A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:"— Transcrição da apresentação:

1 O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

2 O SERMÃO DA MONTANHA Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão  fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

3 O Sermão da Montanha Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."                                                                                         Mateus 5, 1-12

4 O Sermão da Montanha O Sermão da Montanha do Evangelho de Mateus é o texto mais importante do Novo Testamento. Aqui estão expressos os principais conceitos do cristianismo e contém, sem dúvida, a síntese da mensagem de Jesus. Afirmava Mahatma Gandi que se toda a literatura ocidental se perdesse e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada se teria perdido.

5 O Sermão da Montanha O Sermão começa com as Bem-aventuranças, que são a síntese dos passos da iniciação cristã, que é o processo de evolução do espírito em sua jornada terrena. Aqui estão descritos, de um modo impressionante e com uma clareza cristalina, os passos que o homem deve seguir para chegar ao Reino dos Céus.

6 O Sermão da Montanha Consiste da afirmação do passo iniciático, seguida da afirmativa que se refere à conseqüência desse passo. Seguem uma ordem ascendente. Os passos são citados iniciando da condição terrena e material, que leva o espírito encarnado até sua libertação da cadeia evolutiva deste Eon. Inicia, pois, com o homem terreno, puramente materialista. que vive exclusivamente a matéria.

7 ]1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.
No primeiro momento evolutivo, do homem material, é preciso perceber que existe nele algo mais do que a matéria que conhece. Que existe nele um espírito. Que existe um mundo que não é matéria, que é algo que não conhece. Neste instante inicia-se sua evolução espiritual.

8 ]1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.
Passa a buscar as coisas espirituais! Torna-se um mendigo do espírito (uma das traduções usadas para a frase).Como não conhece nada deste mundo novo ou do seu espírito, apercebe-se neste instante que é um pobre de espírito. Põe o pé na Seara Evolutiva que vai trilhar neste seu período evolutivo terreno.

9 1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.
Esta já é por si só uma assertiva maravilhosa, mostrando de que modo o homem entra no caminho evolutivo deste Eon.Mais maravilhosa é a afirmativa seguinte, conseqüência deste passo: "Porque dele é o Reino dos Céus". Aqui está claro, aquele que põe o pé na seara inevitavelmente chegará ao fim!

10 1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.
Quando o homem se inicia no caminho de mendigo do espírito fatalmente chegará ao Reino. Por bem ou por mal, aquele que iniciou a seara chegará ao fim, porque nele está a potencialidade divina que foi acordada pela sua vontade.

11 1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.
A realização é inevitável, simplesmente questão de mais ou menos tempo. Esta consolação maravilhosa que se encontra na primeira bem-aventurança, vem para nos confortar, a nós que estamos neste caminho. Como pode-se ver, existe um sentido muito mais profundo em cada palavra do Evangelho de Jesus. Basta que se tenha "olhos de ver"!

12 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.
Tendo colocado o pé no caminho, o homem inicia sua espiritualização. Passa a sentir-se como um estranho no mundo material. As coisas do mundo não lhe dão mais a mesma satisfação e, não tendo ainda a consolação das coisas do espírito, chora e sofre!

13 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.
Neste momento o ser em evolução encontra-se em total desespero; sente-se abandonado. Saiu de um mundo mas não encontrou ainda outro. Muitos de nós nos encontramos neste estágio. Sentimos que existe um mundo maior, além do mundo, mas não conseguimos penetrar nele.

14 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.
Permanecemos presos ao mundo em que vivemos, aos seus valores. Por isto sofremos. Mas, exatamente devido a este sofrimento, somos impelidos a buscar o entendimento e a consolação. Buscando, certamente encontraremos — "Busca e acharás"

15 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.
A consolação está em todo canto; basta que tenhamos "olhos de ver"Desta forma, a consolação está clara aqui nessas palavras do Evangelho — pelas quais já passamos tantas vezes sem nunca termos visto a consolação que existe nelas. Os que sofrem serão consolados!

16 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.
Esta bem-aventurança já foi muito mal interpretada por ignorantes e interesseiros, que atribuem a ela a afirmação de que o homem deve ser submisso à instituição religiosa, ser manso, e que acena com a possibilidade de assim obterem ganhos materiais.

17 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.
"Se aceitares as coisas da igreja, neste mundo mesmo receberás a recompensa" – isto foi muito usado para beneficiar aquele que "colaboravam". Vamos à interpretação iniciática cristã. O homem que pôs o pé no caminho, sentiu-se sozinho e buscou a consolação.

18 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.
Este homem não mais luta com as coisas do mundo. Adquiriu a compreensão de que mundo material nada mais é do que a manifestação de um mundo astral. Que não adianta bater de frente com as coisas do mundo, elas têm uma Lei. Que a natureza tem um ritmo, contra o qual não é possível lutar. Com este entendimento torna-se manso. Não luta contra as coisas do mundo, coloca-se na posição em que a corrente do mundo flui.

