A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATEUS AS BEM-AVENTURANÇAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATEUS AS BEM-AVENTURANÇAS"— Transcrição da apresentação:

1 MATEUS 5.3-12 AS BEM-AVENTURANÇAS
SERMÃO DO MONTE MATEUS AS BEM-AVENTURANÇAS

2 O CARÁTER DO CRISTÃO TRÊS PERGUNTAS: Quem são? (Pessoas descritas)
Alguma categoria ou todos os discípulos. O que são? (Qualidades recomendadas) Físicas ou Espirituais. O que receberão? (Bênçãos) Bênçãos para agora ou para o futuro.

3 Quem são? As bem-aventuranças mostram o caráter equilibrado e diversificado do povo cristão. Não são oito grupos de discípulos, mas oito qualidades do mesmo grupo. Assim, todas as qualidades devem caracterizar todos os cristãos. Semelhança com o fruto do Espírito (Gl. 5). Ideal: cobiçar todas as qualidades.

4 O que são? Mateus (humildes), Lucas (pobres). Afinal, é humildade espiritual ou pobreza física? Cristo se preocupava com o aspecto físico da vida, tanto que multiplicou pães e peixes (João ). Mas, a pobreza e a fome que Cristo se refere são condições espirituais. São "os humildes (pobres) de espírito" e aqueles que "têm fome e sede de justiça" que ele declara bem-aventurados.

5 O que receberão? Bem-aventurados: o que significa? “Felizes” (NTLH), traz a idéia de felicidade subjetiva: “Pratique e alcance sua felicidade”. Bem-aventurados: é a opinião de Deus sobre o cristão, e por causa disso, ele é o que é. As oito bênçãos são concedidas a cada cristão. Cada bênção é própria da qualidade mencionada.

6 O que receberão? QUALIDADE BENÇÃO Humildade Entrada no Reino Choro
Consolo Fome e sede de justiça Satisfação Misericórdia Pureza Comunhão com Deus Pacificador Filiação a Deus Perseguido Possuir o Reino Galardão

7 O que receberão? Bênçãos para o agora ou futuro?
Escatologia das bem-aventuranças. Tempo futuro: serão, herdarão, alcançarão. Ênfase na certeza. Reino: realidade do agora e consumação no futuro. Portanto, as bem-aventuranças são bênçãos para agora e para o futuro.

8 O que receberão? Ideal inatingível?
“Cristo nada diz neste Sermão sobre como nos tor­namos cristãos, mas apenas sobre as obras e os frutos que nin­guém pode produzir se já não for um cristão e não estiver em estado de graça” Martinho Lutero ( ) Bênçãos que Deus concede por graça.

9 PEDIDOS Júlia – saúde; Helenise – saúde e viagem; J
PEDIDOS Júlia – saúde; Helenise – saúde e viagem; J. Guilherme, Eneia, Edivalde – viagem e convenção Noraci – câncer. Neura – saúde física, espiritual. Kelma – aquisição de imóvel. Gerli – casamento. Murilo – agradecimento – emprego. Rossana – concurso, Wolf – saúde. Vinicius e Victor – vida sentimental e financeira. Sede definitiva da Congregação Amélia – saúde (U.T.I.) Resumo


Carregar ppt "MATEUS AS BEM-AVENTURANÇAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google