A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sebastian Martinez, Sophie Naudeau & Vitor Pereira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sebastian Martinez, Sophie Naudeau & Vitor Pereira"— Transcrição da apresentação:

1 Sebastian Martinez, Sophie Naudeau & Vitor Pereira
Avaliação de impacto do Programa de DPI (Desenvolvimento da Primeira Infancia) dA Save the children na provincia de Gaza - Moçambique Sebastian Martinez, Sophie Naudeau & Vitor Pereira IDB World Bank PUC-Rio

2 Conteúdo Por quê esta Avaliação e Por quê em Moçambique?
O Modelo de DPI da Save the Children Perguntas Chaves da Avaliação Desenho da Avaliação Resultados Impacto Sobre o Diálogo Político

3 1. Por quê esta Avaliação? O DPI é um primeiro passo crítico no desenvolvimento humano Forte evidencias existem sobre a importancia e custo-efectivade de investir no DPI: Melhor preparação das crianças para a escola primaria; sucesso e completação mais altos. Melhor saude / Menos comportamentos de risco e menos crime. Productividade e renda mais altas Quando ha atrasos na primera infancia, é mais difficil e caro mudar/recuperar mais tarde na vida A desnutrição crónica de uma criança de 2 anos prediz o crecimento futuro desta criança. A maior parte do desenvolvimento do cerébro humano acontece nos primeros 5 anos de vida– e a “plasticidade” do cerébro baixa com a idade da pessoa.

4 1. Por quê esta Avaliação?... Mas como podemos investir mais e de melhor forma? Ha pouca evidência no mundo sobre as melhores opções para investir no DPI quando os recursos financeiros são limitados, particularmente no contexto dos paises em desenvolvimento. Muito poucas avaliações rigorosas (i.e., countrafactual válido) foram feitas na área do DPI em países em desemvolvimento Entre essas, muito poucas usavam uma seleção aleatória, e a maioria tinha amostras < 500 Grande lacuna de conhecimento (especialmente na AFR): Que tipos de programas de DPI têm mais custo-efectividade em contextos de desenvolvimento? Isso é a primeira avaliação de impacto do DPI que seja randomizada e a larga escala na África

5 1. Por quê em Moçambique? = Resultados +
Uma oportunidade única de parceria Forte potential para ter um impacto político Em 2008: 47 % das crianças de menos de 5 anos com desnutrição crónica 42.6% das crianças de 6 anos fora das escolas primárias Taxas altas de repetição e abandono escolar Só 4% das crianças de menos de 5 anos matriculadas em programas de DPI (principalmente privados). Save the Children World Bank Implementação do projecto & monitoria Avaliação de Impacto + = Resultados

6 2. O Modelo de DPI da Save the Children
A. Um meio ambiente favorável à aprendizagem Curriculum bem desenvolvido 1 “animadora” por 15 crianças Nenhuma turma com mais de 35 crianças Bastante rico em materiais feitos localmente (livros, brinquedos, jogos)

7 2. O Modelo de DPI da Save the Children…
B. Custos baixos e sustentáveis Modelo gerido pela comunidade através de um comité de gestão da escolinha Construções simples, feitas com materiais locais “Animadoras” da communidade que recebem uma remuneração de $ por mês Custo total < $30 /criança/ano

8 2. O Modelo de DPI da Save the Children…
C. Apoio continuo e monitoria intensiva Uma semana de formação inicial + 1 dia de formação em serviços todos os meses Agentes de desenvolvimento comunitário bem formados (1 agente por 5 escolinhas) Visitas regulares de monitoria e apoio a todas as escolinhas

9 3. Perguntas e Indicadores Chaves da Avaliação
Qual e o impacto deste modelo communitário de DPI sobre: A taxa de matrícula na escola primária e aprendizagem O desenvolvimento infantil, incluindo: cognitivo, sócio- emocional, linguístico, físico O comportamento dos encarregados em relação à(s) sua(s) criança(s) O desenvolvimento das outras crianças dentro da família A productividade e participação dos encarregados no mercado de trabalho.

