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em aplicações corporativas

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Apresentação em tema: "em aplicações corporativas"— Transcrição da apresentação:

1 em aplicações corporativas
Produtividade com Java Micro Edition em aplicações corporativas Robison Cris Brito Sábado, 3 de outubro de 2007

2 Agenda Por que trabalhar com JME? Características do JME:
Configurações Perfis API’s Ferramentas de Desenvolvimento Instalação do Ambiente Configuração O que são aplicações corporativas em JME Demo Calculadora Despertador Boca de Urna Instalação do Aplicativo no aparelho celular Perguntas?

3 Quem tem Celular???

4 Alguns Números 3.5 bilhões de dispositivos com suporte a Java
1.2 bilhões de telefones com suporte a Java De cada 100 brasiliense, 91 tem celular. No Reino Unido, o mercado de download de “Ring Tones” no celular já ultrapassou o mercado de CD’s de Música. Novos serviços + Novos aparelhos Efeito tostines

5 Por que desenvolver para Celular???
Mais de 1 BILHÃO de clientes potenciais e ainda crescendo... Existe mais de um bilhão de telefones celulares no mundo. Eles vão querer executar aplicações. Quem vai desenvolver essas aplicações?

6 Motivação Nome Motorola Dyna-Tac Tamanho 25 x 12,5 x 5 cm Peso
Cerca de 1,134 Kg Display Não Número de circuitos 30 Tempo de conversação 35 minutos Tempo de recarga 10 horas Recursos Falar, ouvir e discar

7

8 Java Micro Edition Ambiente Java altamente otimizado para pequenos dispositivos Existem inúmeros tipos de equipamentos com JME, de vários fabricantes diferentes (celulares e pda’s) Dividido em duas configurações: CDC: Dispositivos médios CLDC: Pequenos dispositivos

9 Configuration CLDC Os celulares mais antigos possuem
CLDC 1.0, sendo que os modelos atuais já possuem CLDC 1.1.

10 Profile MIDP A maioria dos celulares novos possuem MIDP 2.0.

11 Garantindo a Portabilidade
SamSung D500 Motorola v600 Nokia 3650 CLCD 1.0 MIDP 2.0 CLCD 1.0 MIDP 2.0 CLCD 1.0 MIDP 2.0

12

13 Alguns Celulares Muuuuuito Diferente

14 API’S API’s fornecida por fabricantes
de celulares (NOKIA, MOTOROLA, etc.) para poder utilizar o máximo dos recursos que o aparelho específico tem.

15 Vantagens do MIDP • Dispositivos MIDP passam por uma explosão de mercado • Também alcançam níveis de desempenho e de conectividade nunca antes alcançados • Portabilidade • Segurança Aplicações Java nunca saem da sand box da KVM • Em MIDP 2.0, aplicações podem ser assinadas e tratadas semelhante à Applets • Ferramentas de desenvolvimento disponíveis

16 Softwares para Celular

17 Jogos para Celular

18 Aplicações Corporativas
Aplicações com poucos recursos gráficos Fácil de utilizar Armazenam informações temporárias no aparelho É realizado a importação/exportação de dados com servidores remotos “os usuários de celulares possuem menos conhecimentos de tecnologia do que os usuários de computadores”

19 Limitações Tecnológicas
Pequeno poder de processamento/armazenamento. Número reduzido de teclas Display reduzido Rede intermitente Sistemas on-lines / off-lines

20

21 FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO
O que é necessário para desenvolver aplicativos para celular com JME.

22 Inicialmente... Conheça Java....
Para se trabalhar com JME é necessário primeiro ter um bom conhecimento da sintaxe do Java, de programação orientado a objeto e das Classes básicas... Conheça Java....

23 E o JSDK.... É necessário que você tenha o JSDK instalado no computador. É possível baixar o JSDK no site da Sun ( baixe também a documentação que é muito importante Instale o JSDK....

