A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ti seja consagrada minha vida O Sermão da Montanha Estudo 02 A diferença que o cristão faz Texto bíblico – Mateus 5.8-14 Texto áureo: Mt 5.14 Alegrai-vos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ti seja consagrada minha vida O Sermão da Montanha Estudo 02 A diferença que o cristão faz Texto bíblico – Mateus 5.8-14 Texto áureo: Mt 5.14 Alegrai-vos."— Transcrição da apresentação:

1 A ti seja consagrada minha vida O Sermão da Montanha Estudo 02 A diferença que o cristão faz Texto bíblico – Mateus Texto áureo: Mt 5.14 Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

2 Nesta segunda experiência que estaremos fazendo com este novo recurso que estamos acrescentando à bagagem que cada professor de EBD já possui para o melhor ensino à sua classe, vamos inovar alguma coisa. No objetivo de com o tempo virmos a conscientizar-nos da melhor forma que teríamos para a continuidade deste programa que a JUERP está empreendendo, em caráter experimental iremos nestes primeiros domingos alterando algo.

3 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita.

4 A ti seja consagrada minha vida Hino do trimestre HCC 429 A ti seja consagrada minha vida Quem, pois, está disposto a fazer oferta voluntária, consagrando-se hoje ao Senhor? (1Cr 29.5)

5 A ti seja consagrada minha vida Hino do trimestre HCC 429 A ti seja consagrada minha vida 1. A ti seja consagrada minha vida, ó meu Senhor; Meus momentos e meus dias sejam só em teu louvor!

6 A ti seja consagrada minha vida Hino do trimestre HCC 429 A ti seja consagrada minha vida 2. Sempre minhas mãos se movam, com presteza e com amor E meus pés velozes corram Ao serviço do Senhor!

7 A ti seja consagrada minha vida Hino do trimestre HCC 429 A ti seja consagrada minha vida 3. Minha voz agora toma para o teu louvor cantar; Toma os lábios meus, fazendo-os a mensagem proclamar.

8 A ti seja consagrada minha vida Hino do trimestre HCC 429 A ti seja consagrada minha vida 4. Minha prata e ouro toma, nada quero te esconder; Minha inteligência usa para sempre o bem fazer.

9 A ti seja consagrada minha vida Hino do trimestre HCC 429 A ti seja consagrada minha vida 5. A vontade minha toma, sujeitando-a a ti, Senhor. Do meu coração fazendo, o teu trono, ó Salvador.

10 A ti seja consagrada minha vida Hino do trimestre HCC 429 A ti seja consagrada minha vida 6. Meu amor e meu desejo Sejam só teu nome honrar Faze que meu ser inteiro Eu te possa consagrar. Amém.

11 A ti seja consagrada minha vida

12 Esta foto intermediária é para trazer à classe a meditação e inspiração que ela deve ter sempre quando inicia um estudo de natureza tão profunda como este sermão que estaremos estudando neste trimestre. Lembrar o momento que deu causa a ele, bem como os textos já lidos no domingo passado, dando ensejo então à continuidade agora a partir da sexta bem-aventurança.

13 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Cristo vai encerrar o tema de abertura de seu sermão com um convite à reflexão e mudança de atitude do crente em face da vida. Ele vai chamar a atenção do seu seguidor para o comportamento que deveria assumir diante da vida. Daí, o título da lição de hoje: A diferença que o cristão faz.

14 Para isto, vamos ler versículo a versículo as quatro últimas bem-aventuranças que compõem o intróito de seu grande sermão. Ele está conclamando os seus discípulos a serem felizes, bem-aventurados, desde que façam os outros felizes também. Os versículos serão apresentados um a um, e a cada um deles o professor deve comentar com a classe o sentido e o significado das palavras do Mestre:

15 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus Mt 5.8

16 Comente para a classe que limpeza de coração é a busca pela pureza de vida. O crente deve ter uma vida pura. Deve ser um homem ou uma mulher que não se deixam contaminar pelo pecado. O ser humano só pode aspirar a proximidade de Deus, na medida que se torna puro. Lembrar o texto: Sêde santos, porque eu sou santo.