10 4. Desenho da Avaliação A. Amostra: B. Coleta de dados:
76 comunidades dividas de maneira aleátoria entre o grupo de tratatmento (30) e o grupo de control (46). 2000 crianças entre 3 e 5 anos na linha de base 76 líderes comunitários 1020 crianças na primeira classe (questionário pelos professores) B. Coleta de dados: Linha de base: Maio - Agosto 2008 Dados de impacto: Abril –Dezembro 2010

11 4. Desenho da Avaliação C. Instrumentos da avaliação:
Pesquisa domiciliar (renda, riqueza, consumo, educação, uso do tempo, etc.) Medidas de desenvolvimento infantil para crianças entre 3 e 5 anos na linha de base (2008) e entre 5 e 7 anos após a intervenção (2010): Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP): Questionário de idades e estágios(ASQ): Questionário de aptidões e dificuldades (SDQ): Medidas antropométricas: Pesquisa nas escola primárias (primeira classe): Instrumento de desenvolvimento infantil (EDI) Questionário aos líderes comunitários

12 5. Resultados Resumo dos dados da linha de base:
Sem intervenção de DPI, crianças pobres entre 3 e 5 anos nas áreas rurais de Moçambique estão atrasadas em termos de desenvolvimento físico, linguístico, e cognitivo. Estes resultados indicam que as crianças na nossa amostra são pouco preparadas para aprender na escola primária e para ter sucesso na vida. Elas têm um risco alto de repetir classes e de abandonar a escola cedo. Tudo isso contribue para caras ineficiências orcamentais no sector da educação.

13 Equilíbrio entre os dos grupos na linha de base (2008): Características das crianças
Variável Tratamento Controle T-stat Meninas 51% 49% 0.88 Idade em anos 3.45 3.48 -0.91 Fala Português 13% 12% 0.27 Orfão (mãe) 3% 2% 1.29 Orfão (pai) 7% 8% -0.86 z-score de peso pela idade -0.33 -0.27 -0.64 z-score de altura pela idade -1.99 -1.85 -1.45 ASQ Total 198.97 196.54 0.72 TVIP Changana (score estandarizado censurado) 78.85 78.66 0.18 TVIP Portuguese (score estandarizado censurado) 74.40 74.20 0.36

14 Equilíbrio entre os dos grupos na linha de base (2008): Características dos encarregados
Variable Treatment Control T-stat Mulher=1 81% 88% -2.40 Idade em anos 34.75 34.16 0.69 Fala Português 50% 48% 0.35 Sabe ler e escrever 62% 0.10 Anos de educação 3.40 3.45 -0.20 Casado/a (formal ou informal) 68% 65% 1.00 Viuvo/a 12% 13% -0.58 Lê livros com a criança 40% 0.05 Brinca com a criança 33% 36% -0.77

15 Matrícula nas escolinhas

16 Impacto na matrícula escolar (escola primária)
Tabela: Atualmente matriculados na escola=1 (R1) (1) (R2) (2) (3) ITT TOT OLS IV Comunidade de tratamento 0.055** 0.058*** (0.021) (0.022) Escolinha=1 0.148*** 0.154*** (0.053) Escolinha x Rapaz =1 0.167* (0.092) Escolinha x Rapariga =1 0.142** (0.068) Caracteristicas geograficas Não Sim Caracteristicas domiciliares e individuais Observações 2,591 R-squared 0.050 0.212 0.032 0.210 Medía dos controles: 0.633 Tamanho do efeito % mudança 0.087 0.0919 0.233 0.242 Medía dos controles-Grup o1: 0.594 Medía dos controles-Grupo 2: 0.671 Tamanho do efeito % mudança – Grupo 1 0.281 Tamanho do efeito % mudança – Grupo 2 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

17 Impacto na matrícula escolar (escola primária)
Tabela : Educação Atualmente matriculado Tem ido à escola Nível aproppriado pela idade Abandonou a escola (1) (2) (3) (4) TOT IV Escolinha=1 0.154*** 0.134** 0.102** -0.014 (0.053) (0.051) (0.046) (0.026) Observações 2,591 2,686 2,891 1,872 R-quadrado 0.210 0.221 0.090 0.039 Medía dos controles: 0.633 0.672 0.469 0.038 Tamanho do efeito % mudança 0.242 0.200 0.217 -0.377 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

