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Indução de Árvore de Decisão

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Apresentação em tema: "Indução de Árvore de Decisão"— Transcrição da apresentação:

1 Indução de Árvore de Decisão
Jacques Robin

2 Roteiro Entrada e saída da indução de árvore decisão
Tarefas de aprendizagem implementadas por ID3 Exemplo Algoritmo básico e complexidade Heurísticas de escolha do atributo de partição de exemplos Poda da árvore para evitar overfitting Atributos numéricos, multi-valorados, nulos e numerosos Árvores de regressão e de modelo Vantagens e limitações de ID3

3 Entrada e saída da indução de árvore de decisão (ID3)
age? student? credit rating? no yes fair excellent <=30 >40 30..40

4 Tarefas de aprendizagem realizáveis por ID3
Classificação: Atributos classificadores nos ramos Valores da classe nas folhas Regressão: Valores das variáveis fornecidas nos ramos Valor da variável a estimar nas folhas Previsão temporal: Valores passadas do atributo a prever nos ramos Valor futura do atributo a prever nas folhas Detecção de padrão: Valores antecedentes da associação nos ramos Valores conseqüentes da associação nas folhas Controle: Atributos descrevendo situação nos ramos Ação a executar nessa situação nas folhas Otimização: Valores das variáveis do domínio da função a otimizar nos ramos Valor da imagem máxima ou mínima da função das folhas

5 Expressividade das árvores de decisão
Representação como programa lógico: buy(X,computer) :- age(X) <= 30, student(X), creditRating(X,fair). buy(X,computer) :- age(X) >= 30, age(X) <= 40. buy(X,computer) :- age(X) > 40, creditRating(X,fair). age? student? credit rating? no yes fair excellent <=30 >40 30..40

6 Expressividade das árvores de decisão
Representação proposicional: ((under30  student)  30something  (over40  fairCreditRating)  buyComputer  ((under30   student)   (over40  excellentCreditRating)   buyComputer)  (under30  30something  over40)   (under30  30something)   (under30  over40)   (over40  30something)  (fairCreditRating  excellentCreditRating)   (fairCreditRating  excellentCreditRating) age? <=30 30..40 >40 student? credit rating? no yes excellent fair no yes yes no yes

7 Expressividade das árvores de decisão
Pode representar qualquer função booleana No entanto, algumas funções – como a função de paridade ou de maioria – só podem serem representadas por uma árvore de tamanho exponencial no número de atributos Cardinal do espaço de hipótese de uma tarefa de aprendizagem com 6 atributos booleanos: Mesmo para problemas pequenos: Aprender árvores pequenos o suficiente para serem inteligível e então validáveis Requer heurísticas (i.e., viés) podendo a busca no espaço de hipótese de maneira violenta Em recuperação de informação utiliza-se geralmente um número de atributo igual a o número de palavras na língua utilizada nos documentos ...

8 Algoritmo básico de ID3 Escolher dentro do conjunto de atributo atual A = {A1,..., Ak} o atributo Ai que separa melhor o conjunto atual de exemplos E em termos dos valores do atributo a prever P Dividir E em termos dos valores de Ai = {Vi1,..., Vik} i.e., E =  Ej, x  Ej, Ai(x) = Vij, criando um novo arco teste Ai(x) = Vii na árvore para cada Ej Para todos Ei ainda heterogêneos em termos do valor de P i.e., x,y  Ei, P(x)  P(y), Recursivamente reaplicar algoritmo sobre Ej com o conjunto de atributo A´= A – {Ai} Continuar até que: Todos os Ej seja homogêneos em termos do valor de P Não tenha mais atributos a processar, i.e., A´= 

9 Viés de aprendizagem de ID3
<=30 30..40 >40 student credit + - excel fair buy Árvore aprendida com viés de ID3 Número de bits: 3 Árvore “aprendida” sem viés Número de bits: 6 age <=30 30..40 >40 income high medium low student + - CR e f BC ?

10 Heurísticas de escolha de atributo de partição de exemplos
Ganho da informação Índice GINI

11 Ganho da informação Informação (em número de bits) esperada necessária para classificar, em m classes, amostra arbitrária de s exemplos: Informação esperada necessária para classificar, em m classes, dado o valor, entre V valores possíveis, do atributo A (entropia de A): Ganho de informação pelo conhecimento do valor de A: Si = numero de exemplos de classe i Si j = numero de exemplos de classe i com valor j para atributo A

12 Exemplo de escolha de atributo baseado na heurística do maior ganho de informação
Class p: buysComputer = “yes” Class n: buysComputer = “no” I(p, n) = I(9, 5) = 0.940 Entropia para age: age <= 30 para 5/14 dos exemplos dos quais 2 buyComputer = yes e 3 buyComputer = no