24 E a Ferramenta de desenvolvimento para celular
Uma solução rápida, básica, fácil e gratuita é o Wireless ToolKit da Sun ( ) O Netbeans Mobility Pack aumenta significativamente a produtivida em aplicações coorporativas

25 IDE’s para Desenvolvimento
Gel Eclipse Visual J++

26 IDE’s para Desenvolvimento
+ NetBeans Mobility Pack já vem com WTK

27 JSDK - R$ 0,00 WTK ou MP - R$ 0,00 NetBeans - R$ 0,00
Custo de Software??? JSDK - R$ 0,00 WTK ou MP - R$ 0,00 NetBeans - R$ 0,00

28 Oukey! Agora vamos colocar a mão na massa.

29 Instalando Netbeans IDE 5.5.1

30 Instalando Netbeans IDE 5.5.1

31 Instalando Netbeans Mobility Pack 5.5.1

32 Informações sobre o aplicativo JME

33 O que estes softwares tem em comum????
Ciclo de Vida O que estes softwares tem em comum???? APPLET SERVLET XLET MIDLET

34 Ciclo de Vida da MIDlet construtor Paused destroyApp() startApp
pauseApp() Active Destroyed destroyApp()

35 Displays

36 Displays Tela com List Tela com Form Tela com Alerta Tela com TextArea

37 Form’s Itens

38 Form’s Itens ChoiceGroup TextField Gauge DateField StringItem
ImageItem

39 Commands

40 Demos

41 Lista de Aplicativos que serão desenvolvidos
Calculadora Despertador Boca de Urna

42 Calculadora Visual

43 Desenvolvendo o aplicativo

44 Conceitos Abordados no Aplicativo
Criação de uma aplicação Midlet e Midlet Suite Componentes Visuais StringItem e TextField Editor Visual do Netbeans Propriedades dos objetos Modelo de eventos com Commands Conversão de tipos Troca de Display

45 Despertador

46 Desenvolvendo o aplicativo

47 Timer e TimerTask São utilizados para:
Executar uma tarefa (Agendada para uma determinada Hora) Repetir uma tarefa (Em um determinado Intervalo de tempo) A classe Timer tem a função de agendar / temporizar / repetir uma ação. A classe TimerTask é a ação.

48 Conceitos Abordados no Aplicativo
Componentes Visuais DateField e ImageItem Classe Date Inclusão e exclusão de componentes Visuais Dinamicamente Conceito de Thread Classe Timer e TimerTask Utilização de Imagens Execução de Sons (WAV)

49 Boca de Urna

50

51 Conteúdo do

52 Configurando o Netbeans

53 Desenvolvendo o aplicativo

54 Arquitetura Sem Nome Ainda
Para conectividade: ASNA Arquitetura Sem Nome Ainda Dividido em duas partes: Servidor – Implementada no Servlet Cliente – Utilizada no aplicativo JME

55 Para conectividade: ASNA
Nesse Framework, os registros são representados por Vector, os campos são representados por Array de Strings. É possível enviar e receber dados dos do servidor remoto. Atualmente suporta HTTP, utilizando GET/POST.

56 Desenvolvendo o aplicativo

57 Conceitos Abordados no Aplicativo
Persistência de Dados Conectividade com servidores remotos Network Monitor Debugação no cliente e no servidor Inspeção de variáveis Watch’s Gerênciamento do ambiente de desenvolvimento

58 Emuladores / Simuladores

59 Instalando no dispositivo
Pode ser via cabo USB, Infravermelho, Bluetooth, Wi-Fi e HTTP, depende do dispositivo O Nokia 3520 tem apenas suporte a HTTP, então é necessário colocar os arquivos .JAR e .JAD em um servidor. Após com o recurso de WAP existente no celular é possível baixar o aplicativo. O Motorola v600 possui cabo serial ou bluetooth.

60 ...e para não se decepcionar
O celular não é um "PC em miniatura", mas sim um cliente sofisticado do ambiente de rede.

61 ... E para motivar Em dispositivos móveis com recursos on-line, a performance da aplicação é um fator importante. A comunicação de dados é um requisito necessário para o sucesso de aplicações em um ambiente cada vez mais conectado.

62 Dúvidas ?

63 em aplicações corporativas
Produtividade com Java Micro Edition em aplicações corporativas Robison Cris Brito Sábado, 3 de outubro de 2007


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