18 Uso do tempo das crianças
Tabela : Uso do tempo (Horas passadas na atividade por semana) Assistir escola e fazer deveres de casa Tempo para brincar Trabalho na machamba familiar Tarefas domésticas Cuidados de crianças, idosos, doentes Reuniões comunitarias Sono (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) TOT LABELS IV Escolinha= 1 7.212*** -0.684 -1.316** -0.529 0.056 -1.403*** 3.712 (2.019) (1.921) (0.637) (0.407) (0.320) (0.507) (2.416) Observações 2,891 R-quadrado 0.108 0.093 0.080 0.067 0.048 0.009 0.052 Medía dos controles: 15.560 22.046 2.540 0.748 0.569 1.099 61.417 Tamanho do efeito % mudança 0.463 -0.031 -0.571 -0.707 0.098 -1.276 0.060 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

19 Desenvolvimento das crianças: EDI
Tabela: Resultados de PDI por áreas Saúde física e bem-estar Comunicação e conhecimentos gerais Desenvolvimento cognitivo e lenguagem Competência social Maturidade emocional (1) (2) (3) (4) (5) TOT IV Escolinha= 1 1.828 0.291 12.199** 6.338 1.1767 (1.962) (2.164) (5.393) (10.316) (4.562) Observações 862 R-quadrado 0.149 0.233 0.026 0.192 0.212 Medía dos controles: 5.551 2.864 14.015 11.479 3.596 Tamanho do efeito % mudança 0.329 0.102 0.870 0.552 0.491 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

20 EDI: Resultados por área

21 Desenvolvimento das crianças: ASQ
Tabela: ASQ Score ASQ Total Comunicação Resolução de problemas Coordinação motriz fina Coordinação motriz grossa (1) (2) (3) (4) (5) TOT IV Escolinha= 1 14.668** 4.452* 5.350** 3.746* 1.120 (6.976) (2.357) (2.634) (2.108) (0.974) Observações 1,831 R-quadrado 0.179 0.095 0.189 0.180 0.06 Medía dos controles: 83.746 84.022 59.470 56.497 Tamanho do efeito % mudança 0.052 0.053 0.064 0.063 0.020 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

22 Desenvolvimento das crianças: TVIP
Tabela: TVIP Português (bruto) Português (estandardizado) Changana (estandardizado) (1) (2) (3) (4) TOT IV Escolinha= 1 0.351 0.335 0.463 1.086 (0.301) (0.262) (0.921) (0.998) Observações 1,839 R-quadrado 0.094 0.145 0.106 0.139 Medía dos controles: 3.757 55.992 9.047 59.443 Tamanho do efeito % mudança 0.093 0.006 0.051 0.018 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

23 Desenvolvimento das crianças: Estatura e Peso
Table: Child Anthropometrics Desnutrição aguda (waz_avg<=-2) Peso pela idade Z-Score Desnutrição crónica (haz_avg<=-2) Estatura pela idade Z-Score (1) (2) (3) (4) TOT IV Escolinha= 1 0.007 0.034 -0.017 0.169 (0.027) (0.099) (0.056) (0.179) Observações 1,839 1,818 1,811 R-quadrado 0.041 0.085 0.071 0.069 Medía dos controles: 0.094 -0.739 0.357 -1.578 Tamanho do efeito % mudança 0.078 -0.045 -0.047 -0.107 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

24 Desenvolvimento das crianças: Saúde
Tabelas : Saúde das crianças Doente nas últimas 4 semanas Problemas de pele nas últimas 4 semanas Diarrhea nas últimas 4 semanas Tosse nas últimas 4 semanas (1) (2) (3) (4) TOT IV Escolinha= 1 0.122** -0.035 -0.027 0.131 (0.057) (0.048) (0.022) (0.083) Observações 1,836 1,837 1,832 1,839 R-quadrado 0.079 0.038 0.054 0.060 Medía dos controles: 0.358 0.148 0.082 0.447 Tamanho do efeito % mudança 0.341 -0.236 -0.325 0.293 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

