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Prezado Professor de EBD Classe de Jovens e Adultos - 3T09

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Apresentação em tema: "Prezado Professor de EBD Classe de Jovens e Adultos - 3T09"— Transcrição da apresentação:

1 Prezado Professor de EBD Classe de Jovens e Adultos - 3T09
Tema: O Sermão da Montanha Recurso adicional extra: O PPS que estará examinando a seguir, semana após semana, nos 13 estudos do trimestre, é uma iniciativa da JUERP no objetivo de auxiliá-lo no seu ministério de bem ensinar em sua classe de EBD. Esse recurso poderá ser utilizado no data-show, ou se a igreja não dispuser deste equipamento, como sugestão para o quadro negro com giz ou quadro branco ou mural com canetas. Logicamente, estas páginas intermediárias de orientação básica e comentários adicionais deverão ser cortadas na sua apresentação.

2 O Sermão da Montanha O ponto mais alto da literatura mundial Estudo 1 O caráter do cristão Mateus 5.1 a 7

3 Comentários ao slide 1 Ao apresentar esta primeira figura o professor deverá fazer uma explanação geral sobre o significado, razão e objetivo do sermão pronunciado por Cristo, tendo como base a apresentação do tema na revista do aluno e a própria introdução do Estudo No. 1, usando por exemplo o texto: “Numa colina ao lado de Cafarnaum o momento chegou. O povo veio e se reuniu ao seu redor. Muitos se assentaram. Cristo inicia, então, o seu sermão da montanha que vai mostrar para o mundo de ontem e de hoje, o verdadeiro caráter do cristão”

4 O Sermão da Montanha é como se Cristo nos estivesse falando hoje.
Não poderemos estudá-lo sem a Bíblia aberta. Nossa caminhada neste trimestre se fará na leitura versículo a versículo.

5 Comentários ao slide 2 Neste segundo slide o Professor deve enfocar a pessoa carismática de Cristo que a todos cativava. “Vejam os olhos atentos dos assistentes”. Destaque também a desenvoltura do Mestre que assentado ou caminhando por entre o povo dissertava sobre o “caráter do cristão”. Finalmente, mencione a importância de estarem todos com suas Bíblias abertas, com lápis para fazerem as anotações laterais que os textos venham a sugerir. O sermão vai ser lido e comentado versículo a versículo.

6 vendo as multidões, subiu ao monte; e,
"Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo ele se assentado, aproximaram-se os seus discípulos...“ (Mt 5.1)

7 Comentários ao slide 3 Depois de ler o versículo em voz alta com toda a classe, comente os textos: “Jesus sabia que aquele povo precisava entender melhor o sentido e significado do evangelho e vai dedicar muito do seu ministério a ministrá-lo de forma didática e prática”. “O sermão da montanha é como uma prévia de tudo aquilo que o evangelho estaria modificando na vida das pessoas que com ele se identificavam. Daquele monte na Galiléia, seus ensinos continuam hoje a ressoar para o mundo, instruindo, inspirando e capacitando a mim e a você”

8 "... e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:“ (Mt 5.2)

9 Comentários ao slide 4 Comente os aspectos negativos do sermão de ensino: Cristo tinha diante de si uma multidão, enquanto a Pedagogia aconselha, para o eficiente ensino, grupos pequenos; Essa multidão era a mais heterogênea possível, pessoas de todas as classes sociais, enquanto a Pedagogia instrui no sentido da devida seleção da clientela a ser alcançada; Para o melhor ensino a Pedagogia orienta um ambiente propício e aconchegante, com sala, cadeiras, iluminação, ventilação, meios audiovisuais os mais sofisticados possíveis: Cristo ensinou ao ar livre, sem qualquer tipo de acomodação para os ouvintes... Ou seja, sob o ponto de vista didático, tudo errado! Mas, era o Mestre dos mestres que ensinava e isto fazia toda a diferença.

10 "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino
dos céus” (Mt 5.3)

11 Comentários ao slide 5 As chamadas bem-aventuranças são a marca mais conhecida do sermão do monte. “Bem-aventurados” é uma expressão que equivale a “felizes”. Com esta abertura, Cristo começa a definir o caráter do cristão, qualificando este perfil que traça como um alvo a ser alcançado por cada crente. É como se ele nos estivesse dizendo que se aspiramos tais condições de vida devemos fazer por onde.As bem-aventuranças vêm a vida cristã em função de como procedemos e vivemos. O humilde de espírito é aquele que vive na dependência do Pai, sem vaidade ou orgulho pessoal.

12 "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mt 5.4)

13 Comentários ao slide 6 Comente a aparente contradição
proclamada pelo Mestre em sua segunda bem-aventurança. Como felizes se estamos a chorar?... O choro é, em geral, expressão de tristeza e sofrimento. Explique que o Mestre está se referindo não ao choro motivado por qualquer experiência negativa de ordem pessoal, mas sim, ao choro oriundo de uma alma contrita a Deus que, humilde e submissamente reconhece o seu pecado e chora diante do Pai pedindo o perdão.

14 "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mt 5.5)

15 Outra aparente contradição.
Comentários ao slide 7 Outra aparente contradição. O manso em geral, nada alcança na vida dada a sua natureza cordata e de boa-vontade. Pelo contrário, sua tendência é tornar-se submisso mesmo diante de situações constrangedoras. Cristo está se referindo ao Salmo 37.11, onde o salmista declara que o homem que padece sob o mal de terceiros e não se deixa contaminar por um espírito de vingança e ódio, é aprovado por Deus em sua atitude

16 "Bem-aventurados os que têm fome e sede, de justiça, porque eles
serão fartos” (Mt 5.6)

17 Comentários ao slide 8 Pode parecer, à primeira vista que as bem-aventuranças de Cristo estão na contra-mão do pensar e agir do homem moderno. Como, diante de um mundo com tanta injustiça social aqueles que anseiam por uma condição digna de vida em sociedade poderão sentir-se fartos e realizados? A verdade é que o Senhor está se referindo aos aspectos espirituais da vida e não aos seus aspectos materiais. Antes de buscar o consumismo da modernidade, o crente deve buscar a fartura da vida espiritual na presença do Pai.

18 "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão
misericórdia” (Mt 5.7)

19 de nossas necessidades.
Comentários ao slide 9 Mais uma advertência do Mestre contra o egoísmo e a vida voltada para si mesma. O crente deve ser alguém que olha para os lados e vê aqueles que ao seu redor estejam necessitando de algo, procurando ajudar e participar. Sendo misericordiosos com os que falham ou nos maltratam, perdoando e ajudando aqueles que nos prejudicam, obteremos dos céus a mesma bênção, pois, Deus que tudo vê, virá ao encontro de nossas necessidades.

20 Isto valia para o crente daqueles tempos,
Comentário Final Comente que o grande objetivo de Cristo com este sermão era levar aqueles que a ele se achegavam, a necessidade de uma mudança de vida. Dê ênfase à formação do verdadeiro caráter do cristão, qualificando este perfil que está começando a ser traçado como um alvo a ser alcançado pelo crente. Isto valia para o crente daqueles tempos, como vale para nós hoje! Por isso a nossa caminhada neste trimestre. No próximo domingo, prosseguimos.


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