedicado a esposa (o marido de Norma); Vânia, irmã mais velha, forte, independente, altiva. Aos 14 anos, a perda dos pais em acidente de avião; Anelise e Vânia vão morar no casarão com Tia Bea, Bila e Fraulein; Vânia apressa o casamento e vai embora;

13 Tia Beatriz, a viúva-virgem “Fora casada apenas três semanas
Tia Beatriz, a viúva-virgem “Fora casada apenas três semanas. O marido se suicidara, diziam que fora por não poder cumprir seus deveres conjugais. Não saciara os magros ardores da tia Beata.” “E fora um tiro na boca, a tampa da cabeça saltara como tampinha de laranja quando se corta. Sangue e miolos” “ Minha tia, já tão religiosa, de certo se julgou predestinada à virgindade. Passos rápidos, xalinho no ombro, cheiro de leite-de-rosas, santos e rezas...”

14 Resumo - IV Casarão é vendido e Tia
Medos de Anelise, fantasmas e vozes; Visita do primo Otávio – primeiro beijo; Anelise rebela-se contra a rigidez da tia beata, faz desaforos, maltrata Bila; Fraulein aposenta-se, Bila adoece (pneumonia) e morre; Casarão é vendido e Tia Bea vai morar em convento; Anelise, aos 18 anos, vai morar com Tia Dora, a pintora.

15 Resumo - III Tia Dora, alegre, cheia de vida, vários casamentos e viagens. Desenhava anjos e pintava demônios; Primo Otávio vai estudar música nos Estados Unidos; Fase de libertação: novas amizades, namorados, risos,... Amor com Tiago, saudável, seguro, ordenado; Otávio volta casado com Mariana; Traições de Mariana; Preparativos para o Casamento, ajuda de Vânia;

16 Resumo - IV Lua-de-mel, amor intenso, felicidade plena;
A felicidade dos primeiros tempos do casamento fizeram com que ela acreditasse que o mal havia sumido; 1ª Gravidez, 1º aborto... Ainda havia esperanças... Depois, 4 gravidez, 4 abortos; “O jogo começa a se corromper, a cada gravidez, o medo maior e a esperança mais louca.” Não sobrava tempo para Tiago, nem calor; Vânia faz confidência: promessa que o marido exigira antes de casar.

17 Resumo - V Tentativa de recuperar a vida: trabalho, viagens;
Amor esfriou; 5ª gravidez – excelente, sem ameaças de aborto; Cão São Bernardo, presente e Vânia; Parto difícil: nasce Lauro, mamava calmo, chorava pouco, dormia muito; Acidente na hora do parto, lesão cerebral; Dois anos de vida vegetativa; Volta de Otávio, compartilham as dores; Morte de Lalo; Depressão, viagem para o chalé no litoral.

18 “Então a traidora não era só a morte: era a vida também, a parceira, a outra bruxa soprando velas na noite.” “ O filho estendido na cama desuniu ainda mais. Nada em comum, a não ser a espera de que a sobrevida se cumpra, e Tiago poderá assumir vida nova. E eu?” “...acho que não teria forças nem para isso. Cinzas, camadas e mais camadas sobre as coisas boas”

19 No Chalé Companhia de Bernardo, o cão e de Nazaré;
Dias se arrastam, come pouco, dorme muito; Passeios até o penhasco, cemitério foi transferido; Na quinta, o telefone toca, foi engano; Na sexta-feira, notícia trágica: Zico, menino de 9 anos, filho de Nazaré, foi violentado por rapazes que fugiram de carro

20 Sábado Anelise sozinha, empregada não apareceu, Bernardo sumiu;
A manhã está cintilante, Anelise sobe ao morro para procurar Bernardo; Anelise senta no topo do morro, de onde Adélia caiu; De repente, a presença da veranista misteriosa; O vento sopra, as roupas da veranista roçam Anelise; Cheiro de Alfazema! As duas descem o morro de mãos dadas...

21 Análises Opostos relacionados à sexualidade:
➥ carência X Excesso / Proibição X Transgressão Real X Maravilhoso Sótão: elemento espacial que liga o real ao imaginário = espaço interior Tempo: elemento pendular Passado de fantasmas X Presente vazio 7 dias = mito da criação

22 Final em aberto: Quem é a veranista excêntrica postada no alto do morro? É o fantasma de Catarina? Anelise se suicida ao imaginar encontrar o fantasma da avó? Ela sobrevive ou enlouquece como a avó? Ela recupera sua identidade ao lembrar do passado? O encontro consigo mesma se dá através da própria escrita do texto?


Carregar ppt "AS PARCEIRAS Lya Luft."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google