25 Tabela: Matricula escolar
Crianças mas velhas (10-15) nas famílias com crianças em idade pre-escolar Tabela: Matricula escolar Atualmente matriculado Tem ido à escola Nível adequado pela idade Abandonou a escola (1) (2) (3) (4) TOT IV Escolinha= 1 0.043 0.054*** 0.058 0.018 (0.026) (0.017) (0.038) (0.023) Observações 1,802 1,895 1,553 1,766 R-quadrado 0.089 0.064 0.285 0.060 Medía dos controles: 0.854 0.923 0.443 0.066 Tamanho do efeito % mudança 0.050 0.059 0.131 0.267 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

26 Comportamento e esperanças do/as encarregado/as
Tabela: Encarregado/as Número de reuniões atendidades nas ultimas 4 semanas Você acha que é correto castigar uma criança físicamente Lê livros com a criança Brinca com a criança Pratica rótinas diarias com a criança Pratica rótinas de independendização com a criança Satisfeita pela preparção da criança para a escola futura -1 -2 -3 -4 -5 -6 -7 TOT IV Escolinha= 1 1.006** -0.128** -0.06 0.051 0.210*** 0.093** 0.064** (0.424) (0.059) (0.066) (0.053) (0.050) (0.045) (0.030) Observações 1,839 1,834 1,833 1,835 1,837 1,818 R-quadrado 0.04 0.077 0.098 0.087 0.078 0.061 0.044 Medía dos controles: 3.706 0.279 0.598 0.693 0.666 0.769 0.899 Tamanho do efeito % mudança 0.271 -0.459 -0.1 0.073 0.315 0.121 0.071 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

27 Participação dos encarregados no mercado do trabalho
Tabela: Oferta de trabalho dos adultos Caregiver Trabalhou nos últimos 30 dias Mãe Pai (1) (2) (3) TOT IV Escolinha= 1 0.062* 0.076 0.095* (0.036) (0.047) (0.049) Observações 1,726 1,323 1,113 R-quadrado 0.056 0.082 0.151 Medía dos controles: 0.240 0.203 0.582 Tamanho do efeito % mudança 0.260 0.373 0.164 Notas: Erros estandares robustos em parentése , cluster ao nível de comunidade. * Significativo a 10%, ** Significativo a5% , *** Significativo a 1%.

28 5. Resumo dos resultados Matrícula mais alta na escola primária, e na idade certa de 6 anos. Melhor preparação das crianças para a escola primária, especialmente nas áreas cognitiva, sócio-emocional, psicomótrica, e de communicação: Impactos mistos nas áreas da saúde e do desenvolvimento físico Impactos positivos na matrícula escolar dos irmões/das irmãs mais velho/as, e sobre os encarregados (mercado do trabalho e comportamento em casa). PDI ASQ TVIP Cognitivo/solução de prob. + Socio-emocional Motriz fina Motriz grossa Communicação

29 6. Impacto Sobre o Diálogo Político
Os resultados da linha de base foram apresentados ao Governo de Moçambique e aos parceiros no mês de Março 2010. Nessa altura, O Sr. Ministro da Educação formalmente solicitou apoio técnico e financeiro ao Banco Mundial para o desenvolvimento duma estratégia multi-setoral na área do DPI e de um projeto de desenvolvimento do pre-escolar.

30 6. Impacto Sobre o Diálogo Político...
Os dados de impacto foram apresentados ao Governo e aos parceiros de cooperação em Maputo no mês de Junho de 2011. Estos resultados informaram diretamente o desenho do novo projeto de desenvolvimento pre-escolar e de uma nova avaliação de impacto (juntamente com o MINED) no contexto do projeto.

31 Obrigada!


Carregar ppt "Sebastian Martinez, Sophie Naudeau & Vitor Pereira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google