A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Natal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Natal."— Transcrição da apresentação:

1 Natal

2 Símbolos Tradição iniciada por São Francisco de Assis. Representa o Nascimento de Jesus.

3 As canções de natal são usadas para reunir pessoas e para curtir um espírito natalino.

4 Na ponta da árvore de Natal e, muitas vezes, sobre o presépio se coloca a Estrela de Belém. Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente. A Estrela possui quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa.

5 O Evangelho de Mateus é o único a relatar a vinda dos sábios do Oriente. No século VII, eles ganham nomes populares: Baltazar, Belquior e Gaspar e trazem ouro, incenso e mirra para o menino Jesus. No século XV, lhes é atribuída uma etnia: Belquior (ou Melchior) passa a ser de raça branca, Gaspar, amarelo, e Baltazar, negro, para simbolizar o conjunto da humanidade.

6 A árvore natalina é simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas coloridas, e para os cristãos e reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida. A atual árvore de Natal aparece na Alemanha, no século XVI e, no século seguinte, são iluminadas com velas. No século XIX, em 1837, a esposa alemã do duque de Orleans introduz este costume na França. Ainda no século XIX, a tradição chegou à Inglaterra e a Porto Rico. Em 1912, Boston, nos Estados Unidos, inaugura uma árvore iluminada numa das praças centrais da cidade, e isto se espalha pelo mundo, inclusive em países não-cristãos. No século XX, torna-se tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

7 Em muitos países, durante o advento, se faz com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do menino Jesus., Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo deste tempo litúrgico, acende-se a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. No segundo domingo, a segunda vela acesa representa a fé. A terceira vela simboliza a alegria do rei David, que celebrou a aliança e sua continuidade. A última vela simboliza o ensinamento dos profetas.

8 Acender velas nos remete à festa judaica de Chanuká, que celebra a retomada da Cidade de Jerusalém pelos macabeus das mãos dos gregos. Para os cristãos as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.

9 Árvore de Natal:

10 Enfeites de Natal


Carregar ppt "Natal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google