17 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus Mt 5.9

18 Pacificador seria a figura daquele que leva a paz aos que estão em litígio. Lembrar a figura do Duque de Caxias que em determinado momento de nossa história foi chamado de o pacificador porque atuou na resolução de revoltas localizadas durante o Império. Martin Luther King, Gandhi, são outros que podem ser lembrados. O crente deve agir sempre com um espírito de paz em meio ao seu ambiente de trabalho, vizinhança, lar, igreja.

19 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus Mt 5.10

20 A justiça a que Cristo está abordando, não é a justiça dos homens, mas sim a justiça de Deus. Ele está se referindo à figura da ira de Deus que se exerce por meio da dádiva de Cristo. A justiça que alcançamos nos foi dada por Cristo. Assim, sempre que formos perseguidos ou encontrarmos dificuldades em nosso trabalho e relacionamentos em razão da defesa que fazemos do nome de Cristo, estamos nos tornado mais e mais cidadãos dos céus.

21 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Mt 5.11

22 Aquilo que a oitava bem-aventurança nos anuncia, é como que ratificado agora com a nona bem-aventurança. O Mestre a coloca em prática, quando explica que os perseguidos por causa da justiça, somos nós mesmos, quando por causa do nome dele, que defendemos, amamos e proclamamos, somos desprezados, caluniados e marginalizados pelo mundo que não concorda com os nossos princípios e com o nosso comprometimento diante de Deus.

23 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mt 5.12

24 A abertura do sermão termina com um cântico de louvor. O crente que vive segundo a vontade do Mestre é um ser bem-aventurado, feliz. Por isso só tem mesmo que se alegrar e exultar, porque além das bênçãos terrenas tem a esperá-lo ainda a bênção da vida eterna. Assim já aconteceu com os profetas do passado.

25 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Vós sois o sal da terra; mas se o sal for insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Mt 5.13

26 Ao término do registro do hino de louvor e de gratidão com que encerra as bem- aventuranças, o Mestre vai fazer então duas severas advertências para não deixar dúvida alguma sobre a diferença que o cristão deve fazer no mundo: A primeira delas, deve ser lida em uníssono com toda a classe de forma a evidenciar- se que tal recomendação vale para cada um de nós crentes em Jesus.

27 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Mt 5.14

28 Esta segunda advertência, que deve ser também lida por toda a classe em uníssono, serve para conduzir- nos ao início da reflexão final sobre o estudo deste domingo. A luz, por menor que seja sempre ilumina algo ao seu redor. O crente deve ser assim também, por mais simples e humilde que seja. Ele deve estar sempre iluminando o mundo ao redor com seu exemplo e atitudes.

29 Por exemplo, neste segundo domingo vamos iniciar o estudo com o cântico do hino oficial do trimestre. É um hino bem conhecido do Cantor Cristão, o de No. 429 A ti seja consagrada minha vida. O texto bíblico que dá base à letra do hino, deve ser também recitado pela classe. Para fechar este momento uma palavra de oração deve ser feita. Ser sal… Ser luz… Como crentes como poderemos seguir a este mandato do Senhor? Esta deve ser a nossa reflexão ao final desta lição: Como seremos sal e luz para o mundo ao redor?

30 Leve a classe a comentar alguns aspectos do seu dia-a-dia: - Como fui sal esta semana? - De que maneira fui luz nestes dias? Refletindo e ouvindo os comentários da classe, conduza-a a encerrar o estudo com um momento de inspiração musical:

31 Encerremos a reflexão com um cântico bem conhecido e que deve expressar todo o nosso sentimento diante deste desafio: O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti. E tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê e te dê a paz. Amém!


Carregar ppt "A ti seja consagrada minha vida O Sermão da Montanha Estudo 02 A diferença que o cristão faz Texto bíblico – Mateus 5.8-14 Texto áureo: Mt 5.14 Alegrai-vos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google