A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Epístola aos Romanos Estudo 12 Andemos honestamente Uma lição de cidadania Romanos 13 e 14 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Epístola aos Romanos Estudo 12 Andemos honestamente Uma lição de cidadania Romanos 13 e 14 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para."— Transcrição da apresentação:

1 A Epístola aos Romanos Estudo 12 Andemos honestamente Uma lição de cidadania Romanos 13 e 14 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor

2 Introdução (I) Desde a lição passada estamos vendo a nova abordagem do apóstolo em sua carta. Não mais abrangendo o problema dos crentes judeus que se julgavam privilegiados, nem da vitória da graça sobre a lei. Depois de 10 capítulos, todos deviam estar conscientes que eram um povo só.

3 Introdução (II) Em face disto, no capítulo 12 no domingo passado, vimos que ele já via a constituição de um povo unido pela: 1.Vida consagrada (12.1,2) 2.Posse de dons espirituais (12.3-8) 3.Atitudes virtuosas ( ).

4 Introdução (III) Mas a vida cristã iria exigir mais do que simplesmente a vida devocional do crente. O apóstolo vai então chamar atenção para mais quatro aspectos essenciais para o melhor viver cristão. Ele vai fazer isto nos capítulos 13 e 14 que veremos hoje:

5 Introdução (IV) O apóstolo vai chamar atenção para a conduta ética, moral e social do crente: 1) Respeito às autoridades (13.1-7) 2) A boa convivência social ( ) 3) O zelo com os irmãos ( ) 4) O bom uso da liberdade cristã ( )

6 Respeito às autoridades (13.1-7) O crente tinha que entender que embora vivendo uma vida íntima de submissão a Deus, ele precisava em sua vida de cidadão do mundo, respeitar as autoridades seculares. Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra

7 2) A boa convivência social ( ) Mas o crente devia também viver de maneira diferenciada na sociedade. Andemos honestamente como de dia… Mas, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne com suas concupiscências.

8 3) O zelo com os irmãos ( ) Mas, sobretudo, com os irmãos na fé, o crente deveria viver uma vida de solidariedade e amor. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente… Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.

9 4)O bom uso da liberdade cristã ( ) Voltando ao texto de 8.28 (… e sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus)… o apóstolo recomenda: Não seja pois censurado o vosso bem; porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz e na alegria no Espírito Santo.

10 Conclusões 1) Num mundo politicamente incorreto como você vê a nossa submissão às autoridades? 2) Num mundo tão individualista como você vê seu espírito de solidariedade? 3) Num mundo tão egoísta como você vê seu espírito de consideração para com o seu irmão? 4) Você renuncia a algo que julga normal para evitar o escândalo do irmão?


Carregar ppt "A Epístola aos Romanos Estudo 12 Andemos honestamente Uma lição de cidadania Romanos 13 e 14 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google