19 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.
Coloca-se no "caminho perfeito".Nesta situação, as coisas terrenas passam a acontecer de modo a beneficiá-lo.A natureza passa a trabalhar para este homem manso. Ele usa suas forças para colocar-se na direção de receber o que deseja, porque entende como a Lei se cumpre. Este homem é manso, mas não covarde; é um grande lutador, que luta com sabedoria.

20 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.
A conseqüências de ser assim manso é herdar a terra. Os bens materiais lhe são dados em acréscimo.É impressionante a seqüência do passo com a conseqüência dele. Neste estágio encontram-se os homens que sabem viver com o que possuem — podem ser ricos que usam bem sua riqueza, e podem ser pobres que estão em harmonia com o que têm.

21 4 — Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque encontrarão a Justiça.
O homem que herdou a terra, que vive em paz com as coisas materiais, passa a ter uma aspiração ética mais ampla. Já entendeu a Justiça do mundo. Procura encontrar no mundo a presença de Deus. Busca encontra a Justiça em tudo o que vê: tem fome de Justiça!

22 4 — Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque encontrarão a Justiça.
Este já é um homem superior a média, é o homem que do fundo do seu coração procura ser justo.Nesta busca vai encontrar a mão e Deus em tudo que ocorre no mundo. Vai entender a Lei do Carma.Este homem entende que o momento que vive foi criado por ele mesmo no passado. Com este entendimento encontra a Justiça.No passo anterior, conheceu a Justiça do mundo, e aprendeu como as leis da natureza fazem a sua Justiça. Neste passo entende a Justiça de Deus, a Justiça que comanda tudo que independe do mundo.

23 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
Neste quinto passo iniciático, o homem inicia-se no espírito de Deus. Passa a ter a compreensão de que existe algo além da Justiça. Que há uma força maior do que a Lei. Que há alguma coisa que o une aos outros homens. Este algo mais além da Justiça é a Misericórdia! A semente dessa Misericórdia existia em seu coração desde o início, mas o homem só tem condição de perceber a Misericórdia depois de conhecer a Justiça.

24 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
A Misericórdia antes da Justiça gera a desarmonia e o caos. O sentimento de Misericórdia, que estava escondido dentro de seu coração, manifesta-se neste momento e o homem se torna misericordioso. Torna-se naturalmente misericordioso, como ocorre a cada passo, confirmando a afirmação inicial de que quem põe o pé no caminho chegará ao Reino dos Céus.

25 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
A conseqüência deste passo é que encontrará a Misericórdia. Só sendo misericordioso é que se pode entender a Misericórdia de Deus, pois esta não está em qualquer lógica ou raciocínio humanos. Sendo misericordioso o homem encontrará a Misericórdia para elevá-lo no caminho de Deus. Não é por seus méritos que chegou aqui e nem será por eles que seguirá adiante, é simplesmente pela Misericórdia de Deus!

26 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
Encontramos poucos exemplos de homens neste quinto passo iniciático. A verdadeira Misericórdia vem depois da Justiça. Só é misericordioso quem foi Justo, fora disto temos pena e dó de nossos semelhante, por egoísmo, porque vemos na sua mazela a possibilidade de sofremos igual mazela. A Misericórdia divina, por outro lado, transcende nosso entendimento de Justiça terrena — podemos ter uma compreensão disto no Livro de Jó.

27 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.
Neste sexto passo o homem se identifica com Deus! Já no passo anterior o homem transcendeu ao mundo, já se encontra caminhando em terrenos do coração, onde a lógica e o raciocínio humanos não alcançam. Aqui o homem saiu de si, já não é mais sozinho, encontrou Misericórdia por tudo e por todos. Este tudo e estes todos fazem parte dele neste momento evolutivo.

28 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.
Todo o egoísmo saiu do seu coração, e o homem torna-se um "puro de coração"! Este é o momento evolutivo em que o peregrino pode dizer "Eu e o Pai somos um"! Neste momento a vontade do Homem é a vontade de Deus!Homem com H maiúsculo, porque neste estágio se encontra o verdadeiro Homem, o unigênito, o primeiro nascido.

29 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.
Mestre Jesus, saindo de sua iniciação no deserto para ser batizado e iniciar sua visa pública.Este passo iniciático corresponde ao Amor!Só existe o verdadeiro amor depois que se vence o mundo, que se conhece a Justiça e que se teve a Misericórdia. Antes disto o amor é egoísmo!A conseqüência deste passo é clara": "ver a face de Deus". O peregrino deste passo identifica-se com Deus, mas não é Deus.

30 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.
."Eu e o Pai somos Um, minha vontade é a vontade do Pai, mas eu não sou o Pai". Nada mais claramente expressa estas afirmações do que "ver a face de Deus".


Carregar ppt "O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google