13 Exemplo de ID3 age? <=30 31..40 >40 +: e9, e11
+: e3, e7, e12, e13 +: e4, e5, e10 -: e1, e2, e8 -: e6, e14

14 Exemplo de ID3 age? <=30 >40 31..40 +: e9, e11 -: e1, e2, e8
student? no yes +: e9, e11 -: e1, e2, e8

15 Exemplo de ID3 age? <=30 >40 31..40 +: e9, e11 -: e1, e2, e8
student? no yes credit rating? fair excellent -: e6, e14 +: e4, e5, e10

16 Poda de árvores para evitar overfitting
Broto de decisão: árvore de decisão de profundidade 1 Em muitos casos, tão precisão se não melhor sobre conjunto de teste do que árvore de decisão completa gerada por ID3 Caso também de kNN, Classificador Bayesiana Ingênuo e Regra de Classificação 1R, i.e., regra da forma: atributo a = v  classe = c Em processo de aprendizagem qualquer, sempre começar pelo uso desses métodos simplórios, pós as vezes eles são suficientes, e sempre eles constituem um caso base para a avaliação de métodos mais sofisticados Sugere idéia de podar árvores geradas por ID3 para melhorar sua generalidade Pré-poda: Introduzir novo ramo na árvore apenas para gerar divisão de exemplos estatisticamente significativa (por exemplo usando um test 2 Pós-poda: Podar árvore completa testando diferencia de precisão sobre outro conjunto de exemplos de duas operações de poda, colapso de ramo e subida de ramo

17 Operações de pós-poda: colapso de ramo
age? student? credit rating? no yes fair excellent <=30 >40 30..40 age? credit rating? fair excellent no yes <=30 >40 30..40

18 Operações de pós-poda: elevação de ramo
no yes student? credit rating? age? fair excellent <=30 >40 30..40 age? student? credit rating? no yes fair excellent <=30 >40 30..40

19 Pós-poda Processa a árvore de baixo para cima estimando benefício, em cada nó, de uma das duas operações Divide conjunto de exemplos em 3 partes: Conjunto de construção da árvore Conjunto de poda da árvore Conjunto de teste da árvore podada Problemático com conjunto de exemplos pequenos: Solução de C4.5 Executa poda sobre mesmo conjunto do que a construção, usando um estimador estatístico diferente do ganho de informação usado para construção

20 Complexidade de ID3 Abstrair e exemplos de treinamento,
cada um descrito por a atributos por uma árvore de decisão de profundidade O(log n) Execução: O(log n) Treinamento sem poda: O(mn log n) Pós-poda: O(n (log n)2)

21 Outras dificuldades práticas
Atributos multi-valorados ID3 supõe que cada atributo de cada exemplo possui apenas um único valor Nem é sempre o caso: ex, filhos de uma pessoa Atributos com distribuição de valores muito desigual ID3 tende a gerar broto de decisão

22 Atributos numerosos Ganho de informação super-estima atributos com muitos valores distintos Atributos com um valor distinto por exemplo, completamente inútil para classificação, no entanto com maior ganho de informação Uma solução simples: usar razão do ganho sobre número de valores do atributo

23 Atributos nulos Utilização: Treinamento:
Como classificar novo exemplo com atributo nulo ? Prever valor nulo como sendo valor adicional Treinamento: Simplesmente excluir exemplos ou atributos com valores nulos não é sempre viável porque: As vezes exemplo com valor nulo para determinado atributo, é extremamente informativo com respeito a outros atributos, ou atributo com valor com valor nulo para determinado exemplo, é extremamente informativo via seus valores para outros exemplos tamanho e dimensionalidade dos exemplos de treinamento ficam baixo demais É necessário modificar a fórmula do ganho de informação para a tornar tolerante a valores nulos

24 Atributos numéricos Qual é a partição em faixa de valores que maximiza o ganho de informação ?

25 Árvore de regressão Regressão linear paramêtrica:
PRP = MYCT MMIN MMAX CACH CHMIN CHMAX Árvore de regressão para mesma tarefa:

26 Árvore de modelo Árvore de modelo para mesma tarefa:
LM1: PRP = MMAX CHMIN LM2: PRP = MMIN – 3.99 CHMIN CHMAX LM3: PRP = MMIN LM4: PRP = MMAX CACH CHMAX LM5: PRP = 285 – 1.46 MYCT CACH – 9.39 CHMIN LM6: PRP = MMIN – 2.94 CHMIN CHMAX

27 Vantagens de ID3 Muito versátil
Algoritmo de aprendizagem muito simples, e então fácil de entender Muito bem estudado Eficiente e escalável Disponível na grande maioria das caixas de ferramenta gerais para aprendizagem Processa cada exemplo apenas uma única vez

28 Limitações de ID3 Redundância para representar sem muita redundância funções sem ordem claro de poder separativo dos exemplos entre atributos Não pode aprender relacionamentos genéricos entre vários indivíduos, ex: árvore de decisão definindo conceito de mãe, de ancestral ? Não é incremental: todos os exemplos tem que ser disponíveis com antecedência


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