A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE"— Transcrição da apresentação:

1

2 MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE
Flávia Biondo da Silva Museu Zoobotânico Augusto Ruschi Instituto de Ciências Biológicas Universidade de Passo Fundo

3 MEIO AMBIENTE O QUE REPRESENTA?

4 NATUREZA

5 RECURSO

6 PROBLEMA

7 SISTEMA

8 PROJETOS COMUNITÁRIOS

9 CULTURA

10 BIOSFERA

11 MEIO AMBIENTE Um lugar determinado e/ou percebido onde estão em relações dinâmicas e em constante interação os aspectos naturais e sociais. Essas relações acarretam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e políticos de transformação da natureza e da sociedade. (MARCOS REIGOTA, 1994)

12 MEIO AMBIENTE (SAUVÉ, 2005) A relação com o meio ambiente é eminentemente contextual e culturalmente determinada. Portanto, é mediante um conjunto de dimensões entrelaçadas e complementares que a relação com o meio ambiente se desenvolve. Uma educação ambiental limitada a uma ou outra dessas dimensões fica incompleta e alimenta uma visão enviesada do que seja “estar-no-mundo”

13 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Trata-se de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social: a da relação com o meio em que vivemos, com essa “casa de vida” compartilhada (SAUVÉ, 2005, p. 317).

14 VIVER NESSA CASA COMPARTILHADA É COMPLEXO.
16ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Cancún, no México. 29 DE NOVEMBRO A 10 DE DEZEMBRO DE 2010 Estabelecer novos acordos em busca da diminuição de emissão de gases poluidores e regras para as atividades 'ecologicamente incorretas' de países desenvolvidos

15 AQUECIMENTO GLOBAL

16 QUEIMADAS DESMATAMENTO

17 MONO- -CULTURAS

18 PRODUÇÃO POLUIÇÃO

19 CONSUMISMO LIXO

20 MUDANÇAS CLIMÁTICAS

21 DERRETIMENTO DAS GELEIRAS

22 TEMPORAIS INUNDAÇÕES

23 MAIS CICLONES TSUNAMI

24 PRINCÍPIOS Entropia (energia) Indeterminação (partícula elementar)
Interdependência Autonomia (participação) Direitos Humanos (?) ou de vida Solidariedade Responsabilidade Social

25 Entropia (energia)

26 INDETERMINAÇÃO (partícula elementar)

27 WERNER HEISENBERG ( ) Princípio de Indeterminação, formulado pelo físico alemão, que estabelece a impossibilidade de medir a localização e o movimento de uma partícula ao mesmo tempo. Sendo que, quanto mais precisão buscarmos em um aspecto, por exemplo, a posição mais prejudicada vai ficar para o outro, a velocidade.

28 INTERDEPENDÊNCIA Interdependências constituem relações circulares nas quais um satisfaz a necessidade do outro, primeiro princípio da complexidade. MORIN (2002, p.38)

29 AUTONOMIA (participação)

30 (MORIN, 2002, p. 127) Autonomia viva - é uma autonomia de organização em dois níveis: o nível fenomênico - da existência individual no seio de um ambiente -, o nível generativo - genérico e genético - de um processo transindividual que gera e regenera os indivíduos.

31 Direitos Humanos (?) ou de condições de vida

32 SOLIDARIEDADE

33 RESPONSABILIDADE SOCIAL

34 MEIO AMBIENTE É SOLIDARIEDADE
A vida portanto, nascida da Terra, é solidária da Terra. A vida é solidária da vida. Toda vida animal tem necessidade de bactérias, plantas, outros animais. A descoberta da solidariedade ecológica é uma grande e recente descoberta. Nenhum ser vivo, mesmo humano, pode libertar-se da biosfera (MORIN; KERN, 2003, p.53).


Carregar ppt "MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google